5 estratégias digitais para Geração de Leads B2B
A geração de leads B2B é um dos principais objetivos e preocupações de qualquer profissional de marketing que atue neste desafiante mercado. Partilhamos algumas formas que podem ajudar 😊
1. Use e abuse do LinkedIn
Esta é a rede social de excelência em B2B pois é onde todas as empresas e os seus colaboradores se encontram para interagir a nível profissional. Garanta que a sua página está corretamente configurada, que aproveita todas as potencialidades oferecidas pela plataforma e que tem uma imagem apelativa e cuidada. Tenha especial atenção ao banner, foto de perfil, tagline e botão CTA, pois são os elementos que criam o primeiro impacto e estão logo visíveis a quem visita a página. Certifique-se que fica perfeitamente claro o que a sua empresa faz e qual o seu valor acrescentado (em apenas 120 caracteres). Depois, no “About”, já pode estender a descrição até aos 2000 caracteres. Além do botão CTA que deve encaminhar para o site (onde os visitantes também se podem transformar em leads preenchendo um formulário), o LinkedIn também tem disponível a funcionalidade “Lead gen form”, que permite recolher leads diretamente na plataforma e que ficam depois no Menu “Analytics” para download.
Como Administrador pode (e deve) convidar os seus contactos a seguir a página e, além de partilhar conteúdo útil e relevante para o seu público na página corporativa (incluindo para o que converte, seja de topo de funil, como subscrição de newsletter, meio de funil como eBooks educativos, ou fundo de funil como solicitação de demo), partilhe posts no seu perfil e conecte-se com quem realmente interessa.
2. Otimize o seu site para conversões
O site da empresa é o ativo digital mais importante para a geração de leads B2B, por isso recomendamos que cumpra algumas regras:
- Carregar rapidamente, de preferência entre 4-5 segundos;
- Estar otimizado em termos de SEO (Search Engine Optimization) para aumentar a probabilidade de aparecer no topo das pesquisas;
- Proporcionar uma excelente experiência de utilização e ter uma navegação intuitiva;
- Usar recursos visuais em equilíbrio com texto;
- Ter botões CTAs em locais estratégicos e com forte visibilidade a encaminhar para páginas de geração de leads, ou seja, com formulários;
- Garantir que existem conteúdos que convertam para todas as fases da jornada de compra em que os visitantes se possam encontrar (apenas uma ínfima minoria está no timing da compra, e se não houver forma de captação de contactos para todos os outros perdem-se oportunidades futuras – por exemplo blog com possibilidade de subscrição, white papers, webinars, templates, checklists, etc – materiais que pela sua natureza e “riqueza” os utilizadores estão dispostos em deixar os seus contactos em troca do acesso).
3. Crie conteúdo valioso
Como já percebeu ao longo do artigo, o conteúdo é rei! É ele que vai atrair os seus potenciais clientes ao website, posicionar a sua empresa como expert na área de atuação e contribuir para o aumento da autoridade, credibilidade e confiança. Além das páginas mais corporativas e estáticas – “Sobre” e “Oferta/Serviços/Produtos”, crie áreas que por um lado dinamizam o site (são continuamente atualizadas e demonstram ao Google que é um site “vivo”) e por outro transmitem conhecimento valioso para o seu público-alvo como uma zona de blog, infográficos, webinars e eBooks – e que também vão permitir a conversão. E, claro, partilhe esses conteúdos nos diferentes canais. Agregue os mais recentes numa newsletter periódica, aproveite o poder das redes sociais, envie emails segmentados com as suas iniciativas, e aumente o alcance da mensagem com a media paga (por exemplo, Google Ads e posts patrocinados para promover conteúdos que convertam junto dos seus potenciais clientes).
4. Personalize a comunicação (defina as suas personas!)
O mercado B2B não é um mercado de massas. Para gerar leads qualificados é preciso personalizar e segmentar muito bem a comunicação e produzir os conteúdos tendo sempre as personas em mente – é para responder aos seus problemas e objetivos que os conteúdos têm que ser feitos. Lembramos que as personas são personagens semifictícias que representam o que os clientes-tipo têm em comum em termos sociodemográficos, desafios e ambições. E apenas tendo isso em conta, é possível ter bons resultados. Se ainda não definiu as suas personas, é por aí que deve começar. São elas a base de qualquer estratégia e o fundamento do denominado inbound marketing, ou marketing permissivo.
5. Aposte em Google Ads
O Google Ads é a plataforma de publicidade paga da Google que permite apresentar anúncios aos utilizadores que pesquisam por determinadas palavras-chave relacionadas com o seu negócio (anúncios da rede de pesquisa) e apresentar imagens com texto em determinados sites consoante os objetivos da sua empresa, por exemplo através da opção de posicionamentos e remarketing (anúncios da rede display).
Entre outros, a par da localização, horário e formato do anúncio, é possível escolher a idade, o idioma, o dispositivo e os interesses de quem o anúncio deverá ser mostrado para filtrar o máximo possível e não desperdiçar recursos.
Como boa prática, os anúncios devem ter sempre como destino uma página exclusivamente focada no seu âmbito (sempre com um formulário visível para conversão) e não uma genérica como a homepage da empresa. O objetivo é não ter distrações e que “o próximo passo” pretendido esteja bem definido. Não se esqueça que tem que haver uma perfeita correlação entre as palavras-chave selecionadas, o texto do anúncio e a landing page de forma a maximizar o sucesso da campanha.
Existem inúmeras estratégias que a sua Tecnológica pode implementar para a geração de leads B2B, mas há sempre espaço para crescer e para melhorar. Esperamos que este artigo lhe tenha sido útil e que já esteja ansioso pelo próximo! 😊