5 dicas para escolher uma agência de marketing digital
Definir e implementar uma estratégia efetiva de Marketing Digital, que incorpore a vertente de Inbound Marketing, pode parecer uma tarefa muito complexa. Mas não tem que dar este passo sozinho. Ao decidir ter o apoio especializado de uma agência de Marketing Digital são várias as questões que surgem. Como escolher? Por onde começar a pesquisa?
São inúmeras as agências no mercado. Por isso resolvemos criar uma check-list com 5 pontos que merecem uma avaliação cuidada antes da escolha de uma agência de Marketing Digital. Vamos lá?
1) Referências de outros clientes
Uma das melhores maneiras de saber se pode confiar em alguém é através de referências. No caso de uma agência de Marketing Digital não é diferente. Procure referências de clientes satisfeitos com o trabalho desempenhado por determinada agência. Procure comentários, testemunhos e casos de sucesso – ou seja, a voz dos clientes, a visão de quem usufrui dos serviços. Os casos de sucesso são fundamentais para que compreenda como trabalha a agência e quais os resultados que tem trazido.
2) Credibilidade no mercado
O segundo passo é verificar a credibilidade da agência no mercado. Verifique se tem um bom website, porque isso pode indicar até que ponto está a par das principais tendências. Vai confiar numa agência que se apresenta com um website saído do início dos anos 90? Veja se a agência apresenta os logótipos dos seus clientes e testemunhos. Isto é fundamental para perceber se tem experiência com empresas que atuam no seu setor.
3) Abrangência dos serviços prestados
Verifique se a agência tem experiência e competências nas várias vertentes do Marketing Digital e Inbound Marketing. Desde a parte da consultoria estratégica à implementação e monitorização. O aproveitamento de sinergias e o alinhamento entre as diferentes ações fazem toda a diferença e é importante poder contar com a mesma agência para tudo o que esteja relacionado com esta área de forma a não ter vários interlocutores e iniciativas que são mais difíceis de “colar” entre si. Do SEO à automação, do email marketing às redes sociais, das landing pages ao Google Ads, entre muitas outras opções, verifique com o que pode contar.
4) Experiência e especialização dos profissionais que trabalham na agência
Verifique também a experiência e a especialização dos profissionais que trabalham na agência. Isso pode ser feito através do LinkedIn, por exemplo, ou do website caso a agência partilhe informação sobre a equipa. É fundamental que sejam profissionais qualificados, certificados por entidades credíveis (por exemplo em marketing digital, inbound marketing e automação de marketing) e que trabalhem há alguns anos nas áreas e setores importantes para a sua empresa.
5) Setor em que a agência atua
No caso de empresas de TI é primordial verificar se a agência tem experiência. Afinal, trata-se de um setor muitas peculiaridades e é importante que a agência entenda de vendas complexas, de mercado B2B e consiga transformar linguagem técnica em linguagem de negócio. Agências que se especializam apresentam mais vantagens porque entendem de forma única esse mundo e como abordar esse tipo de clientes. É o seu dia a dia.
Se a sua empresa atua no setor das Tecnologias de Informação e está à procura de um parceiro estratégico, especializado, comprometido e próximo, contacte-nos. A OUTMarketing é uma agência focada em Marketing para empresas de TI 🙂