4 formas do marketing aproveitar a transformação digital

A transformação digital é sobre tecnologia mas vai muito além dela. Em termos empresariais práticos, a transformação digital é potenciar a tecnologia em benefício do negócio. É por isso que ela hoje assume um papel fundamental e transversal a todos os processos, áreas e departamentos – inclusive o de marketing.

O marketing tem hoje a difícil missão de conseguir ser pertinente o suficiente para conseguir passar a mensagem a um cliente extremamente crítico e proativo- afinal 60% do processo de compra já está feito por ele, antes de solicitar um contacto direto com a empresa. Então, como podem os responsáveis de marketing ser mais eficazes neste processo, explorando todo o potencial trazido pela transformação digital? No post de hoje, mostramos 4 formas de o fazer:

 

1. Explorar e Integrar Novos Meios e Plataformas

Site, apps, redes sociais, newsletters, formulários, lojas físicas, entre muitos outros meios, são vários possíveis pontos de contacto. Todos estes canais devem estar interligados, de forma a proporcionarem a melhor experiência ao cliente. Por exemplo, no seguimento de uma campanha de automação de marketing via email, a empresa de TI pode possibilitar a realização de uma demonstração online através do site com a interação, em tempo real, via chat com um consultor comercial especializado.

Integrar significa também alinhar todas as áreas da sua empresa: vendas, marketing e serviços de suporte, de forma a reunir informação valiosa sobre o consumidor e proporcionar uma experiência de compra realmente adequada.

Uma pesquisa da McKinsey demonstra que 86% dos compradores estão dispostos a pagar mais por uma experiência de compra melhor.

 

2. Criar Marketing de Conteúdo

Considerada uma das principais estratégias do Inbound Marketing, o Marketing de Conteúdo, consiste no desenvolvimento e distribuição de um conteúdo relevante, com o objetivo estratégico de atrair, converter, envolver e manter um forte relacionamento entre as empresas e clientes.

A definição de uma estratégia de marketing de conteúdo, ajuda a sua empresa de TI a tornar-se numa expert na área em que atua, uma vez que fornece informação útil à buyer persona, em cada fase da jornada de compra e ao longo do funil de marketing.

 

3. Automatizar o Marketing

Quando falamos de bases de dados com centenas ou milhares de contactos, torna-se impossível de comunicar com todos de uma forma personalizada. A utilização de plataformas de automação de marketing ajuda a viabilizar este processo, uma vez que permite criar fluxos de comunicação de forma automática.

A comunicação de mensagens segmentadas, disparadas no momento certo, facilita, e muito, o relacionamento e nutrição dos leads.

Além disso, com a utilização de uma plataforma de automação de marketing, como por exemplo, a RD Station, é possível ter dados em tempo real sobre o relacionamento dos clientes com as diferentes campanhas lançadas pela empresa.

Dessa forma, é possível medir e ajustar a oferta on-time ao comportamento dos leads, nutrindo-os, de forma a despertar o seu desejo de compra. Com esta metodologia, o foco é atrair o potencial cliente, de forma a fazê-lo interessar-se por um produto ou serviço da empresa e não “bombardeá-lo” com mensagens comerciais agressivas e “invasivas” ao estilo do “velho” vendedor de enciclopédias.

 

4. Aproveitar o potencial do Big Data

O volume atual de informação gerada diariamente – e acumulada – passou a ser encarado como uma fonte de insights e não apenas uma recolha de dados. Quais são as ações que estão a gerar mais leads, mais tráfego ou mais ROI? Qual o Custo de Aquisição de Cliente (CAC) ou o Customer Lifetime Value (CLTV)?

Aproveite todo o potencial do Big Data: recolha dados, integre-os e traduza-os em métricas. Obtenha um conhecimento profundo da buyer persona, consiga realizar ações mais incisivas e melhore continuamente as suas estratégias com um foco permanente nos resultados e crescimento do negócio.

 

 

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