5 Ideias de Conteúdo para gerar mais leads para a sua empresa de TI 😎

O conteúdo é a moeda oficial da Internet. É o íman que atrai potenciais clientes para o funil de Marketing. Mas, tal como as moedas, nem todo o conteúdo tem o mesmo valor e hoje é sobre isso que falamos: de 5 ideias de conteúdo que vai agregar valor ao seu potencial cliente. Há certos tipos de conteúdos que são mais eficazes a gerar leads para as empresas de Tecnologias de Informação (TI), porque respondem melhor às necessidades do público que quer atingir.

Contudo, antes de começarmos, precisamos de destacar uma característica que todos estes conteúdos partilham: a sua inacessibilidade. Sim, leu bem. Apesar de serem recursos totalmente gratuitos, deve vedar este tipo de conteúdo a visitantes que não se identifiquem. A isto chamamos gated content, e a moeda de troca para o abrir – como já deve ter adivinhado – é um contacto (email ou telefone) do lead.

Ideia de conteúdo 1 – Ferramentas gratuitas

O equivalente digital a um cocktail grátis. É difícil recusar, não lhe parece? Criar uma ferramenta útil ao seu público-alvo e fornecê-la gratuitamente não é apenas altruísta, também é uma estratégia eficaz para obter novos contactos. Que tipo de ferramenta pode criar? Tem de ser genuinamente útil e resolver um problema real, pois nunca é boa ideia defraudar as expectativas de potenciais clientes.

A Resultados Digitais, empresa detentora do software de CRM RD Station, oferece uma ferramenta gratuita de análise e diagnóstico do desempenho SEO de websites. Basta que o utilizador insira o seu email empresarial, o seu domínio e o do concorrente principal. Ou seja, usa o seu know-how especializado em prol do público, o que atrai leads e, ao mesmo tempo, fomenta uma imagem de competência e expertise. Um win-win para as duas partes envolvidas.

Ideia de conteúdo 2 – Webinars

Aprender com os especialistas, gratuitamente e a partir de casa? Perfeito! Graças à interação com o orador, os webinars são o formato de aprendizagem preferido de 91% dos profissionais do segmento B2B. Por mais didático que um ebook ou um artigo seja, a interatividade dos webinars é difícil de bater.

Este é um excelente conteúdo em qualquer altura, mas é ainda mais relevante durante a pandemia que atravessamos. Foi nesse sentido que a Primavera Academy lançou um ciclo de webinars que ajudam não só os clientes atuais a lidar com os desafios destes próximos meses como atrai a atenção de outros potenciais clientes que estão na mesma situação.

Ideia de conteúdo 3 – Guias a partir de artigos de blog

Este conteúdo tem a vantagem de ser bem menos moroso a preparar do que os conteúdos sugeridos anteriormente, apesar de manter a eficácia. Consiste numa coleção de todos os artigos de blog sobre um determinado tema, organizada num ebook com um título semelhante a “Guia Completo” ou “Tudo sobre…”. O segredo do sucesso? Colocar um CTA para o download do guia completo em cada um dos artigos individuais. Ao chegar a uma landing page sobre o ebook, em que está “protegido” por um formulário, o que significa que estará a canalizar as visitas orgânicas dos artigos para o seu CRM.

Além dos vários artigos sobre Account Based Marketing, a OUTMarketing também conta com um ebook Tudo Sobre o Account Based Marketing.

Ideia de conteúdo 4 – Cursos online

É inegável que a criação de um curso online gratuito tem um certo grau de dificuldade, acarreta mais custos e requer um investimento significativo de tempo. Mas os benefícios, tanto em retorno, como notoriedade e posicionamento, serão muito superiores. E, afinal, que ação de marketing capaz de gerar leads de qualidade não tem custos?

A RD Academy é um grande exemplo de como a visão de educar o público acaba por torná-los clientes fidelizados, o que vai muito além do objetivo primário de gerar leads. Ao educar as empresas sobre os fundamentos de temas como Inbound Marketing e Inside Sales, convida-as a conhecer outras metodologias, o que permite abrir as portas para a adoção de novas ferramentas de trabalho (como é o caso do próprio RDStation).

Para a criação destes cursos, 90% do trabalho (e dos custos) ocorre no início, pelo que o investimento é diluído ao longo do tempo e das várias edições do curso. Mas a mesma estratégia pode ser aplicada a uma escala mais pequena. Por exemplo, imagine que a sua empresa de Tecnologias tem uma temática muito específica, mas não tem ainda a capacidade de investimento: pode fazer uma sequência de X emails (através de um fluxo de emails automáticos) a transmitir todo o seu know-how. A vantagem? Pode fazê-lo por escrito, áudio, ou vídeos pré-gravados. A cereja no topo do bolo, é poder fazê-lo para novos prospects, que ainda não conhecem a sua empresa ou, nutrir os seus leads, levando-os a conhecer ainda mais a fundo todo o know-how da sua empresa.  O software de faturação Invoicexpress, por exemplo, tem um curso de faturação que consiste numa sequência de 5 emails com ligações para vídeos pré-gravados.

Ideia de conteúdo 5 – Case studies

O grande trunfo dos case studies é a identificação que gera no potencial cliente. Ao ver a descrição de uma situação semelhante àquela em que se encontra, o utilizador sente uma motivação natural para saber qual foi a solução e o desfecho. Isto torna a “barreira” do formulário de contacto fácil de ultrapassar e, portanto, é um conteúdo eficaz.

Ao mesmo tempo, este conteúdo tem o benefício adicional de posicionar a sua empresa como uma perita, a responsável pelo desfecho positivo. Com este case study sobre os Silos de Leixões, a Fordesi dá um exemplo concreto de como as tecnologias podem agilizar processos logísticos, promovendo-se a si mesma e fornecendo uma base de comparação para empresas com desafios semelhantes.

E depois?

Estas são algumas ideias de conteúdos altamente eficazes para gerar leads para as empresas de TI. Mas cada empresa, cada mercado e cada setor é diferente, o que significa que não deve cair numa fórmula para construir a sua estratégia de Content Marketing. Além disso, não se esqueça que o ciclo não termina ao gerar leads: depois de concluir esta fase, sabe como os gerir e nutrir? Não vale a pena tentar encher um balde com água se tiver um grande buraco no fundo!

Marque uma reunião e veja como podemos ajudá-lo a gerar leads na sua empresa de TI.

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