5 funcionalidades de Marketing Automation que tem de considerar!
A procura pela ferramenta de Marketing Automation ideal e que traz resultados para a sua empresa de Tecnologias de Informação (TI), é uma verdadeira jornada. A verdade é que há inúmeras opções disponíveis no mercado. Encontrar a opção que combine as funcionalidades de uma solução de Marketing Automation, com um valor que esteja dentro do orçamento e uma experiência de uso positiva, pode ser um desafio.
Se acompanha o blog da OUTMarketing Portugal, é provável que já tenha lido sobre uma das nossas sugestões de ferramenta de Marketing Automation. No entanto, é importante que conheça as principais funcionalidades que uma solução tem de garantir, antes de assinar o contrato. É preciso também ter em mente que estas funcionalidades podem variar de acordo com o plano de subscrição. Isso porque, muitas empresas, oferecem versões gratuitas, básicas, profissionais ou até mesmo tailor-made.
Vamos então avançar neste assunto e descobrir mais sobre o universo do Marketing Automation.
1. Criação de Landing Pages
Porta de entrada para toda a sua estratégia de Marketing Digital. As Landing Pages, são o requisito indispensável na hora de escolher uma ferramenta de Marketing Automation.
As Landing Pages são um elemento essencial para o Funil de Vendas da sua empresa, e devem ser criadas de acordo com os diferentes estágios da Jornada de Compra. Ao analisar as possibilidades de ferramentas de Marketing Automation, é importante que entenda os recursos para a criação e a gestão das Landing Pages no seu website. O ideal é garantir que sejam facilmente criadas, publicadas e geridas pela equipa de Marketing, Vendas ou Eventos. Ou seja, é fundamental que a sua ferramenta de Marketing Automation ofereça um recurso de construção simples, sem dependência da área de desenvolvimento ou técnica.
O design, é outro elemento fundamental nesta história. As Landing Pages podem ser criadas com diferentes objetivos como, por exemplo:
- Lançamento de um produto ou serviço
- Oferta de um material rico (eBook, Infográfico, Webinar, etc.)
- Inscrição num evento
- Agendamento de uma vídeo-chamada para demonstração do produto
Essas são só algumas das opções para atração de visitantes, conversão em Leads e Oportunidades de Venda. O facto é que, objetivos distintos, exigem designs diferentes. Portanto, garanta uma ferramenta que ofereça templates que sejam fáceis de criar e personalizar, adequando a identidade visual da sua empresa de TI.
2. Formulários Progressivos
Uma Landing Page de sucesso, é aquela capaz de converter um visitante em Lead, recolhendo a informação desejada para iniciar um fluxo de nutrição.
Para garantir um processo de nutrição que eduque, qualifique e conduza o Lead ao momento da compra, é importante que a empresa tenha as informações certas. No entanto, sabemos que pedir muitos dados num único formulário, diminui drasticamente a Taxa de Conversão. Por essa razão, é preciso escolher uma ferramenta de Marketing Automation que ofereça Formulários Progressivos.
O Formulário Progressivo, é um recurso capaz de identificar, de maneira automática, quais são as informações já fornecidas por um Lead em interações prévias, evitando que as mesmas informações sejam solicitadas novamente. Se um Lead já disponibilizou o nome, apelido, cargo e e-mail, por exemplo, numa próxima oportunidade, serão pedidos outros dados. Isso garante uma interação mais agradável e natural, entre o Lead e a sua empresa. Além disso, garante à sua empresa de TI, a capacidade de recolhger o máximo de dados, permitindo um maior conhecimento sobre a sua persona.
3. Lead Tracking
Depois de recolher os dados, convertendo um visitante em Lead, é o momento de monitorizar cada um destes indivíduos e as interações com o website da sua empresa de TI.
No entanto, falar em monitorização individual dos Leads de forma manual, é algo inviável, até mesmo para as empresas mais pequenas. Por essa razão, a ferramenta de Marketing Automation, deve contar com a funcionalidade de Lead Tracking.
O recurso permite a monitorização de todos os momentos de interação do Lead com os conteúdos publicados no website da sua empresa de TI. Assim, é mais fácil conhecer o que está a interessar aquele Lead, quais são os tópicos, o nível de conhecimento e o estágio no qual se encontra na Jornada de Compra da sua empresa.
Dessa maneira, a interação entre Marketing e Vendas torna-se mais próxima, com um trabalho em conjunto para nutrir o Lead e encaminhá-lo de maneira natural (e automatizada) para o momento da compra.
4. Lead Scoring
Junto à monitorização dos Leads, é preciso automatizar a sua qualificação. Ou seja, é preciso definir qual é o momento em que se torna um Lead qualificado pelo Marketing (MQL), quando se torna uma responsabilidade da equipa de Vendas e, claro, quando deve ser abordado com uma oportunidade.
O Lead Scoring pode funcionar de diferentes maneiras, dependendo da ferramenta escolhida.
A pontuação de artigos, e-mails e conversões em Landing Pages, é uma delas. Páginas de materiais introdutórios, por exemplo, têm uma pontuação mais baixa do que um webinar sobre um produto. Assim, consegue estabelecer em que etapa do funil o Lead se encontra.
Há outras maneiras de fazer a classificação dos Lead como, por exemplo, traçando o perfil ideal e fazendo a divisão entre os mais e menos prováveis de se tornarem Clientes.
Portanto, é fundamental que entenda quais são as possibilidades de Lead Scoring que a ferramenta de Marketing Automation que está a escolher oferece, para assim atender às suas necessidades.
5. Email Marketing
Apesar de todos anos ser anunciado como “morto”, o Email continua a ser uma das ferramentas mais poderosas numa estratégia de Marketing Digital.
O Email Marketing, é uma funcionalidade que toda ferramenta de Marketing Automation tem de oferecer, até porque é o que compõe os fluxos de automação. Ou seja, à medida que um Lead interage e é qualificado pela ferramenta, o mesmo recebe novas comunicações, materiais e ofertas via e-mail, mantendo a engrenagem a funcionar.
Há que ressaltar também a relevância das newsletters como comunicação entre a empresa de TI e o Lead, assim como o ponto de conversão através do CTA (Call-to-Action). Tal como acontece nas Landing Pages, há N ferramentas de Marketing Automation que oferecem inúmeros templates para Email Marketing e Newsletter e, que dispensam o trabalho de qualquer designer ou desenvolvimento técnico, permitindo o desenvolvimento de estratégias de forma ágil e eficaz por parte da área de Marketing.
Num mercado de forte competição e de uma velocidade de transformação frenética, entender o que a sua empresa de TI precisa de facto, é o passo número um para um crescimento previsível, sustentável e com escala. Por isso, opte por uma ferramenta de Marketing Automation user friendly, integrada com o seu website e consequentemente com o seu CRM, para que consiga além de definir uma estratégia de Marketing com mensuração de resultados, a mesma estar alinhada com a sua área de Vendas.