
4 dicas para aumentar as conversões do seu Inbound Marketing
Ser uma referência nos canais digitais, retirando o melhor que os meios online podem proporcionar, é um dos principais objetivos de muitas empresas, de variadíssimos mercados, onde as Tecnologias de Informação não são exceção. Porque é que tão importante aumentar as conversões do Inbound Marketing? O ROI é rei nos departamentos de Marketing e essa premissa influencia todas as ações dentro do Inbound Marketing.
Parece que estamos a repetir a mesma ideia, não parece? Talvez. Mas a verdade é que o Inbound Marketing ao invés de impor a ideia ao seu cliente, vai dar-lhe um conjunto de razões para que este venha ter com a sua empresa de Tecnologia.
Na OUTMarketing temos um Guia de Inbound Marketing exclusivo para a sua empresa de Tecnologias de Informação, no entanto, podemos sempre dar-lhe algumas dicas aqui e ali sobre como aumentar as conversões do Inbound Marketing, a saber:
- Criar e partilhar conteúdo apelativo – O Conteúdo 4.0 está aí e ninguém o pode negar!
- Fazer conteúdo mais visual – Que tal um vídeo ou uma infografia?
- Escrever artigos mais profundos e detalhados – Um Guia onde aprofunde um tema, suportado por dados estatísticos, é sempre uma boa ideia.
- Usar o storytelling para vender o seu produto ou serviço – Falamos sobre isso aqui!
- Não descurar no título dos materiais.
Sim, leu bem: A Importância do Título no Inbound Marketing
Reparou no ponto 5? Passado muitas vezes para segundo plano, o Título está intimamente ligado ao posicionamento da sua empresa nos motores de pesquisa. Como? Passamos a explicar: num ambiente tão concorrencial, onde milhares de empresas «correm» para estar nos primeiros lugares das listas de resultados dos motores de busca em palavras híper-concorridas, é essencial encontrar alternativas. Uma das mais eficazes são as chamadas palavras-chave «long tail» – que dão especial jeito no momento de escrever os seus títulos.
Para quem não está muito por dentro do Marketing Digital, palavras-chave são palavras ou expressões pelas quais os seus potenciais clientes (prospects) pesquisam por empresas como a sua. Se tiver uma empresa de soluções de CRM, as suas palavras-chave de eleição serão, porventura, «CRM», «Customer Relationship Management» e outras similares. O problema é que, para otimizar estas palavras-chave e colocar o website da sua empresa no topo dos resultados dos motores de busca, a luta é feroz e acima de tudo o que é a sua empresa de Tecnologia quer? Aumentar as conversões do Inbound Marketing.
Como usar as palavras-chave «long tail» em ações de Inbound Marketing?
Se optar por uma estratégia de palavras-chave «long tail», pode personalizar as buscas e, ainda que tenha menos visitas, a sua taxa de conversões aumenta consideravelmente. As «long tail» são expressões constituídas por mais de três palavras e significativamente pesquisáveis pelo seu target. Considerando o exemplo atrás, uma «long tail» adequada poderia ser, por exemplo, «soluções de CRM para PME».
Embora estas palavras-chave envolvam um menor número de visitas, decorrentes das ações de Inbound Marketing vão aumentar sobremaneira a sua autoridade nos motores de busca, uma vez que as pessoas que visitam o seu website estarão, por certo, mais interessadas no seu conteúdo do que se recorresse a palavras-chave «head-tail». Isso vai diminuir também o «bounce rate» ou taxa de saída do seu website, a percentagem de visitantes que abandonam a sua página web após os primeiros segundos.
É importante referir que essa taxa de saída é uma das variáveis de SEO mais importantes. Por outro lado, as palavras-chave «head-tail» são muito mais difíceis de utilizar, dada a concorrência à sua volta. Se estivermos a falar de ações de Inbound Marketing como campanhas pagas, nomeadamente anúncios de Google AdWords, o caso é ainda pior, já que a concorrência aumenta substancialmente o valor a pagar por cada clique.
As palavras-chave «long-tail» geram leads mais qualificadas, o que aumenta consideravelmente o ROI. Ao gerar leads mais qualificadas, geram igualmente visitantes que estão realmente interessados nos seus produtos ou serviços, o que diminui a taxa de saída do seu website e faz a sua página web subir nos rankings dos resultados de pesquisa nos motores de busca.
Dicas para usar palavras-chave «long-tail»
1. Pesquisar com eficácia ajuda a «acertar no alvo»
Um dos segredos para usar palavras-chave «long tail» com eficácia é uma boa escolha. Pesquisar bem é meio caminho andado para o sucesso das ações de Inbound Marketing e as palavras-chave não são exceção. Há várias ferramentas na Web que permitem uma boa pesquisa de palavras-chave, algumas delas gratuitas. A mais conhecida de todas será, porventura, o Google Keyword Planner, mas basta fazer uma pesquisa para encontrar diversas outras.
2. Recorra a sinónimos e palavras com o mesmo sentido
Muitas vezes, as palavras-chave que julga serem as melhores para a sua empresa não são aquelas pelas quais os seus potenciais clientes realmente pesquisam. Ou seja, não são as melhores para a sua empresa. Os sinónimos ajudam a dar sentido ao texto, evitando repetições excessivas das palavras-chave. Pode trocar a ordem das palavras na sua «long tail» se isso não retirar sentido à expressão.
3. Nem muito «long» nem muito «short»
É necessário arranjar um equilíbrio no tamanho das suas palavras-chave «long tail». Há quem coloque frases inteiras e quem julgue que duas palavras seguidas já compõem uma «long tail». O ideal é conseguir encontrar um equilíbrio. Alguns especialistas recomendam a utilização de, pelo menos, 4 palavras.
4. Coloque-se na pele do seu cliente
Uma boa dica é pensar naquilo que vende – seja um produto ou serviço – e colocar-se na pele dos seus clientes. Quais as palavras e expressões pelas quais pesquisaria esse produto ou serviço num motor de busca?
Se conseguir usar corretamente as palavras-chave «long tail» em ações de Inbound Marketing, vai conseguir gerar leads mais qualificadas e obter um melhor ROI. Estas palavras-chave, além de contribuírem para melhorar o posicionamento do seu website nos resultados das pesquisas nos motores de busca, permitem conhecer melhor o seu target e adequar a sua estratégia de Marketing Digital.
Para saber mais sobre palavras-chave «long tail», consulte uma agência de Comunicação e de Marketing Digital.
Artigo escrito originalmente em setembro de 2015 e atualizado em julho de 2021.