4 dúvidas comuns de empresas de tecnologia sobre Marketing Digital

A transformação digital tem vindo a revolucionar diversos setores, nomeadamente o de TI. Decorrente desta (re)volução, as empresas têm apostado, cada vez mais nos canais digitais, para comunicar com o target e vender os seus produtos/serviços. Apesar desta aposta, são ainda muitas as dúvidas sobre este o potencial da web. Neste artigo, apresentamos quatro das dúvidas mais comuns que as empresas de tecnologia têm sobre marketing digital.

 

1. É necessário um grande investimento para iniciar uma estratégia de Marketing Digital?

Quando comparado com o Marketing Tradicional, o Marketing Digital apresenta um investimento muito menor. Mas engane-se quem pense que se pode ter uma estratégia online a custo 0. Investir em Marketing Digital, e em Inbound Marketing, exige por parte das empresas de TI um investimento monetário, de tempo e de recursos.

Posicionar a empresa na web e torná-la numa autoridade é um processo a médio/longo prazo. Implica criar uma estratégia integrada, trabalhando os diferentes canais online, produzindo conteúdo direcionado às personas, de acordo com a jornada de compra e funil de marketing. E, claro, ir analisando e otimizando as iniciativas realizadas.

Os resultados chegam, mas é preciso paciência, para além de ser essencial a colaboração das equipas comerciais, para transformar em vendas as oportunidades geradas pelo marketing.

Resposta: não é necessário um grande investimento para desenvolver uma estratégia de marketing digital, mas ele tem que existir. A grande vantagem do marketing digital é a capacidade de analisar a performance das ações desenvolvidas e, assim, conseguir ir gerindo e realocando o budget.

 

2. Quando a linguagem é muito técnica, faz sentido ter uma estratégia de conteúdo?

Ter a capacidade de produzir conteúdo, é essencial para comunicar com o target no universo digital. É através do conteúdo que a empresa de TI se posiciona como autoridade na web em temas que são relevantes para o seu negócio.

O grande desafio das empresas tecnológicas não é tanto a produção de conteúdo, mas o tipo de linguagem a utilizar. Ou seja, ter a capacidade de tornar uma linguagem altamente técnica em linguagem de negócio.

Utilizando a abordagem do inbound marketing, o conteúdo é produzido com base na buyer persona, nas suas dores e soluções para o resolver. Com isso em mente, deixa de se escrever a olhar para o próprio umbigo ou com base em jargões técnicos, e passa-se a orientar o discurso para aquilo que a persona realmente procura e tem interesse.

O objetivo de uma estratégia de marketing de conteúdo é acompanhar a jornada do cliente – atração, conversão, nutrição, venda e fidelização – fornecendo o conteúdo certo, no momento ideal.

Resposta: a produção de conteúdo, numa estratégia de marketing digital, faz todo o sentido para as empresas de tecnologia. É através dele que se consegue chegar ao target e fazer parte do seu processo de compra, dando o conteúdo certo, no momento ideal.

 

3. Quanto tempo demoram a surgir os primeiros resultados da estratégia de Marketing Digital?

Tudo vai depender da estratégia adotada mas, como referido anteriormente, é um investimento a médio/longo prazo.

Quando falamos, por exemplo, na produção de conteúdos, leva algum tempo até que a empresa de TI se posicione como autoridade em determinado tema na web. É necessário produzir diversos tipos de conteúdos, obter indexação e um bom rankeamento nos motores de pesquisa e, a partir daí, conseguir gerar mais tráfego, leads e, finalmente, oportunidades de negócio.

Existem ações que podem ajudar a reduzir o tempo de espera, tais como: criar um plano de otimização de SEO, investir em posts patrocinados nas redes sociais e Google Adwords, criar conteúdos ricos que convertam em landing pages ou investir numa ferramenta de automação de marketing.

Resposta: o tempo para aparecerem os primeiros resultados da estratégia de marketing digital, é variável. Existem iniciativas que podem acelerar os resultados mas, mais importante do que ter leads rápido é ter leads de qualidade.

 

4. Qual será o alcance efetivo da estratégia de Marketing Digital?

Esta dúvida está associada com a preocupação e ansiedade por obter resultados. Qualquer empresa de TI quer ter a certeza de que as ações de Marketing Digital realizadas estão a chegar a quem realmente tem o poder de decisão.

Ao incluir o Marketing de Conteúdo na sua estratégia de marketing digital, são levantados alguns pré-requisitos, tais como as personas, as suas dores e formas de as resolver, e, ainda, as principais keywords relevantes para o negócio. A combinação de tudo isto, torna possível criar conteúdo direcionado e relevante.

Ter isto em mente para todas as iniciativas de marketing digital (comunicar de forma direcionada e com relevância) ajuda a obter melhores resultados.

Resposta: as ações de Marketing Digital, bem realizadas e apoiadas num bom conteúdo, direcionado e relevante, vão chegar a quem tem o poder de decisão de compra. Não basta realizar as iniciativas adhoc, é preciso fazê-las de forma estratégica e com foco permanente na  buyer persona.

 

Se quer saber como iniciar uma estratégia de marketing digital para a sua empresa de TI, leia o nosso eBook Marketing Digital para empresas de TI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Publicar Comentário