5 Ideias de Conteúdo para gerar mais leads para a sua tecnológica
O conteúdo é a moeda oficial da Internet. É o íman que atrai potenciais clientes para o funil de Marketing. Mas, tal como as moedas, nem todo o conteúdo tem o mesmo valor e hoje é sobre isso que falamos: de 5 ideias de conteúdo que vão agregar valor ao seu potencial cliente.
Há certos tipos de conteúdo que são mais eficazes a gerar leads, porque respondem melhor às necessidades, preocupações, problemas e interesses do público que se pretende atingir. Vamos descobrir quais são?
Ideias de Conteúdo que realmente geram leads
Contudo, antes de começarmos, precisamos de destacar uma característica que todos estes conteúdos têm em comum: a sua inacessibilidade imediata. Sim, leu bem. Apesar de serem recursos totalmente gratuitos, pela sua profundidade e mais-valia deve vedar este tipo de conteúdo a visitantes que não se identifiquem. Afinal o objetivo é precisamente converter visitantes em leads e para isso precisa dos seus contactos. A isto chamamos gated content – a moeda de troca para o abrir são os dados do lead. Não sabe do que estamos a falar? Temos 5 ideias de conteúdo para si:
Ferramentas gratuitas – ideias de conteúdo que são grátis e resolvem problemas
O equivalente digital a um cocktail grátis. É difícil recusar, não lhe parece? Criar uma ferramenta útil ao seu público-alvo e fornecê-la gratuitamente não é apenas altruísta, também é uma estratégia eficaz para obter novos contactos. Que tipo de ferramenta pode criar? Tem de ser genuinamente útil e resolver um problema real, pois nunca é boa ideia defraudar as expectativas de potenciais clientes.
A Resultados Digitais, empresa detentora do software RD Station, oferece uma ferramenta gratuita de análise e diagnóstico do desempenho SEO de websites. Basta que o utilizador insira o seu nome, email e domínio. Ou seja, usa o seu know-how especializado em prol do público, o que atrai leads e, ao mesmo tempo, fomenta uma imagem de competência e expertise. Um win-win para as duas partes envolvidas.
Webinars – daquelas ideias de conteúdo que resultam sempre
Aprender com os especialistas, gratuitamente e a partir de qualquer lugar? Perfeito! Os webinars são o formato de aprendizagem preferido de 91% dos profissionais do segmento B2B. Por mais didático que um ebook ou um artigo seja, a interatividade e humanização dos webinars é difícil de bater. Este é um excelente conteúdo em qualquer altura, mas é ainda mais relevante nos modelos de trabalho remotos e híbridos que ganharam espaço no pós-pandemia.
Guias a partir de artigos de blog – uma ideia de conteúdo 2 em 1
Este conteúdo tem a vantagem de ser bem menos moroso a preparar do que os conteúdos sugeridos anteriormente, apesar de manter a eficácia. Consiste numa coleção de todos os artigos de blog sobre um determinado tema, organizada num ebook com um título semelhante a “Guia Completo” ou “Tudo sobre…”. O segredo do sucesso? Colocar um CTA para o download do guia completo em cada um dos artigos individuais. Ao chegar a uma landing page sobre o ebook, que está “protegido” por um formulário, canaliza as visitas orgânicas dos artigos para o seu CRM. Além dos vários artigos sobre Account Based Marketing, a OUTMarketing também conta com um ebook Tudo Sobre o Account Based Marketing.
Cursos online – educar para fidelizar
Uma das ideias de conteúdo que temos para si é mais complexa e requer um investimento significativo de tempo. Mas os benefícios, tanto em retorno, como notoriedade e posicionamento, são recompensadores.
A RD Academy é um grande exemplo de como a visão de educar o público acaba por torná-lo clientes fidelizados, o que vai muito além do objetivo primário de gerar leads. Ao educar as empresas sobre os fundamentos de temas como Inbound Marketing e Inside Sales, convida-as a conhecer outras metodologias, o que permite abrir as portas para a adoção de novas ferramentas de trabalho (como é o caso do próprio RD Station).
Para a criação destes cursos, 90% do trabalho (e dos custos) ocorre no início, pelo que o investimento é diluído ao longo do tempo e das várias edições do curso. Mas a mesma estratégia pode ser aplicada a uma escala mais pequena. A vantagem? Pode fazê-lo por escrito, áudio, ou vídeos pré-gravados. A cereja no topo do bolo é poder fazê-lo para novos prospects, que ainda não conhecem a sua empresa ou nutrir os seus leads, levando-os a conhecer ainda mais a fundo todo o know-how da sua empresa. O software de faturação InvoiceXpress, por exemplo, tem um curso de faturação que consiste numa sequência de 5 emails com ligações para vídeos pré-gravados.
Case studies – dar voz em quem confia em si
O grande trunfo dos case studies é a identificação que gera no potencial cliente. Ao ver a descrição de uma situação semelhante àquela em que se encontra, o utilizador sente uma motivação natural para saber qual foi a solução e os resultados. Isto torna a “barreira” do formulário de contacto fácil de ultrapassar e, portanto, é um conteúdo eficaz. Ao mesmo tempo, este conteúdo tem o benefício adicional de posicionar a sua empresa como uma expert, como a responsável pelo desfecho positivo.
E depois?
Estas são algumas ideias de conteúdos altamente eficazes para gerar leads para as empresas de TI. Mas cada empresa, cada mercado e cada setor é diferente, o que significa que não deve cair numa fórmula para construir a sua estratégia de Content Marketing. Além disso, não se esqueça que o ciclo não termina ao gerar leads: depois de concluir esta fase, sabe como os nutrir? Não vale a pena tentar encher um balde com água se tiver um grande buraco no fundo!
Marque uma reunião e veja como podemos ajudá-lo a ter mais ideias de conteúdo
ótima dicas e super necessárias! Amei!