Big Data e os novos desafios dos marketers
O quotidiano dos marketers está mais complexo e desafiante. As plataformas de comunicação e de contacto com o cliente multiplicaram-se, assim como os dados gerados com essas interações. Por outro lado, o cliente é hoje mais informado e exigente. Já não se satisfaz com informação passiva. Quer interatividade, personalização. E, claro, existem as limitações de budget.
É aqui que entra a tecnologia, nomeadamente o Big Data e as ferramentas analíticas e de visualização de dados. Quando bem aproveitadas permitem que o Marketing seja muito mais assertivo e eficaz.
Atualmente, os marketers vivem uma era gloriosa, com mais informação sobre os clientes do que nunca, mas simultaneamente mais difícil. Porque estão inundados de dados. Estruturados e não estruturados. A tarefa de dar sentido a esses dados é onde a tecnologia pode ajudar. E permitir a criação de novas abordagens.
Recentemente, um estudo da Aberdeen, que inquiriu 180 marketers, revelou que mais de 40% dos inquiridos apontou a eficácia das suas campanhas como sendo a grande vantagem do alinhamento entre os departamentos de Marketing e de TI. A possibilidade de direcionar as ações e com isso obter melhor ROI foi a segunda razão apontada para a utilização das ferramentas de Big Data e analítica.
Sobre isso, Adele Sweetwood, Vice-presidente de Marketing no SAS, lembra que a utilização de técnicas analíticas permite, por exemplo, reduzir entre 30 a 40 por cento nos opt-out nas campanhas de email. Isto faz com que a taxa de sucesso seja superior, nalguns casos na ordem dos 50 por cento. Sendo que “todos estes resultados têm de ser atribuídos não apenas à inteligência e criatividade dos marketers mas também à sua capacidade de obter os dados, analisá-los e compreendê-los, de forma a tomar melhores decisões”, acrescenta. O que só se consegue se houver um alinhamento entre os departamentos de TI e de Marketing. Opinião que é partilhada por Berni Mobley, Vice-presidente de IT Enterprise Services no SAS. “Tradicionalmente as TI têm considerado como cliente as unidades de negócio internas que ‘servem’. Temos de mudar essa perspectiva de ser um fornecedor de serviço interno para olhar para os clientes da empresa de forma conjunta com o Marketing”.
A revista norte-americana Forbes dedicou um artigo a este tema. Intitulado “Big Data, Analytics And The Future Of Marketing And Sales”, refere que as empresas bem-sucedidas usam a analítica para detectar novas oportunidades; criam ligações com os clientes logo no início da sua jornada de compra; e têm um sistema/infraestrutura simples e rápido. Já o SAS alerta para o facto de que a utilização da tecnologia Big Data não significar necessariamente (e automaticamente) ter um melhor Marketing. No entanto, o potencial está lá, comparando o Big Data ao ingrediente secreto de uma receita fabulosa.
E a sua empresa? Está a aproveitar todo o poder dos dados para atingir melhores resultados?
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