A diferença entre target, ICP e persona
Durante muito tempo, a única maneira dos profissionais de Marketing determinarem para quem iriam comunicar a marca, produtos e/ou serviços, era através da definição do target. No entanto, com as mudanças do mercado (cada vez mais global, digital e competitivo) e dos comportamentos de compra (clientes cada vez mais exigentes e autónomos), surgiu a necessidade de desenvolver ações menos massivas e mais segmentadas/personalizadas.
Assim, a acrescentar ao generalista target, temos o ICP – Ideal Customer Profile e a persona. É comum que haja alguma confusão na interpretação dos conceitos. Vamos então, entender a diferença entre target, ICP e persona e como podemos aplicá-los corretamente nas estratégias de Marketing da sua empresa de Tecnologias de Informação.
Target
Target ou público-alvo é um recorte demográfico, socioeconómico e comportamental de um grande grupo de pessoas para os quais os produtos e serviços da sua empresa de TI podem ser úteis. É o conceito mais genérico, útil para uma perceção rápida de quem a empresa se dirige. Dependendo da sua realidade específica, para definir um target considere dados como:
- Género e idade
- Localização
- Função
- Gostos e interesses
- Setor de atividade e dimensão (volume de negócios e/ou número de colaboradores) da empresa onde trabalha
ICP
O ICP – Ideal Customer Profile é uma descrição que resume, como o próprio nome indica, o seu Cliente Ideal. Aquele que se identifica com a sua empresa de TI, que é comprometido, que vê valor e usabilidade do seu produto/serviço e que tem as suas necessidades atendidas com bons resultados. É mais destes que precisa e para tal têm que estar muito bem descritos de forma a facilitar a procura de semelhantes e entender mais facilmente o “fit” quando recebe um pedido de proposta ou tem uma reunião de diagnóstico da situação para apresentá-la. Além dos dados que correspondem ao Target e que por isso fazem automaticamente parte do ICP, devemos responder a perguntas como:
- Qual o grau de maturidade tecnológica dos meus Clientes atuais? O que mais valorizam no serviço prestado/solução fornecida? Que características específicas têm para que o meu produto/serviço faça sentido e retirem o máximo valor?
- Quais os Clientes que tive mais casos de sucesso ou maior retenção e upsell/cross-sell e porquê?
- Qual o normal ciclo de vendas quando tudo corre bem? Envolve que intervenientes?
- Em média, qual o ticket médio dos meus Clientes?
O conjunto de respostas permite-lhe assim criar uma régua de qualificação para poder investir tempo e recursos nos potenciais Clientes que possuem o perfil do seu Cliente Ideal.
Os dados que possui sobre os atuais Clientes são essenciais para ajudar na criação do Cliente Ideal e conseguir definir uma direção. Lembre-se que a definição do ICP deve ser atualizada conforme as mudanças de mercado, da oferta e do comportamento do consumidor. Nesse sentido, a definição do ICP serve como exercício para relembrar quem a sua empresa de TI quer ter como Clientes e, claro, para orientar nas estratégias de Marketing.
Persona
Personas são personagens que representam os seus interlocutores-tipo e são construídas a partir de pessoas reais com características, qualidades e comportamentos parecidos, permitindo ter uma ideia detalhada de quem é o seu potencial Cliente e do que procura. Para criar uma persona, é necessário realizar um trabalho de pesquisa e brainstorming para reunir informações como:
- Género e idade
- Função
- Setores de atuação da empresa onde trabalha
- Formação
- Posição na empresa
- Geografias
- Papel na compra
- Tempo médio para decidir comprar
- Hábitos, hobbies, estilo de vida
- Desafios, objetivos, desejos e aspirações
- Frustrações, dores e dificuldades que enfrenta no quotidiano
- Que medias consome, onde procura informação para se manter atualizado
- Que tipos de conteúdo tem interesse
- Quem o influencia
- Que tecnologias usa
- Critérios que normalmente usa para decidir
- Objeções que normalmente apresenta no processo de compra
As personas são o fundamento de tudo. É para impactar e responder aos seus problemas e ambições que o conteúdo é planeado, produzido e divulgado (seja qual for o formato ou canal), por isso é muito importante tê-las bem definidas, aliando insights de quem lida com os potenciais clientes e clientes no terreno, bem como deles próprios sempre que possível.
Dicas extra
- Descreva num documento qual o target, o ICP e as personas da sua empresa de TI. Lembre-se: esse documento deve ser a base de todas as iniciativas e de uso partilhado, envolvendo as equipas de vendas e Marketing.
- Capacite a sua equipa para trabalhar corretamente com as informações dos perfis definidos. Só assim irá obter vantagens.
- O próximo passo é estruturar a Jornada de Compra. Para abordar as pessoas certas com a mensagem certa na altura certa.
- É comum ter mais do que uma persona, três é o que mais se verifica. É melhor não exagerar para não trazer demasiada complexidade e perder o foco.
Quer saber como aplicar os conceitos de target, ICP e persona nas suas estratégias de Marketing? Fale connosco!