Como escrever um Artigo de Blog para a sua empresa de Tecnologia
Para alguns, pode parecer um tópico pouco relevante ou inusitado – afinal, muitas empresas têm blogs há décadas. Mas é talvez por julgarem que “é fácil” ou que “qualquer pessoa pode escrever” que há tantos blogs que falham, não cumprem os requisitos mínimos e os resultados ficam aquém do esperado. Quando o assunto é Transformação Digital, Inovação, Tecnologia, a questão ainda é mais gritante. Afinal como escrever um artigo de blog?
Vamos explicar o passo a passo e como estes conteúdos são fundamentais para o sucesso do Marketing Digital nas empresas de TI. Mas primeiro, comecemos por relembrar porque é que o blog é tão importante.
Aumenta a autoridade – Em primeiro lugar, o blog é a voz da empresa. É através dele que demonstra ter um conhecimento profundo sobre o setor em que atua e se posiciona como uma figura de autoridade – não com conteúdos comerciais mas sim educativos.
Alimenta o Inbound Marketing – O blog é uma crítica base das ações de Inbound Marketing. Mais conteúdo significa mais oportunidades de atrair quem interessa ao seu website, agregar valor e inserir um CTA para obter os dados dos potenciais clientes e começar a relacionar-se com eles.
Melhora o SEO – Quando os artigos são de qualidade e estão otimizados para a palavra-chave definida, o blog contribui para o aumento do tráfego orgânico com tudo o que isso traz de positivo para a sua empresa: CAC mais baixo, leads de qualidade, aumento de referrals (graças a mais earned media), maior confiança na sua marca, entre outras vantagens.
Passo a passo para escrever um artigo de Blog
Para tudo isto acontecer, é preciso que o blog tenha conteúdos valiosos, que deem respostas a perguntas reais, e que sejam apresentados de uma forma interessante para captar a atenção dos leitores, incitar a partilha, a ação e a interação. O passo a passo que se segue está em linha com as recomendações de especialistas de Marketing Digital e também da Hubspot.
1. Conhecer a audiência
Para ter um blog de sucesso, primeiro tem de conhecer bem a sua audiência (buyer personas) e colocar-se no lugar dela. Quais são as suas dúvidas, desafios e ambições? Que conhecimentos, competências ou ferramentas procuram? Que novidades, dados, estatísticas ou notícias se interessam? Por melhor que escreva, se o conteúdo não for relevante ou se não acrescentar valor, não vai ajudar ninguém, frustra expectativas e é apenas uma perda de tempo e recursos. Por isso, comece por caracterizar as suas buyer personas e tenha-as sempre em mente na altura da escrita.
2. Escolher um título apelativo
Os títulos têm uma importância desproporcional ao seu tamanho, mas é a realidade. Não só nos artigos de blog – também nos media ou qualquer outro formato, todos começamos por aí para decidir se vamos ler ou não. Crie um título que incite à leitura e reflita a sua pertinência! Alguns exemplos dos estilos mais populares:
- How-to’s: “Como escrever um artigo de blog em 3 passos”;
- Listagem: “As 10 melhores dicas para escrever um artigo de blog”
- Curadoria: “10 tipos de artigos de blog que devia produzir agora”
- Notícias: “Google altera algoritmo – Qual o impacto nos seus artigos de blog?”
- Thought-leadership: “4 tendências de Marketing de Conteúdo para os próximos 5 anos”
3. Escrever uma introdução poderosa
O primeiro parágrafo lança o anzol e, se for bom pescador, consegue captar a atenção do leitor por mais alguns momentos. As introduções devem dar uma boa razão para continuar a ler. Por exemplo, neste artigo, semeamos a dúvida: “será que os meus artigos estão a falhar?”. E demos-lhe razões para continuar: descobrir se está a fazer bem e, caso não esteja, dar-lhe passos específicos para melhorar.
4. Estruturar o corpo do artigo de forma apelativa
Grandes manchas de texto dificultam a leitura e não proporcionam uma boa experiência ao utilizador. Por isso, divida a informação em secções e subtítulos, até mesmo para acelerar a procura por partes específicas. Por exemplo, aqui, é possível que vários dos nossos leitores já conheçam a importância de ter um blog e só estejam interessados em melhorar os seus artigos. Assim, identificam imediatamente para onde devem saltar. Relativamente aos parágrafos, é recomendado um máximo de 5 a 6 linhas para cada um. Outra boa prática é a utilização de bullets.
5. Escreva sobre o que sabe e complemente
Neste artigo, começamos por falar da importância da autoridade. É, de facto, a palavra de ordem aqui. Os seus artigos refletem a sua expertise na área. Isto acontece naturalmente quando escrevemos sobre coisas que conhecemos bem. Temos a experiência, o know-how e, como tal, conseguimos ter insights e conectar com os problemas reais das pessoas. Enriqueça os artigos com links para dados, estatísticas, notícias, conceitos, etc, que suportem, certifiquem ou forneçam informações adicionais.
6. Ligue-se com outras páginas
Por falar em links, não tenha receio de deixar ligações para páginas externas. Aliás deve mesmo fazê-lo, a par dos links internos, desde que sejam fontes fidedignas e credíveis, num universo relacionado com o seu (mas não concorrentes diretos, claro). Estas ações simples de link building contribuem para uma melhoria do SEO. Ao mesmo tempo, está a dar um backlink e um “elogio” a outros produtores de conteúdo. Quem sabe se não vão retribuir com um backlink valioso?
7. A Conclusão
Quem é que nunca foi espreitar o fim de um livro? Neil Patel defende que a conclusão é uma das primeiras coisas que o leitor vai procurar. Quando está sedento por informação, parte logo para a secção que julga vai ter o resumo do que precisam de saber. Se gostar da conclusão, lê o artigo para perceber o que está por trás e aprender. Aproveite a conclusão para deixar também um CTA como o próximo passo que gostaria que o leitor desse. Caso aceite comentários, estará a incentivar a participação da sua audiência e a fomentar a troca de ideias.
Embora esteja longe de ser uma ciência exata, escrever um artigo de blog (de sucesso) segue alguns padrões. As melhores práticas, tal como recomendadas por especialistas por todo o mundo e corroboradas pela nossa própria experiência, são as que deixámos aqui. Se acredita que o blog da sua empresa podia dar um apoio maior à sua estratégia de Inbound Marketing, este artigo pode dar-lhe as bases para um diagnóstico. E, claro, conte com a OUTMarketing em todas as fases que envolvem o blog – desde a caracterização das personas ao planeamento editorial, produção dos conteúdos, otimização SEO, e divulgação nos vários canais/inserção em ações de nutrição.
Acabei de ler seu artigo e achei o blog muito interessante, tem muita informação que eu estava procurando, parabéns.
Cine Vision V6 Abraços 😉 !