Formas do marketing aproveitar a transformação digital
A transformação digital tem a ver com tecnologia mas vai muito além dela. Em termos empresariais práticos, a transformação digital é potenciar a tecnologia em benefício do negócio, é aproveitar todo o seu poder para melhorar a forma como as coisas são feitas. É por isso que hoje assume um papel fundamental e transversal a todos os processos, áreas e departamentos – inclusive o de marketing.
O marketing tem a difícil missão de conseguir ser pertinente o suficiente para passar a mensagem certa a um cliente cada vez mais exigente, autónomo e proativo – afinal 60% da jornada de compra já está feita por ele antes de entrar em contacto direto com a empresa. Então, como podem os responsáveis de marketing ser mais eficazes, explorando todas as oportunidades trazidas pela transformação digital? No artigo de hoje, mostramos 4 formas.
1. Explorar e Integrar Novos Meios e Plataformas
Website, apps, redes sociais, newsletters, formulários, chats, lojas físicas, entre muitos outros, são vários possíveis pontos de contacto. Todos estes canais devem estar interligados de forma a proporcionarem a melhor experiência ao cliente. Por exemplo, no seguimento de uma campanha de automação de marketing via email, a empresa pode possibilitar a realização de uma demonstração online através do website com a interação, em tempo real, via chat com um consultor comercial especializado.
Integrar significa também alinhar diferentes áreas da empresa, nomeadamente vendas, marketing e serviços de suporte – recolhendo e partilhando informação valiosa sobre o cliente, que faz toda a diferença no resultado final.
2. Criar Marketing de Conteúdo
Considerada uma das principais estratégias do Inbound Marketing, o Marketing de Conteúdo consiste no desenvolvimento e distribuição de conteúdo relevante e útil para o público-alvo com o objetivo estratégico de atrair, converter, envolver e manter um forte e frutífero relacionamento entre as empresas e as pessoas a quem se dirigem.
A definição de uma estratégia de marketing de conteúdo, ajuda a sua empresa a posicionar-se como expert e autoridade na área em que atua ao fornecer conhecimento valioso à buyer persona em cada fase da jornada de compra em que se possa encontrar e ao longo do funil de marketing.
3. Automatizar o Marketing
Quando falamos de bases de dados com centenas ou milhares de contactos, torna-se difícil comunicar com todos de forma personalizada. A utilização de plataformas de automação de marketing viabiliza, facilita e acelera este processo, uma vez que permite criar fluxos de comunicação automáticos com diferentes mensagens de acordo com diferentes pressupostos, ações prévias e perfis.
Mensagens segmentadas, disparadas no momento certo, facilitam, e muito, o relacionamento e nutrição dos leads.
Além disso, com a utilização de uma plataforma de automação de marketing, como por exemplo o RD Station, é possível ter dados em tempo real sobre a interação com as diferentes campanhas.
Dessa forma, consegue medir e fazer ajustes on-time de acordo com os resultados e o comportamento dos leads. O foco é atrair o potencial cliente e fazê-lo interessar-se pelo valor que a sua empresa acarreta (sempre de forma contextual e personalizada com base no que conhece dele) e não “bombardeá-lo” com mensagens agressivas, massificadas e “invasivas” ao estilo do “velho” vendedor de enciclopédias.
4. Aproveitar o potencial do Big Data
O volume atual de informação gerada diariamente – e acumulada – passou a ser encarado como uma fonte de insights e não apenas uma mera recolha de dados. Quais são as ações que estão a gerar mais leads, mais tráfego ou mais ROI? Qual o Custo de Aquisição de Cliente (CAC) ou o Customer Lifetime Value (CLTV)?
Aproveite todo o potencial do Big Data: recolha dados, integre-os e traduza-os em valor acrescentado. Faça as suas campanhas de forma inteligente, com base em dados. Obtenha um conhecimento profundo da buyer persona, consiga realizar ações mais incisivas e melhore continuamente as suas estratégias com um foco permanente nos resultados e crescimento do negócio.
Precisa de ajuda para explorar o potencial da transformação digital no marketing da sua empresa de TI? Fale connosco!