3 formas de combinar Outbound e Inbound Marketing com resultados comprovados
É importante combinar ações de Inbound e Outbound Marketing para retirar o melhor do que ambas as abordagens têm para oferecer. O desafio está em selecionar as melhores práticas de cada uma e criar sinergias de forma eficaz, formando um plano de «ataque» único e integrado. Vejamos alguns exemplos.
Conteúdo de qualidade é essencial ao Outbound e ao Inbound Marketing
O conteúdo é «rei» em qualquer esforço de Inbound Marketing, isso é um dado adquirido. Não é possível levar a cabo ações eficazes de Inbound Marketing sem conteúdo valioso para o target, seja em blogs, landing pages ou outros suportes; por conseguinte, tenha em consideração alguns dados curiosos:
- As empresas que apostam num blog onde publicam regularmente conteúdo original têm 13 vezes mais ROI, segundo dados da Hubspot.
- Vários estudos indicam que um blog aumenta o número de visitantes de um website em 55%.
- Quanto maior for a frequência com que publica no blog (até determinado limite), mais tráfego e leads terá.
Embora faça estes passos, isso não significa que vá atingir os seus objetivos de marketing de hoje para amanhã. Por vezes – e no caso do mercado das tecnologias B2B isso é muito frequente -, é necessário algo mais do que excelentes resultados no ranking de pesquisas dos motores de busca.
Combinações de sucesso de Inbound e Outbound Marketing
Posts patrocinados
É aqui que entram as ações de Outbound Marketing, como os posts patrocinados em redes sociais. Esta é uma das formas mais eficazes de alcançar uma audiência mais vasta e qualificada e para atrair novos visitantes – que vão ser convertidos em leads.
Nutrição de leads
Quando alguém faz o download do seu eBook ou se inscreve num webinar, tem de saber o que vem a seguir. As melhores práticas do Inbound Marketing aconselham a que envolva a sua lead numa sequência de nutrição de leads. Esta é a altura certa para combinar uma ação de Outbound Marketing, por exemplo enviar uma surpresa por correio. Uma encomenda com uma mensagem inteligente pode fazer toda a diferença nesta fase.
E-mail Marketing
Alguns especialistas defendem que o email Marketing pode ser considerado inbound ou outbound. É Inbound quando é enviado para listas de subscritores e é Outbound quando é remetido para listas de contatos adquiridas externamente. Ainda que, este tipo de email marketing seja desaconselhado no Inbound Marketing, pode ser apropriado em algumas ocasiões.
Mas se não tiver conteúdo de qualidade e dirigido especificamente à sua audiência, a sua lista não vai servir de muito. Outro fator a ter em conta se optar pela aquisição de uma destas listas é que, quanto menor e mais qualificada for, melhor. Não se esqueça que, as listas grandes colocam o seu endereço de e-mail na posição de ser considerado spam e ir parar à «lista negra» dos domínios.
Estes são três exemplos de boas combinações de instrumentos de Outbound e Inbound Marketing, com resultados eficazes.