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5 boas razões para ter um blog

Os blogs são cada vez mais utilizados pelas empresas de tecnologias, sendo um excelente meio de comunicação empresarial e digital. No inbound markteting, o blog é uma ferramenta crítica na primeira etapa do funil de marketing (atrair), ajudando a empresa a ser encontrada pelo target. Se ainda não tem um blog, saiba 5 boas razões para criar um.

O blog corporativo tornou-se numa plataforma que ensina, fornece inputs valiosos e permite uma relação próxima e interativa entre quem escreve (empresa) e quem lê (target). A facilidade e rapidez com que a informação fica disponível (vs. impressa) e a “autoridade” que a empresa pode ganhar, através dos temas que aborda, são outros motivos que têm contribuído para a crescente popularidade dos blogs. Só isto, já justifica investir na criação e atualização de um blog corporativo, mas partilhamos consigo outras 5 (boas!) razões:

1) Aumento do tráfego para o website: cada novo artigo criado é mais uma página indexada aos motores de pesquisa. Daí a importância do blog ser a extensão do endereço web da empresa e idealmente estar integrado no seu backoffice. Desta forma, é uma oportunidade de subir no ranking de resultados para palavras-chave relacionadas com o seu negócio, aumentando a probabilidade de ser encontrada pelo target – mais tráfego e potenciais clientes para o negócio

2) Demonstração inequívoca do know-how e experiência: artigos bem escritos (título apelativo, parágrafos curtos, claros e diretos, bullets e imagens) e educativos (nunca comerciais e promocionais – esses ficam para as notícias e páginas do website) demonstram o expertise da empresa naquilo que são as suas valências, repercutindo uma imagem de valor e credibilidade para o target, a conquista da sua confiança e um crescente interesse pela empresa. Por exemplo, se é uma tecnológica focada em soluções de Business Intelligence, não vai falar sobre a sua oferta e sobre a empresa em si, mas sim de melhores práticas e resposta às principais questões, dúvidas e preocupações do target nesta área. Ao revelar o seu expertise está a demonstrar a capacidade de implementar aquilo que advoga

3) Identificação e geração de leads: incluir no blog Call-to-Actions (imagens/botões/texto) adaptados ao target que o direcionam para landing pages com formulários (por exemplo para inscrição em eventos, download de eBooks, acesso a serviços grátis), convidam a subscrever o blog, incentivam a seguir nas redes sociais e permitem qualificá-lo e fazê-lo evoluir no funil comercial.

4) Maior interação e reforço de relações: os comentários permitem trocar opiniões, conhecer pontos de vista diferentes, esclarecer dúvidas e encaminhar para outro tipo de informação relevante, conquistando a confiança e reforçando o compromisso.

5) Expansão da visibilidade e do alcance da empresa: a integração com as redes sociais permite e incentiva a partilha dos artigos com a rede de contactos dos leitores e a potencial atração de novos visitantes que se poderão transformar em futuros leads/clientes (chegar onde ainda não chegou).

 

Promoção do Blog

A promoção do blog em si poderá passar pela colocação de cada novo artigo nas redes sociais da empresa, pela inserção de um menu/banner no website, pela inclusão em diretórios de blogs, pela introdução de um ícone na assinatura de email utilizada por toda a equipa, pela introdução do endereço em todas as redes sociais onde a empresa está presente, pela divulgação na newsletter corporativa e pela indicação pessoal em reuniões, eventos e outras iniciativas (convidar a visitar e a subscrever).

Finalmente, é necessário avaliar continuamente os resultados (trata-se de um investimento a médio/longo prazo e que exige muita dedicação) e fazer os ajustes necessários. Aqui incluem-se as visitas, as partilhas, os links a partir de outros websites, as subscrições, os leads e, claro, os clientes gerados a partir do blog.

 

Os Blogs Tecnológicos

Afastando-nos um pouco dos blogs corporativos, ou seja, criados pelas próprias empresas, podemos ainda destacar a importância destas plataformas de comunicação na área de TI, os chamados blogs tecnológicos. Estes sites informativos e explicativos funcionam como um meio de comunicação social que disponibiliza notícias e novidades sobre o setor, testes, guias, tutoriais, ensaios, e opiniões sobre produtos/soluções/serviços.

Quem atua nesta área não pode deixar de incluí-los na sua estratégia de Relações Públicas/Assessoria de Imprensa, focando-se numa abordagem integrada e personalizada com estes influenciadores, tendo em conta a mudança de paradigma por parte do leitor, que é cada vez mais exigente e criterioso relativamente ao consumo informativo e publicitário. Alguns exemplos que sugerimos acompanhar e comunicar: Falando TI, Pplware, Leak, Technoblog ou iTech .

 

Se quer saber, não só como criar e escrever num blog, mas como fazê-lo de forma estratégica nos diversos meios online, leia o nosso eBook Marketing de Conteúdo para empresas de Tecnologias de Informação

 

[Este artigo foi originalmente publicado no blog a 21 de Junho de 2013 e atualizado com novas informações a 7 de Março de 2018]

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