4 formas de aproveitar o poder do Marketing de Automação
O Marketing de Automação refere-se à utilização de tecnologias para automatizar tarefas e processos, com o objetivo de aumentar a eficiência e a escalabilidade do marketing e, ao mesmo tempo, manter um relacionamento personalizado com os leads.
Será que a sua empresa já está a aproveitar todo o seu poder para ganhar tempo, criar sinergias e melhorar os resultados das diferentes iniciativas? Se ainda não, este artigo é para si.
Para que é usado o Marketing de Automação?
Alguns tipos comuns incluem por exemplo fluxos de e-mails com base em determinados pressupostos, marcação de leads como oportunidades com envio de notificações e passagem automática para o CRM, agendamento de publicações nas redes sociais, classificação dos leads de acordo com o perfil e interesse (lead scoring), ou chatbots para responder a perguntas dos clientes/parceiros sem a necessidade de interação humana.
Como maximizar o poder do Marketing de Automação na prática?
Tal como tudo o que envolve tecnologia, a automação desenvolve-se a um ritmo muito acelerado e é importante mantermo-nos atualizados e tirarmos o máximo partido do que existe para facilitar o nosso dia a dia. De seguida enumeramos alguns exemplos:
1. Tire melhor proveito das suas campanhas de email
Inserir o primeiro nome do lead no assunto ou saudação inicial do email é um bom começo, mas há muito mais que pode fazer. A segmentação é imprescindível para melhorar os resultados das suas campanhas, uma vez que permite personalizar as mensagens de acordo com a audiência. Enviar tudo para todos não é opção. Outra forma é utilizar mensagens automáticas com base nas ações prévias de um determinado lead. Por exemplo, pode programar uma série de e-mails automáticos e contextualizados após o download de um eBook. Pode também enviar um email de parabéns no dia de aniversário dos clientes ou quando alguém da sua empresa faz anos de casa. O importante é pensar sempre como é que os seus emails podem criar uma experiência única para os destinatários.
2. Crie conteúdo personalizado
O marketing utiliza vários tipos de conteúdo para além dos emails referidos acima, como as páginas do site corporativo, as redes sociais, os artigos do blog, e muito mais. Os clientes esperam que este conteúdo seja relevante para eles. Uma forma de lhes transmitir mensagens personalizadas é através de conteúdos dinâmicos no site. Por exemplo, quem visita o seu site pela primeira vez verá uma página introdutória, enquanto quem o visita frequentemente receberá informação sobre as últimas ofertas e novos artigos. Os bots também podem gerar mensagens relevantes de acordo com o comportamento do visitante no site.
3. Antecipe o futuro
O marketing não se preocupa apenas com a conversão de leads em clientes, também é preciso garantir que se mantêm fiéis, satisfeitos e idealmente verdadeiros embaixadores da marca. Com a ajuda de ferramentas que proporcionam uma visão única do cliente, é possível recolher informações sobre o seu comportamento, as suas motivações, os seus interesses e necessidades. Estas ferramentas permitem análises rápidas, tais como em que links clicou nos emails, em que canal converteu, que materiais fez download, que páginas do site visitou, que fluxos completou, entre outros. Com estes dados, pode planear e tomar ações personalizadas e com base no histórico de cada lead/cliente, o que potencia notavelmente os resultados.
4. Aproveite o sistema de pontuação de leads
As plataformas de automação permitem recolher uma enorme quantidade de informação valiosa sobre cada lead. Com a ajuda de algoritmos, podem classificar um lead de acordo com o seu perfil (por exemplo de “A” a “D”, sendo o “A” aquele que melhor corresponde ao cliente ideal – a partir dos campos preenchidos num formulário, como é o caso da sua função ou setor em que atua) e com o seu interesse (ir pontuando as ações do lead, como cliques em emails, conversões, visitas a determinadas páginas). Pode fazer segmentações com este tipo de leads mais quentes e desenvolver ações alinhadas entre o marketing e as vendas que acelerem o próximo passo – transformarem-se em clientes.
O Marketing vai ser completamente automatizado no futuro?
Com a evolução da tecnologia, cada vez mais tarefas podem ser automatizadas e a expectativa é que a utilização deste tipo de plataformas não pare de crescer. Afinal é possível conseguir melhores resultados ao mesmo tempo que se elimina muito trabalho manual e se ganha tempo para pensar estrategicamente.
Na OUTMarketing temos apoiado os clientes neste caminho com duas plataformas líderes: HubSpot e RD Station. Conte connosco para maximizar o poder de ambas!