como escrever um artigo de blog

Como escrever um Artigo de Blog para sua empresa de Tecnologia!

Não, não precisa de confirmar se este artigo foi escrito em 2003. Hoje temos mesmo de voltar a falar sobre escrever artigos para blog. Para alguns, pode parecer um tópico pouco relevante ou inusitado em 2020 – afinal, muitas empresas têm blogs há décadas (literalmente), mesmo no caso das empresas de Tecnologia. Mas é talvez por tantas empresas julgarem que “é fácil” ou que “qualquer pessoa pode escrever” que há tantos blogs abandonados e, mais grave ainda, artigos que não são lidos na íntegra. Quando o assunto é Transformação Digital, Inovação, Tecnologias de Informação e Softwares, a questão ainda é mais gritante, afinal “Como escrever um Artigo de Blog para a sua empresa de Tecnologia”.

Então, é altura de voltar aos básicos. Vamos ver passo a passo como escrever artigos de sucesso para o seu blog e como estes conteúdos são fundamentais para o bom funcionamento do Marketing Digital nas empresas de TI. Mas primeiro, vamos começar por relembrar porque é que os blogs são tão importantes.

Aumenta a autoridade

Em primeiro lugar, o blog é a voz da empresa. É através dele que demonstra ter um conhecimento profundo sobre o setor e se posiciona como uma figura de autoridade.

Alimenta o Inbound Marketing

Depois de estabelecer a sua autoridade, o blog apoia as ações de Inbound Marketing. Mais conteúdo significa mais oportunidades para inserir um CTA e obter os dados de um potencial Cliente.

Melhora o SEO

Um bom blog contribui para o aumento do tráfego orgânico, com tudo o que isso traz de positivo para a sua empresa: CAC mais baixo, Leads de qualidade, aumento de referrals (graças a mais earned media), maior confiança na sua marca, entre outras vantagens.

Passo a passo para escrever um artigo de Blog

Mas para isto tudo acontecer, é preciso que o blog tenha conteúdos educacionais, que dão respostas a perguntas reais, e que sejam apresentados de uma forma interessante para captar a atenção dos leitores, incitar a partilha, a ação e a interação. O passo a passo que se segue está em linha com as recomendações de especialistas de Marketing Digital e também da Hubspot.

1. Conhecer a audiência

Para ter um blog de sucesso, tem de conhecer a sua audiência (buyer personas)  e colocar-se no lugar dela diariamente. Comece por responder a estas perguntas: quais são as suas dúvidas? Que conhecimentos, competências ou ferramentas querem adquirir? Que novidades, dados, estatísticas ou notícias procuram? Por melhor que escreva, se o conteúdo não for relevante ou se não acrescentar valor, não vai ajudar ninguém e passa despercebido. Por isso, comece por descrever a sua buyer persona e nunca pare de a otimizar.

2. Escolher um título específico

Os títulos têm uma importância totalmente desproporcional ao seu tamanho, mas é a realidade. Não só nos artigos de blog – também nos artigos de jornal ou nas revistas, todos começamos por ler a manchete para decidir se vamos ler o artigo ou não. Então, antes de escrever, comece por criar um título que incite à leitura. Verá que, ao mesmo tempo, está a decidir que estilo de artigo vai ser. Alguns dos estilos mais populares:

  1. How-to’s: “Como escrever um artigo de blog”, por exemplo;
  2. Listagem: “As 10 melhores dicas  para escrever um artigo”
  3. Curadoria: “10 tipos de artigos de blog que devia produzir agora”
  4. Notícias: “Google altera o número de caracteres visíveis nos resultados de pesquisa”
  5. Thought-leadership: “Tendências no Marketing de Conteúdo para os próximos 5 anos”

3. Escrever uma introdução poderosa

O primeiro parágrafo lança o anzol e, se for bom pescador, consegue captar a atenção do leitor por mais alguns momentos. As introduções devem dar uma boa razão para continuar a ler. Por exemplo, neste artigo, semeamos a dúvida: “será que os meus artigos estão a falhar?”. E demos-lhe razões para continuar: descobrir se está a fazer bem e, caso não esteja, dar-lhe passos específicos para melhorar.

4. Estruturar o corpo do artigo de forma apelativa

Grandes manchas de texto são mal recebidas pelos leitores em geral. Por isso, é mais eficaz dividir a informação em secções e subtítulos, para facilitar a “leitura na diagonal” e a procura por partes específicas. Por exemplo, aqui, é possível que vários dos nossos leitores já conheçam a importância dos blogs no Marketing Digital e só estejam interessados em melhorar os seus artigos. Assim, com os subtítulos, identificam imediatamente para onde devem saltar. Relativamente aos parágrafos, é recomendado  um máximo de 5 a 6 linhas.

5. Escreva sobre o que sabe e suplemente

Neste artigo, começamos por falar da importância da autoridade. É, de facto, a palavra de ordem aqui. Os seus artigos devem passar expertise (perícia) e confiança. Isto acontece naturalmente quando escrevemos sobre coisas que conhecemos bem. Temos a experiência, o know-how e, como tal, conseguimos ter insights e conectar com os problemas reais das pessoas. Suplemente os artigos com dados, estatísticas, notícias, etc, que suportem ou forneçam informações adicionais.

6. Ligue-se com outras páginas

Não tenha receio de deixar ligações para páginas externas. Desde que sejam fontes fidedignas, também de confiança, e num universo relacionado com o seu (mas não concorrentes diretas), estas ações simples contribuem para uma melhoria do SEO. Ao mesmo tempo, está a dar um backlink e um elogio a outros produtores de conteúdo. Quem sabe se não vão retribuir com um backlink valioso ou partilhar nas suas próprias redes sociais?

7. A Conclusão

Quem é que nunca foi espreitar o fim de um livro? Neil Patel defende que a conclusão é uma das primeiras coisas que o leitor vai procurar. Quando os leitores estão sedentos por informação, partem logo para a secção que pensam que vai ter o que precisam saber de forma condensada. Se gostarem da conclusão, depois lêem o artigo para aprender mais. Aproveite a conclusão para deixar também um CTA e colocar uma pergunta à audiência. Caso aceite comentários, estará a incentivar a participação da sua audiência.

Considerações Finais

Embora esteja longe de ser uma ciência exata, como escrever um artigo de blog (de sucesso) segue alguns padrões. As melhores práticas, tal como recomendadas por especialistas por todo o mundo e corroboradas pela nossa própria experiência, são as que deixámos aqui. Se acredita que o blog da sua empresa podia dar um apoio maior à sua atividade de Inbound Marketing, este artigo pode dar-lhe as bases para um diagnóstico.

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