A importância do Email Marketing nas empresas de TI
A sua empresa de Tecnologia de Informação (TI) percebe a importância do Email Marketing? Ou utiliza esta estratégia de Marketing apenas “porque sim”? Quando falamos de Marketing Digital, há diversas possibilidades, mas atrevemo-nos a dizer que o email Marketing para B2B, é o melhor canal de comunicação e um dos principais pilares de conversão numa estratégia de Content Marketing, pois permite um contato mais próximo, pessoal e simples com o atual ou o potencial Cliente.
Aqui estão várias dicas de email Marketing para B2B, mas antes, queremos partilhar alguns dados e números interessantes. O nosso objetivo com este artigo de blog, é mostrar-lhe a importância do Email Marketing e como usá-lo na sua estratégia de Content Marketing.
Porque investir numa estratégia de email Marketing para B2B?
O e-mail, quando alinhado com as outras estratégias de Marketing da sua empresa de TI, pode superar o resultado estimado de outros canais, incluindo as redes sociais. Há várias pesquisas realizadas, ano a ano, que mensuram o quanto eficaz pode ser um email Marketing. Reunimos e resumimos alguns dados:
- Através do email Marketing, a sua empresa tem 40 vezes mais possibilidades de adquirir um novo Cliente do que pelo pelo Facebook ou pelo Twitter (McKinsey);
- As probabilidades de receber um clique por meio de um email, são seis vezes mais elevadas do que por um post no Twitter, por exemplo (Campaign Monitor);
- Um email Marketing pode dar-lhe, aproximadamente, 40$ de retorno por cada 1$ gasto (Direct Marketing Association);
- Mais de 72% das pessoas preferem receber conteúdo promocional via email, comparado com 17% que preferem receber pelas redes sociais (Marketing Sherpa);
- Emails Marketing personalizados aumentam o CTR (click-through rate) em 14% e as taxas de conversão em 10% (Aberdeen Group);
- O email é um ponto de contacto importantíssimo ao longo da Jornada do Cliente e por isso, 73% dos profissionais de Marketing de nível sênior acreditam que o email Marketing é fundamental para os negócios (Salesforce).
3 dicas para criar uma estratégia de email Marketing B2B
1 – Calendário editorial
Não é nenhuma novidade que, o conteúdo, tem de ser personalizado e relevante, certo? Mas, para além disso, é necessário criar uma identidade visual e um calendário editorial para a sua estratégia de email Marketing B2B.
O visual do seu email Marketing deve ser apelativo, clean e de fácil leitura. Lembre-se: é necessário chamar a atenção do seu Cliente de alguma forma! Já o seu calendário editorial pode ser dividido por temas, por exemplo: um envio sobre os serviços e produtos da sua empresa de TI e um envio sobre conteúdos diversos ligados a área de atuação da sua empresa. Ou então, pode fazer um mix dos dois tipos, adotando sempre, um modelo padrão.
Algumas dicas para criar o seu email Marketing:
- Crie um cabeçalho bonito e clean com o logotipo da sua empresa de TI;
- Estruture o corpo do email de forma apelativa e que desperte a vontade de clicar nos banners, nos artigos de blog, nas chamadas de ação, etc;
- O Content Marketing começa com a linha do assunto no email (para desenvolver, pense como se fosse a única linha de texto do seu email) e com o título de abertura (o título deve convencer o Cliente a ler o resto do seu conteúdo);
- Disponibilize todos os contactos e recursos de interação para facilitar com que o seu email chegue ao maior número de potenciais Clientes.
2 – Calendário
Atenda às expectativas dos seus Clientes enviando emails com uma programação frequente. Quer seja semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, estabeleça um dia e um horário para o envio dos emails e, deste modo, habitue os seus Clientes a estar sempre em contacto com a sua empresa de TI.
Estudos apontam que os melhores dias para o envio de email Marketing são as terças e as quartas-feiras, de manhã. No entanto, aconselhamos que faça testes, sempre apontando o registo para mensurar os resultados. Ah! E lembre-se! Envie os emails com conteúdo realmente diferenciador e de apoio ao negócio do seu Cliente. Não se esqueça de ser sempre relevante em cada comunicação que faça com o seu Cliente.
3 – Call to action
Todo o email enviado para os seus Clientes, requer uma ação e para isso recomendamos que, através do conteúdo, desenvolva os melhores convites para induzir o Cliente a dar o próximo passo. Geralmente, o call to action está num link, em palavras em negrito e com cores distintas, num botão ou banner. Lembre-se que a inclusão de call to action deve ser “na medida” para não causar distração e deixar o Cliente perdido ao ler o seu email.
Algumas ideias para call to action:
- Mais informações;
- Garanta já;
- Últimos dias de campanha ou últimas unidades;
- Compra agora;
- Seja o primeiro a descobrir.
6 tipos de email Marketing que pode enviar para os seus Clientes
1 – Emails de “Boas-vindas”
Aproveite o momento em que assinou contrato com o seu Cliente para lhe enviar um email de “Boas-vindas” que, para além de apresentar de forma resumida a sua empresa de TI, a equipa, processos e calendarização de ações, partilhe conteúdo relevante. Surpreenda! Afinal, são as primeiras impressões que mais contam, não são?
