nutricao-leads

Porque é que a nutrição de leads é tão importante?

Imagine que a sua empresa de TI divulgou um eBook e obteve vários downloads. Cada um desses downloads implicou a submissão de um formulário, convertendo cada visitante num lead. E ter muitos leads é ótimo, certo? Mas o desafio que se coloca é, como fazer com que esses leads não desistam e abandonem o funil de marketing antes de se tornarem clientes? A resposta é: nutrindo-os!

O que é “Nutrição de Leads”?

Nutrição de leads é o processo de amadurecer os leads para que estes se tornem leads qualificados. De que forma? Criando e fornecendo os conteúdos que ele precisa, no momento certo.

Raramente um visitante que converte num formulário é um lead que está pronto para comprar. Ele precisa de ser nutrido com conteúdo útil e relevante (artigos de blog, eBooks, infográficos, etc.), de forma a evoluir no funil de marketing até estar predisposto a se tornar num cliente.

Para que a nutrição de leads seja bem sucedida, é necessário ter um conhecimento profundo sobre cada lead. Para isso, é importante definir o lead scoring, um algoritmo que atribui uma pontuação de acordo com determinados perfis e comportamentos de um lead.

 

Como a automação de marketing ajuda a nutrir leads?

Quando se tem de gerir uma base de dezenas, centenas ou milhares de leads, torna-se necessário o apoio de uma tecnologia que ajude a fazê-lo de forma eficaz. É aí que entra a automação de marketing.

A automação de marketing é uma solução tecnológica que permite às empresas agilizarem os seus esforços de marketing em vários canais. Automatizar o fluxo de trabalho, programando, por exemplo, o lançamento de campanhas de email marketing, ajuda a que as mensagens relevantes cheguem nos momentos mais oportunos.

Estudos demonstram que 74% das maiores empresas do mundo acabam por adotar a alternativa da automação de marketing e, consequentemente, da nutrição de leads, para os seus negócios.

 

Porque é que a nutrição de leads é tão importante?

Os potenciais compradores estão cada vez mais informados – procuram, pesquisam, comparam alternativas – de forma a tomarem decisões de compra acertadas. Fazer parte desse processo é crucial e uma estratégia de nutrição de leads é um aliado de peso.

Nas empresas B2B do sector das TI em que o processo de compra é longo e moroso, é ainda mais importante nutrir os leads, para que não abandonem o funil de marketing.

Se a sua empresa não for capaz de nutrir um lead, os seus concorrentes provavelmente irão fazê-lo. Como resultado, irá perder potenciais vendas e quota de mercado para uma outra voz que se afirme mais atenta e proativa às necessidades dos leads.

 

A OUTMarketing é especialista em Inbound Marketing e possui uma vasta experiência na planificação e execução do processo de nutrição de leads, com recurso à plataforma de automação de marketing, RD Station. Quer saber mais? Nós podemos ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Prove que é humano: *

limpar formulárioPublicar Comentário