4 dicas para aumentar o up-selling e cross-selling com Inbound Marketing
O Inbound Marketing é uma excelente ferramenta para atrair potenciais clientes, mas não só. Esta metodologia é igualmente eficaz para reter e nutrir os atuais clientes, de forma a reduzir o seu CAC (custo de aquisição por cliente) através de cross-selling (compra de produtos/serviços complementares) e/ou up-selling (compra de versões avançadas de produtos/serviços). Venha conhecer as metodologias de vendas que fidelizam, encantam e tornam o seu cliente, um cliente embaixador. A pergunta que se impõe é: de que forma pode o Inbound Marketing ajudar a vender mais aos clientes já existentes? É sobre o que iremos falar de seguida.
O que é o Cross-sell?
Este tipo de venda acontece quando a sua empresa de Tecnologias oferece um serviço ou produto complementar ao que o cliente adquiriu. Para o caso da sua empresa de Software, isto passa, por oferecer uma funcionalidade do seu software que completa aquela que ele adquiriu.
O que é o Up-sell?
Esta venda, tal como o próprio nome indica, acontece quando a sua empresa oferece uma melhoria face ao que o cliente adquiriu. Por exemplo: o seu cliente migrar um plano acima do que já usava – uma versão melhorar.
4 dicas para aumentar o up-selling e cross-selling com Inbound Marketing
1. Criar clientes qualificados
Para aumentar a probabilidade de up-selling e cross-selling é importante que o trabalho comece à priori, ou seja, antes do cliente o ser efectivamente. É fundamental acompanhar todo o seu percurso ao longo da jornada de compra, desde que é apenas um visitante, até que converte num lead e se transforma numa oportunidade concreta de negócio. É através deste acompanhamento contínuo, feito desde o 1º momento, que se tem o conhecimento necessário para oferecer aquilo que ele procura, em cada momento. Este know how facilita a criação de uma base de clientes qualificados.
2. Segmentar correctamente os clientes
Uma boa segmentação, criada, por exemplo, com base em perfis de clientes, é fundamental para entender quais as reais necessidades de cada um, na respectiva etapa da jornada de compra. Quanto mais detalhado e actualizado estiver o perfil do cliente, maior a probabilidade de se realizar uma boa retenção / nutrição e fazê-lo evoluir para up e/ou cross-selling.
Aqui, para além do CRM, a automação de marketing demonstra-se uma excelente ferramenta, pois permite acompanhar de perto o cliente e enviar-lhe campanhas específicas, adaptadas às suas necessidades do momento.
3. Criar conteúdo específico para clientes
Ao mapear a jornada de compra, é importante pensar também em conteúdos específicos para quem já é cliente. Como utilizar ou retirar o melhor partido do produto/serviço é um exemplo de conteúdo que, simultaneamente, aumenta a satisfação com a compra e motiva a fazer upgrade ou a complementar o produto/serviço já adquirido.
Aqui, uma boa segmentação demonstra-se essencial, no sentido de saber qual o momento certo para disponibilizar um tipo de conteúdo que promova o up e/ou cross-selling.
4. Utilizar a máquina de geração de leads
Os materiais produzidos para alimentar e manter a máquina de geração de leads podem ser reaproveitados para os seus clientes, retendo e nutrindo-os. De que forma? Por exemplo, se tem um artigo de blog em que apresenta as vantagens de um software de gestão, pode reutilizá-lo com os seus clientes, pois é um tipo de conteúdo que lhes permite aprender mais sobre a utilização do mesmo. Quanto mais informado estiver o cliente, mais envolvido e motivado ele estará a fazer up e/ou cross-selling.
O Inbound Marketing é uma ferramenta que ajuda a tirar melhor proveito da base de clientes actuais, diminuindo o custo de aquisição por cliente (CAC). Com esta metodologia, a retenção e nutrição dos clientes torna-se mais fácil, reduzindo o esforço comercial e potenciando o up e cross-selling. A produção e reutilização de conteúdos direccionados aos clientes, de acordo com a sua etapa na jornada de compra, ajuda a aumentar a sua satisfação com os produtos/serviços adquiridos e motiva-os a comprarem mais.
Artigo publicado originalmente a 10 de julho de 2017 e atualizado a 06 de outubro de 2020