Como é que a OUTMarketing ajuda as empresas de TI a aumentar a notoriedade e autoridade?
Esqueça tudo o que sabe sobre Marketing B2B! As empresas de Tecnologia enfrentam desafios ainda mais únicos. Primeiro existem formas muito específicas de aumentar a notoriedade e autoridade da empresa. Segundo é uma indústria que evolui muito mais rápido do que qualquer outra. Terceiro, porque consiste maioritariamente em bens “imateriais” ou intangíveis, isto é, que o Cliente não consegue ver ou tocar. Aliás, mesmo depois da aquisição, nem sempre os benefícios são visíveis imediatamente. Quarto, porque o modelo de negócio das Tecnologias é, muitas vezes, com base em subscrições ou monthly fee, em vez de consistir em pagamentos pontuais.
O culminar de todos estes fatores faz com que as empresas de Tecnologia estejam expostas a um risco particularmente elevado de churn ou abandono. Ao contrário de outros setores, é imprescindível fazer um esforço contínuo para acompanhar o Cliente mesmo depois do onboarding e continuar a nutrir uma relação de confiança, em suma, até este se tornar um cliente embaixador. Desde o primeiro contacto do Cliente e mesmo durante todas as renovações da subscrição, essa relação de confiança passa pela notoriedade e autoridade da empresa.
A OUTMarketing especializa-se no Marketing para empresas de TI há 14 anos, por isso estamos numa posição única para entender os desafios que falámos acima e encontrar as melhores soluções para os superar. Mas como é que ajudamos as empresas de Tecnologia a aumentar a notoriedade e a autoridade no mercado?
Assessoria de Imprensa
A assessoria de imprensa é fundamental para cimentar tanto a sua notoriedade, como a sua autoridade. Hoje, sabemos que ninguém prossegue para uma compra sem pesquisar primeiro. Portanto, aquilo que os seus Clientes vão encontrar escrito sobre si é determinante para a decisão. Além disso, se conseguir que outros meios deixem um link para o website, contribui para a sua subida nos motores de pesquisa.
Mas esse não é o único motivo para apostar na assessoria de imprensa. Ao conseguir publicações em meios relevantes, estabelece-se como uma autoridade e assegura que os seus Clientes – futuros e atuais – continuem a ver a sua empresa como uma líder. Na OUTMarketing recomendamos 5 formatos de conteúdo para as Tecnológicas enviarem aos media e terem sucesso nas suas campanhas de relações públicas. Depois, capitalize as menções na imprensa com o clipping de imprensa, para continuar a gerar credibilidade e confiança até anos depois da publicação.
Produção de Conteúdo
Cerca de 90% do Inbound Marketing é produção de conteúdo. Não só de conteúdo que atrai potenciais Clientes, por estar bem posicionado nos motores de pesquisas, mas também de conteúdo que demonstra o seu know-how. Sugerimos conteúdos que combinam as palavras-chave mais indicadas para o seu negócio com os temas que interessam às suas personas durante as diferentes fases da jornada. Assim, a sua empresa consegue afirmar-se como uma autoridade em toda a jornada de compra e semear confiança.
Mas, tal como o conteúdo que envia à imprensa, o conteúdo que publica no seu próprio site, blog ou perfil de Linkedin Pulse também pode contribuir a criar uma imagem de liderança e vanguarda. Isto consegue-se sobretudo através de artigos de thought leadership (“liderança de pensamento”, em tradução literal), em que introduz conceitos novos, discute tecnologias inovadoras ou fala de assuntos que ainda escapam à sua concorrência. Pouco a pouco, alicerça a sua reputação como líder de opinião, o que lhe confere a tal autoridade.
Aumentar a notoriedade e autoridade com Consultoria Especializada
Graças à experiência que reunimos nos últimos 14 anos, a OUTMarketing também presta uma consultoria especializada. Em vez de sugerir estratégias que “normalmente funcionam em B2B”, temos em consideração o seu público e estratégias aplicáveis às empresas de TI. Uma das sugestões que abordámos há pouco tempo no blog foram as comunidades de TI, que dão um sentimento de “pertença” ao Cliente. Quando o Cliente se sente sempre apoiado, transmite-lhe confiança e autoridade.
Esta é, evidentemente, apenas uma sugestão. Uma entre tantas que se podem aplicar à sua empresa de TI, e que só iremos sugerir se fizer sentido para a sua empresa. Para nós, não existem “fórmulas” e o nosso serviço de consultoria tenta prestar sempre críticas construtivas, ajustadas ao seu plano de Marketing. Veja o caso de sucesso da Blue Screen para perceber como a OUTMarketing ajudou a empresa a sair do anonimato, construir notoriedade e destacar-se no mercado durante um processo de internacionalização.
Search Engine Optimization (SEO) contribui para a notoriedade e autoridade da sua tecnológica
É certo que o Google posiciona melhor as páginas com mais backlinks. Mas é uma pescadinha de rabo na boca: os resultados número 1 também conseguem 3.8 vezes mais backlinks. Ranquear nos primeiros postos e ser constantemente citado por outras fontes (“autoridade por associação”) aumenta a notoriedade da sua marca e começa a gerar reconhecimento. Mesmo que a persona ainda não tenha entrado em contacto consigo, vai começar a reparar que encontra o seu nome de forma orgânica por todo o lado.
Por isso, na OUTMarketing também ajudamos com a parte mais “técnica” da produção de conteúdo: a pesquisa de keywords, o on-page SEO, a otimização dos textos para cada plataforma (sabia, por exemplo, que o tamanho ideal de um post é entre 2100 e 2400 palavras?), o meta conteúdo, a velocidade do site, a construção do microcopy e outras técnicas específicas para SEO B2B.
Ao contrário do que acontece no marketing B2C, em B2B, o seu Cliente precisa de se aperceber que há uma lacuna nas suas operações e procurar uma solução. Mas escolher a sua solução – e não a da sua concorrência – depende da confiança que nutre por si como parceiro. Com isto em mente, esperamos que estas dicas para aumentar a sua notoriedade e autoridade lhe sejam úteis. Ficou curioso? Fale connosco!