
5 dicas para escolher uma agência de marketing digital
Começar a implementar uma estratégia de Marketing Digital, que incorpore a vertente de Inbound Marketing, pode parecer uma tarefa muito complexa. Mas não tem que dar este passo sozinho! Na hora de escolher uma agência de Marketing Digital são várias as dúvidas levantadas pela Gestão de Topo e pelos Diretores de Marketing. As dúvidas surgem assim que é tomada a decisão de contratar uma agência. Como escolher? Por onde começar a pesquisa?
São inúmeras as agências no mercado. Por isso resolvemos criar uma check-list com 5 pontos que merecem uma avaliação cuidada antes da escolha de uma agência de Marketing Digital. Vamos lá?
1) Referências de outros clientes
Uma das melhores maneiras de saber se pode confiar em alguém é através de referências. No caso de uma agência de Marketing Digital não é diferente. Procure referências de clientes satisfeitos com o trabalho desempenhado por determinada agência. Procure comentários, testemunhos e casos de estudo.
2) Credibilidade no mercado
O segundo passo é verificar a credibilidade da agência no mercado. Verifique se tem um bom website, porque isso pode indicar até que ponto está a par das principais tendências. Vai confiar numa agência que se apresenta ao mercado com um website saído do início dos anos 90? Veja se a agência apresenta os logótipos dos seus clientes e testemunhos. Isto é fundamental para perceber se a agência tem experiência com empresas que atuam no seu setor. Certificados e prémios de Marketing Digital são igualmente fatores que aumentam a credibilidade de uma agência de Marketing Digital.
3) Casos de estudo
Os casos de estudo são fundamentais para que compreenda como trabalha a agência e quais os resultados que trouxe para o cliente. Analise os resultados, as empresas que foram a base para o caso de estudo e se tais resultados seriam bons para o seu negócio.
4) Experiência dos profissionais que trabalham na agência
Verifique também a experiência dos profissionais que trabalham na agência. Isso pode ser feito através do LinkedIn, por exemplo. Essa será a equipa responsável pelo sucesso da estratégia implementada para o seu negócio, é fundamental que sejam profissionais qualificados. Além disso, a diversidade de pensamento é fundamental para implementar estratégias criativas e assertivas de Inbound Marketing.
5) Setor em que a agência atua
No caso de empresas de tecnologia é primordial verificar o setor em que a agência atua. Afinal, este é mercado com muitas peculiaridades e é importante que a agência entenda de vendas complexas e consiga elaborar estratégias para aumentar o ticket médio e diminuir o ciclo de vendas do produto ou serviço. Agências que trabalham em certos mercados e com outros clientes do setor apresentam mais vantagens na hora de apresentar retorno aos seus clientes.
É importante analisar toda a informação disponível antes de fazer uma escolha pois são diversos os fatores a que é necessário estar atento: referências, credibilidade, casos de estudo, experiência e segmento em que atua.