
A hora é agora: 5 razões incontestáveis para a sua empresa de TI criar um blog
Sabia que, de acordo com um estudo da Conversion/KPMG, o marketing de conteúdo e o SEO estão no topo das intenções de investimento para este ano? E que 93% de todo o tráfego global vem do Google, sendo o site mais visto do mundo? Dá para ter uma ideia da importância de ter um blog para aumentar as probabilidades de aparecer no topo do ranking, quer pela quantidade ilimitada de conteúdos de qualidade que permite produzir quer pela forma como posiciona a sua empresa como autoridade na área. Se ainda não tem, está na hora de criar um blog e começar a atrair mais visitantes pertinentes para o site – a primeira e crítica etapa de qualquer estratégia de marketing permissivo (e não intrusivo).
Portanto, logo à partida, a vantagem de ter um blog é que, ao contrário das páginas corporativas e mais estáticas da empresa, não há limites. Pode escrever infinitos artigos para cobrir todas as palavras-chave relevantes para o seu negócio e tendo em mente o que as suas personas poderão colocar no Google (ou outro motor) quando procuram algo relacionado com o seu âmbito de atividade, e com números de pesquisas mensais significativos.
Mas antes de pôr a “mão na massa”, e para maximizar o sucesso, defina primeiro um editorial de conteúdos com o que poderá ser escrito para endereçar cada desafio de cada persona nas diferentes fases da jornada de compra em que se pode encontrar e, claro, identificando a palavra-chave a otimizar em cada um deles.
Neste artigo apresentamos-lhe então 5 razões para criar um blog para a sua empresa de TI.
1. Aumentar o Brand Awareness, Visibilidade e Autoridade
Um blog ajuda a estabelecer uma forte presença e reputação na web nesta era digital. Aproveitando o seu poder, pode posicionar a sua empresa como a que mais entende do assunto em causa, partilhar conhecimento valioso e demonstrar as competências de forma indireta (não são artigos comerciais mas sim educativos!). Principalmente na área de tecnologia com vendas complexas e B2B, o blog é a melhor forma de descomplicar conceitos, transmitir benefícios para o negócio, salientar insights/estatísticas interessantes do mercado, explicar como fazer algo ou ultrapassar um dado problema, indicar passos para atingir determinado fim, dar dicas, ideias e boas práticas, ajudar os clientes a obter mais valor dos seus produtos ou serviços, etc.
2. Responder diretamente às necessidades dos clientes
O blog é também ideal para endereçar diretamente as necessidades, as dores, as ambições e as aspirações dos clientes. Interaja regularmente com quem “está no terreno” (vendas, consultores, suporte…) e sente ao vivo tudo isto, recolha os seus inputs sobre as perguntas que os clientes mais fazem, as suas queixas, dúvidas, objeções, preocupações, problemas. Responder a tudo isto é uma excelente base para a escrita de artigos e de certo que o conteúdo será visto como precioso e útil para a sua audiência.
3. Melhorar o SEO
Aparecer organicamente (sem ser pago, por exemplo com Google Ads) nos primeiros lugares dos motores de pesquisa para certa palavra-chave é o sonho de qualquer empresa. Trata-se de um investimento a longo prazo, por isso quanto mais cedo iniciar o SEO melhor. Como referido, ao criar um blog o número de artigos possível é infinito pelo que poderá ter conteúdos para se posicionar em vários pilares estratégicos e o Google perceber que aquela temática é abordada de forma eficiente, com qualidade, profundidade e sob várias perspetivas, optando por colocar a sua página em posições de relevo na altura da pesquisa. Para a otimização on-page, garanta sempre que a palavra-chave aparece no link, no título, na meta description, no primeiro parágrafo, num H1 (normalmente o título) e H2 (algum subtítulo), 3 a 5 vezes no corpo do texto (depende da extensão) e no alt-text da imagem associada. Tente também ter pelo menos um link interno e um link externo para páginas credíveis (mas nunca na palavra-chave que está a otimizar). Incentive também à ação, a um próximo passo (de maneira contextual), para conseguir transformar os tão desejosos visitantes em tão desejosos leads.
4. Garantir que o seu site não fica parado no tempo
Ao ser uma área regularmente atualizada, o blog é excelente para trazer dinamismo ao site e “mostrar” aos motores de pesquisa que o site não está “morto” ou abandonado (existem cerca de 1.13 mil milhões de sites, mas apenas 200 milhões estão ativos!). Todos eles privilegiam sempre os que fornecem conteúdos “frescos” e de qualidade ao longo do tempo e com uma excelente experiência de utilização, seja qual for o dispositivo. Tudo isto é fundamental para gerar tráfego e potenciais futuros leads. A consistência também é essencial. Defina a periodicidade com que se consegue comprometer e assegure-se que o blog é enriquecido com novos conteúdos que continuem a atrair quem interessa e o regresso de quem já deu valor e demonstrou interesse antes. São estas relações que precisam de ser alimentadas até chegar o timing da compra e mesmo depois, nunca parando de agregar valor para a fidelização, cross-sell e upsell.
5. Construir confiança
Ao partilhar conhecimento e ajudar os clientes e potenciais clientes a otimizar o seu trabalho e a sua empresa, a superar os seus desafios, passa uma imagem positiva, de quem se preocupa e quer ir além de “simplesmente” vender. Transforma-se numa fonte confiável e completa de informações relacionadas com o seu âmbito de atividade, que só pode ser win-win.
Estas são apenas algumas das razões pelas quais vale mesmo a pena a sua empresa de TI criar um blog. Normalmente qualquer plataforma de CMS tem essa opção e é muito simples avançar. Há muito a ganhar com a sua existência e muito a perder sem ela. 😉
Claro que, se precisar de apoio, já sabe com quem pode contar.