7 dicas para escrever Artigos de Opinião
Escrever artigos de opinião demonstra conhecimento, competências e experiência no tema em causa, reforçando a credibilidade, notoriedade e autoridade no setor de atuação, seja ele Tecnologias de Informação – que é o mundo da OUTMarketing, ou qualquer outro.
Pela sua génese, os artigos de opinião não podem ter qualquer cariz comercial, mas ao serem assinados por determinada pessoa com determinada função em determinada empresa, significa que o que ali está exposto é o que é defendido e seguido nessa empresa. Ou seja, reflete o seu know-how e boas práticas.
Aparecer nos media é sempre uma enorme mais-valia e quando se trata de artigos de opinião o patamar é ainda superior. O meio de comunicação social reconhecer que as suas ideias contam e merecem ser partilhadas com os leitores revela-se de grande apreço. E isso é amplamente valorizado pelos clientes, potenciais clientes e parceiros da empresa, contribuindo para reforçar a confiança e a imagem no mercado. Adicionalmente, são uma forma de enaltecer e dar voz a vários membros da equipa, contribuindo para a sua motivação e sentimento de pertença.
Assim, os artigos de opinião não apenas melhoram o posicionamento da empresa e contribuem para que seja uma referência, como também funcionam como complemento a outras formas de interação com os media: press releases, entrevistas ou participação em cadernos especiais. Trata-se também de algo win-win: praticamente todos os meios de comunicação social têm um espaço dedicado a este tipo de escrita e estão ávidos por conteúdo de qualidade e de alto valor para a sua audiência.
Normalmente os artigos de opinião baseiam-se na partilha de boas práticas, dicas, pontos de vista, tendências e análises sobre determinada temática, subentendendo-se que na empresa do autor é assim que se trabalha, que existe expertise valioso e a mensagem que fica é altamente positiva.
Ao escrever artigos de opinião tenha sempre a audiência em mente e tente a publicação num meio de comunicação social que os seus clientes e potenciais clientes costumem ler para se manterem informados e enriquecerem conhecimentos.
Confira algumas dicas para escrever artigos de opinião de forma eficaz:
1. Escolha um tema e um título atrativos
Existe sempre tempo e espaço para um tema apelativo e oportuno, e a primeira impressão está no título. Use a criatividade e chame a atenção, em primeiro lugar do jornalista (para publicar o artigo) e em segundo lugar do leitor (é para este que o artigo é escrito e tem mesmo de se sentir tentado a lê-lo). Tenha em atenção que o artigo deve estar relacionado com temas relevantes, atuais, inspiradores e úteis para o target, que acrescentem efetivo valor, que de alguma forma respondam às suas preocupações, desafios e ambições.
2. Defina o seu argumento
Como o nome indica, o texto deve conter uma opinião estruturada. Se não está entusiasmado com o tema ou não o domina, deve escolher outro. E não se limite a criticar problemas; apresente também soluções e alternativas construtivas. Os leitores tendem a apreciar artigos de opinião que oferecem perspectivas positivas e propostas de ação.
3. Sustente a sua opinião
Artigos de opinião fortes são construídos com base em factos válidos, reais, ou seja, dados que sustentam o seu argumento e não apenas o seu ponto de vista. Fundamente a sua opinião e dê exemplos práticos, relacionados com a sua experiência. Pode eventualmente utilizar citações de experts no tema e estatísticas/relatórios/estudos independentes para sustentar os seus argumentos.
4. Não publicite a sua empresa e os seus produtos/serviços
Artigos de opinião não devem fazer publicidade à empresa nem à sua oferta para não tornar o texto comercial. O autor e onde trabalha são sempre referenciados na assinatura e ao escrever sobre algo que faz parte do seu dia a dia, transmite indiretamente que é isso que a empresa defende e pratica. Está a promovê-la de forma subtil e credível ao mesmo tempo que partilha insights valiosos.
5. Seja conciso
Cada meio de comunicação social é diferente, mas a maioria solicita um artigo de opinião até 4.500 caracteres (incluindo espaços). Utilize frases e parágrafos curtos, com um discurso fluido e uma lógica sequencial. Exponha a sua opinião de forma pragmática, perceptível e sucinta. Não faça divagações desnecessárias e vá diretamente ao ponto.
6. Adeque a sua linguagem ao leitor
Evite a utilização de voz passiva e jargão técnico. O leitor quer ficar informado e saber mais sobre determinado tema, e não inundado num mar de dúvidas. Adapte o tom e o estilo ao tipo de meio e audiência, e seja autêntico ao expressar as suas opiniões.
7. Conclua confirmando a ideia principal
Retome a ideia inicial e termine o artigo comprovando e retirando o sumo dessa mesma ideia. No final, efetue uma revisão cuidada e certifique-se que não existem erros gramaticais, incoerências ou redundâncias, e faça os ajustes necessários para garantir que o texto ficou claro, coeso e convincente. Partilhe com alguém para recolher feedback antes de enviar para o meio de comunicação social.
Em conclusão, escrever artigos de opinião que tornem os leitores mais ricos em conhecimento demonstra a expertise do autor (e por consequência da empresa onde trabalha e pela qual assina o artigo) naquilo que são as suas valências, repercutindo uma imagem de credibilidade, conquistando a sua confiança e formentando o interesse pela empresa.
Se estas dicas para escrever artigos de opinião o deixaram inspirado e quer aumentar a autoridade e notoriedade da sua empresa de Tecnologias de Informação, conte connosco!
Obrigada pela ajuda
Foi tudo dito sobre o artigo de opinião. Muito esclarecedor para quem os escreve.
Muito boa as suas dicas, me ajudou bastante.
Iniciamos o nosso caminho no Inbound Marketing (agora)…obrigado…pela postura consultiva muito próxima e adequada ao nosso negócio, mostrando muito profissionalismo e disponibilidade nos vários temas abordados.
muito bom site bem informativo
Muito bom seu artigo e obrigado pelas dicas
Gostei bastante deste conteudo, achei o site fazendo
pesqiuisas ne Internet! Show………
Muitíssimo obrigado pelas dicas,,
aaaaaaaaaaa muito bom
Me senti encorajada a iniciar
Meu primeiro artigo de opinião, afinal com diz Salomão , a Diligência deve preceder à Visão