Algumas ideias para desenvolver um email de “Boas-vindas”:
- Lembre-se que o email deve atribuir valor e não ser uma simples mensagem de “Olá, obrigado por se registar…”. Esse é um ótimo momento para mostrar o diferencial da sua empresa e o quanto o vínculo com o Cliente, através do email, é importante;
- Seja pessoal e convidativo como se estivesse a receber o Cliente no seu escritório;
- Aproveite para apresentar a sua empresa de TI de uma forma simples, informal e objetiva. Este é o momento para fazer com que o Cliente pense “É este o meu parceiro de negócio!”.
- Mostre o quanto está disponível para conversar e ajudar o seu Cliente. Disponibilize os links para as redes sociais, telefone para contacto e outros canais de comunicação.
2 – Emails de agradecimento
Sempre que houver oportunidade, deve lembrar-se de dizer “obrigado”. Emails de agradecimento demonstram cortesia e apreciação pelos seus Clientes. Pode enviar emails deste género sempre que um Cliente efetuar download do seu conteúdo, como por exemplo, um ebook, infográfico, estudo de caso, etc; após a participação de um webinar ou uma demonstração de produto; quando preencher um formulário de pesquisa ou quando lhe comprar um produto ou serviço.
Algumas ideias para desenvolver um email de agradecimento:
- Emails de agradecimento não devem ser ocasionais. Devem ser uma estratégia permanente para cada ação que o Cliente complete no seu webisite. Crie um padrão de mensagens, personalizadas para cada ação, e deixe-as programadas;
- Elabore uma mensagem simples e eficaz e, se for oportuno, inclua um link para um conteúdo ou landing page. Deste modo, estará a dar ao seu Cliente uma segunda oportunidade, caso se tenha esquecido de descarregar o ebook, por exemplo ou então, a possibilidade de partilhar o email com outros contactos importantes, como por exemplo, o CEO da empresa.
3 – Novidades
E-mail é uma forma económica e simples de partilhar as novidades da sua empresa de TI. A sua empresa desenvolveu uma grande pesquisa de mercado? Lançou um novo serviço? Vai desenvolver um webinar? Ou, simplesmente, inseriu um novo artigo no blog? Bem, estas são apenas algumas ideias de novidades que pode partilhar com os seus Clientes. Emails deste género agregam valor, pois mostram o quanto dinâmica e atualizada é a sua empresa de TI.
4 – Pesquisas
Quem não gosta de se sentir importante? Todas as vezes que for lançar um novo produto, aperfeiçoar um processo ou desenvolver uma pesquisa de mercado, aproveite para envolver os seus Clientes, dando-lhes a oportunidade de contribuir com um importante momento da sua empresa e depois, retribua através de uma informação em primeira mão.
5 – Ativação
Com o passar do tempo, é provável que a sua lista de email seja separada em dois perfis de Clientes: ativos e inativos. Veja a lista dos inativos como uma oportunidade de testar outras estratégias de Content Marketing para, deste modo, reativá-los e assim concluir uma ação que ficou em pausa, como por exemplo, completar o login ou agendar a demonstração de uma plataforma de TI.
Algumas ideias para desenvolver um email de ativação:
- Utilize um processo de email automatizado para enviar os emails num prazo adequado e uniformizado;
- Mostre que está disponível para atender o Cliente e que a reativação dele é muito importante para a sua empresa;
- Elabore uma mensagem personalizada. Se o Cliente ganhou um prémio, se a sua empresa atualizou uma ferramenta ou tem uma campanha especial… aproveite estas circunstâncias para criar uma mensagem que seja capaz de cumprimir com os objetivos do email: ativar o Cliente que, por alguma razão, se afastou da sua empresa!
6 – Campanha
Email, é um canal de comunicação ideal para comunicar qualquer uma das atividades da sua empresa e, uma campanha, apesar do caráter comercial, não é exceção! Aproveite este tipo de email para ressaltar os pontos fortes do produto ou do serviço, bem como o diferencial da sua empresa de TI.
Algumas ideias para desenvolver um email de campanha:
- Crie uma mensagem que passe a sensação de exclusividade;
- Se o preço for um diferencial, deixe-o visível e com bastante destaque no corpo do email;
- Lembre-se que o assunto do email tem de despertar muita curiosidade. Tem de vencer a disputa com tantos outros emails que enchem a caixa de email do seu Cliente;
- Finalize com um call to action irresistível e disponibilize todas as formas de contacto.
Checklist antes de enviar o primeiro email Marketing
- Personalize todas as mensagens, principalmente o assunto do email;
- Crie emails segmentados. Por exemplo, com base em cargos, na frequência com que um Cliente interage com o seu conteúdo, quais os produtos ou serviços que os seus Clientes usam ou o seu estágio na Jornada de Cliente. As suas possibilidades de segmentação são ilimitadas!
- Faça os seus emails compatíveis com os diferentes navegadores e dispositivos móveis e, antes de enviar, teste!
- Mensure os resultados! Estabeleça os KPIs das suas estratégias de email Marketing e analise-os diariamente. Para o email, os KPIs mais comuns são: aumento da base de email, taxa de abertura, taxa de cliques e ROI.