4 dúvidas comuns das empresas de tecnologia sobre Marketing Digital
A transformação digital tem vindo a revolucionar diversos setores, nomeadamente o de TI. Decorrente desta (re)volução, as empresas têm apostado cada vez mais nos canais digitais para comunicar com o target e divulgar os seus produtos/serviços. Apesar desta aposta, são ainda muitas as questões sobre o seu verdadeiro potencial. Neste artigo, apresentamos as respostas a quatro das dúvidas mais comuns sobre marketing digital.
1. É necessário um grande investimento para iniciar uma estratégia de Marketing Digital?
Quando comparado com o Marketing Tradicional, o Marketing Digital apresenta um investimento muito inferior. Mas engane-se quem pense que se pode ter uma estratégia online a custo zero e com resultados imediatos. Investir em Marketing Digital, e em Inbound Marketing, exige tempo e alocação de recursos financeiros e humanos.
Posicionar a empresa na web e torná-la numa autoridade é um processo a médio/longo prazo. Implica criar uma estratégia integrada, trabalhando os diferentes canais online, produzindo conteúdo valioso direcionado às personas, de acordo com a jornada de compra e funil de marketing. E, claro, ir analisando e otimizando as iniciativas realizadas.
Os resultados chegam, mas é preciso paciência, para além de ser essencial o alinhamento com as equipas comerciais, para transformar em vendas as oportunidades geradas pelo marketing e para que o marketing aproveite os inputs de quem conhece como ninguém os desafios e objeções dos potenciais clientes por lidar com eles no dia a dia.
Resposta: não é necessário um enorme investimento para desenvolver uma estratégia de marketing digital, mas ele tem que existir. A grande vantagem do marketing digital é que tudo se consegue medir, é a capacidade de analisar a performance das ações desenvolvidas e, assim, ir gerindo e redefinindo o budget.
2. Quando a linguagem é muito técnica, faz sentido ter uma estratégia de conteúdo?
Ter capacidade de produzir conteúdo é essencial para comunicar no universo digital. É através de conteúdo valioso e escrito com o público-alvo em mente que a empresa de TI se posiciona como autoridade em temas que são relevantes para o seu negócio. É através dele que atrai o potencial cliente para o seu website, incentiva a conversão e inicia um relacionamento.
O grande desafio das empresas tecnológicas não é tanto a produção de conteúdo, mas o tipo de linguagem a utilizar. Ou seja, transformar uma linguagem altamente técnica em linguagem de negócio – em que o foco está na forma como se resolve o desafio do cliente e não nas características do produto/serviço.
Utilizando a abordagem do inbound marketing, o conteúdo é produzido com base na buyer persona, nas suas dores e ambições. Assim, deixa de se escrever a olhar para o próprio umbigo ou com base em jargões técnicos, e passa-se a orientar o discurso para aquilo que a persona realmente procura e valoriza.
O objetivo de uma estratégia de marketing de conteúdo é acompanhar a jornada do cliente – atração, conversão, nutrição, venda e fidelização – fornecendo o conteúdo certo, no momento certo.
Resposta: a produção de conteúdo, numa estratégia de marketing digital, faz todo o sentido para as empresas de tecnologia. É através dele que se consegue chegar ao target e fazer parte do seu processo de compra cada vez mais autónomo.
3. Quanto tempo demoram a surgir os primeiros resultados da estratégia de Marketing Digital?
Tudo vai depender da estratégia adotada mas, como referido anteriormente, é um investimento a médio/longo prazo.
Quando falamos, por exemplo, na produção de conteúdos, leva algum tempo até que a empresa de TI se posicione como autoridade em determinado tema na web. É necessário produzir diversos tipos de conteúdos, obter indexação e um bom rankeamento nos motores de pesquisa e, a partir daí, gerar mais tráfego, leads e, finalmente, oportunidades de negócio.
Existem ações que podem ajudar a reduzir o tempo de espera, tais como criar um plano de otimização de SEO, investir em posts patrocinados nas redes sociais e no Google Ads, criar conteúdos ricos que convertam em landing pages ou investir numa ferramenta de automação de marketing.
Resposta: o tempo para aparecerem os primeiros resultados da estratégia de marketing digital é variável. Existem iniciativas que podem acelerar os resultados mas, mais importante do que ter leads rápido é ter leads de qualidade.
4. Qual será o alcance efetivo da estratégia de Marketing Digital?
Esta dúvida está associada com a preocupação e a ansiedade por obter resultados. Qualquer empresa de TI quer ter a certeza de que as ações de Marketing Digital realizadas estão a chegar a quem realmente tem o poder de decisão.
Ao incluir o Marketing de Conteúdo na sua estratégia de marketing digital, são levantados alguns pré-requisitos, tais como as personas, as suas dores e formas de as resolver, e, ainda, as principais keywords relevantes para o negócio. A combinação de tudo isto, torna possível criar conteúdo direcionado e relevante.
Ter isto em mente para todas as iniciativas de marketing digital (comunicar de forma direcionada e com relevância) ajuda a obter melhores resultados.
Resposta: as ações de Marketing Digital, bem realizadas e apoiadas num bom conteúdo, direcionado e relevante, vão chegar a quem tem o poder de decisão de compra. Não basta realizar as iniciativas adhoc, é preciso fazê-las de forma estratégica e com foco permanente na buyer persona.
Se quer saber como iniciar uma estratégia de marketing digital para a sua empresa de TI, fale connosco.
Empresas de tecnologia muitas vezes adotam formas de vendas longas e complexas — e, nao raro, que envolvem produtos ou servicos de alto custo. A boa noticia e que o marketing de conteudo tem muito a contribuir para facilitar esse tipo de negociacao.