Medir o retorno do investimento

Como medir o retorno do investimento em marketing?

Medir o retorno do investimento feito em ações de marketing é fundamental para uma estratégia consolidada de geração de leads e angariação de clientes. Se não fizer esta análise, como saberá em que canais deve reforçar o investimento e em quais será melhor repensar a estratégia? De nada adianta investir uma grande parcela do orçamento de marketing numa ação de comunicação ou marketing que repetidamente apresenta resultados que ficam aquém dos desejados. Mas então, como definir prioridades?

O que é ROI?

A sigla ROI em inglês significa Return on Investment, ou seja, Retorno sobre Investimento. Basicamente, o ROI é a relação entre o dinheiro ganho ou perdido ao ser feito um investimento e o montante investido inicialmente.

O ROI é bastante utilizado para analisar a viabilidade económica de certos investimentos. No marketing, por exemplo, é utilizado para campanhas, ações de marketing, investimentos em publicidade, etc. Este indicador é fundamental para que possa analisar o desempenho do seu departamento de marketing pelo prisma financeiro e orçamental.

Como calcular o Retorno sobre o Investimento

A fórmula para calcular o ROI é a seguinte:

ROI = ((Receita gerada – Custos da campanha) / Custos da campanha) * 100

Ou seja, basta calcular a Receita Líquida que determinada ação de marketing gerou (Receita gerada – Custos da campanha), e dividir pelo custo total da campanha. O resultado deste cálculo deve ser multiplicado por 100 para obter a percentagem de retorno gerado.

É importante ressaltar que a fórmula considera apenas os custos e receitas gerados por aquela ação ou investimento, e não os custos e receitas totais da empresa. Cada ação deve ser avaliada individualmente.

Qual a importância do ROI?

É fundamental calcular o ROI das ações realizadas. Isso facilita a tomada de decisão sobre os investimentos futuros, já que é possível avaliar o desempenho com maior precisão. Assim, é possível separar quais as estratégias e as ações que devem ser mantidas, quais as que precisam ser melhoradas e quais as que devem ser descartadas.

Análise do ROI

Para medir o retorno do investimento é importante que cada empresa defina claramente os seus objetivos. É necessário levar em conta os objetivos da empresa, o tempo de espera para conseguir os primeiros resultados de cada ação, a duração do ciclo de venda, etc. Contudo, é fundamental que haja um acompanhamento frequente para dar tempo de realizar correções e otimizações.

Ficou com dúvidas sobre como medir o retorno do investimento em marketing? Entre em contacto com um dos consultores da OUTMarketing e esclareça as suas questões!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Prove que é humano: *

limpar formulárioPublicar Comentário