50 tecnologias para criar o MarTech Stack da sua empresa de TI
Qualquer empresa tecnológica ou pessoa que trabalhe em TI está mais que habituada ao termo Tech Stack: representa o pacote de tecnologias selecionadas para cumprir um determinado objetivo. O MarTech Stack, ou Marketing Technology Stack, segue a mesma lógica: é o conjunto de ferramentas que o departamento de marketing utiliza para facilitar, automatizar e melhorar as atividades diárias. Além de agilizá-las, consegue medir os resultados dos esforços para a tomada de decisões fundamentadas e ganhar tempo para o pensamento estratégico e criativo.
No fundo, é a transformação digital aplicada ao marketing. Onde os resultados são ainda mais potenciados quando é usada a metodologia de inbound marketing e as equipas de vendas e marketing estão totalmente alinhadas.
Neste artigo, agregámos 50 tecnologias para ajudar a criar o seu próprio MarTech Stack e atingir um novo patamar de eficiência. Por conseguinte, todas elas são muito fáceis de usar por qualquer marketeer, não necessitando de conhecimentos técnico e, por isso trazem consigo duas grandes vantagens adicionais: capacitação e autonomia.
Ainda antes de passarmos à listagem, notar que as ferramentas são para servir as pessoas e um propósito. Por isso, primeiro que tudo tem que ser definida a estratégia e objetivos, identificadas as principais preocupações e desafios da equipa, e fixado o orçamento disponível. Para que o match entre a tecnologia, e o que é esperado dela seja perfeito.
Vamos então ao que poderá compor o seu MarTech Stack:
Automação de Marketing
As plataformas de Automação de Marketing são as que designamos tipicamente por all-in-one, isto é, combinam numa única solução o que por norma está disperso em várias. Esta centralização traz muitos ganhos pelas sinergias entre todas as iniciativas e simplifica fortemente a operacionalização do Inbound Marketing. Tudo está conectado e faz mais sentido junto. Da atração com o SEO e redes sociais à conversão com as landing pages, pop-ups e formulários, à nutrição com a base de contactos e respetivo perfil com histórico de interação (lead scoring), segmentações, e-mail marketing, lead scoring e fluxos de nutrição/gestão, e a análise com os dados e dashboards para acompanhar os resultados a 360.º e fazer os ajustes necessários. Eis a nossa seleção:
No caso de optar por ferramentas separadas para cada área, tem várias opções:
Landing pages
Email Marketing
- Mailchimp (com versão gratuita)
- Constant Contact
- Mailjet (com versão gratuita)
- Mailerlite (com versão gratuita)
Redes Sociais
- Hootsuite
- SproutSocial
- Buffer (com versão gratuita)
- Socialbakers
Web Analytics
Para complementar e enriquecer as análises e a parte crítica da otimização e palavras-chave:
- Google Analytics (Grátis)
- Google Search Console (Grátis)
- Google Data Studio (Grátis)
- Hotjar
SEO
- Moz (com funcionalidades gratuitas)
- SEMRush
- Ahrefs
- Google Keyword Planner (Grátis)
- Google Trends (Grátis)
Desempenho Técnico do Website:
- Google Pagespeed Insights (Grátis)
- Website Grader (Grátis)
- GTmetrix (Grátis)
Media Paga
Para aumentar o alcance das suas ações e acelerar resultados, o investimento em media paga desempenha um importante papel. No caso das empresas de TI B2B estas são as plataformas de referência para as suas campanhas, que devem ser o mais segmentadas possível:
Design
Se a sua equipa de marketing é reduzida e não pode contar com um Designer sempre que precisa, existem ferramentas que facilitam a criação de qualquer peça a partir de templates, desde banners para email e websites, imagens para as redes sociais, apresentações, flyers, infográficos, etc. Sugerimos as seguintes:
Caso conte com uma equipa de design ou alguém com conhecimentos mais avançados:
- Adobe Creative Cloud
- Figma (com versão gratuita)
Os vídeos assumem uma importância crescente nas iniciativas de marketing e também há forma de tornar a sua produção mais rápida e intuitiva para um profissional de marketing a partir de templates de todo o tipo:
Em termos de imagens para ilustrar os seus conteúdos, e para não ter problemas com direitos de autor ou fraca qualidade, existem vários portais onde pode pesquisar e fazer download:
Ainda nesta área, de forma que as imagens não sejam demasiado pesadas e comprometam a performance do website, deve utilizar ferramentas para a sua otimização e compressão:
Webinars
Os webinars são uma excelente forma de partilhar conhecimento e gerar leads, não apenas na altura em que são apresentados ao vivo mas com a sua gravação e acesso posterior on-demand. Há várias plataformas que permitem aproveitar funcionalidades interativas e fornecem uma valiosa analítica:
- GoToWebinar
- Zoho Meeting (com versão gratuita)
- Zoom (com versão gratuita)
- Webex (com versão gratuita)
Verificador de escrita
Por fim e não menos importante, sendo especialistas em comunicação a última coisa que queremos é escrever com erros e de forma pouco profissional. Muitas ferramentas já vêm com corretores, mas no caso de a língua “oficial” da sua empresa ser o inglês ou também tiver que criar conteúdos nesta língua, esta é uma excelente ferramenta:
- Grammarly (com versão gratuita)
E pronto! Esperamos que estas sugestões lhe sejam úteis e auxiliem a encontrar o MarTech Stack mais apropriado para a sua empresa de TI.
No que respeita à automação de marketing, apesar de usarmos qualquer plataforma, temos um carinho especial pelo RD Station devido à sua relação preço/qualidade e à forma como se adequa tão bem à realidade das tecnológicas em Portugal. Quer vê-lo em ação? Temos implementado com sucesso em inúmeras empresas como a sua para concretizar a estratégia de Inbound Marketing. Fale connosco e marque uma demonstração personalizada 😊