Como evitar a pasta de SPAM no email marketing
É certo e sabido que o email marketing continua a ser uma das formas mais eficazes de comunicar com o target. Mas, para tal, convém que a mensagem seja recebida no inbox e não vá direta para o lixo. Como? Não existe uma fórmula mágica para evitar a pasta de SPAM no email marketing, mas sim um conjunto de boas práticas que todos devemos seguir.
4 passos fundamentais para evitar a pasta de SPAM:
- Escolher uma Ferramenta de Email Marketing certificada – os domínios dos seus utilizadores estão bem pontuados porque estas plataformas autenticam e garantem a propriedade e validade antes de enviarem qualquer email e “obrigam” a cumprir boas práticas com os templates, regras, sugestões e metodologias utilizadas – como, por exemplo o americano mailchimp, o português e-goi ou, em alternativa, a Ferramenta de Marketing Automation RD Station.
- Envio a contactos continuamente atualizados, qualificados, segmentados, que são mesmo o seu target e que têm real interesse em receber a informação em causa – para minimizar os denominados bounces que prejudicam a reputação do domínio e para que os emails não sejam logo apagados, “unsubscribed” ou, pior ainda, marcados como SPAM – esta informação é registada pelos fornecedores de email e denigre-o como remetente. Dica: aproveite os canais de informação da sua empresa, para perguntar ao target se quer registar-se ou continuar receber atualizações da empresa. E nunca, envie email marketing para bases de dados que não deram autorização para receber emails da sua empresa.
- Criação de conteúdos relevantes, valiosos, úteis e interessantes para o destinatário – a reputação perante os fornecedores de email tem muito a ver com a interação das listas perante o email enviado, e apenas mensagens pertinentes para o destinatário vão originar aberturas, cliques, reencaminhamentos e respostas. A propósito deste ponto, faça sempre corresponder o envio ao tipo de informação que o contacto subscreveu e à periodicidade prometida.
- Higienização da Base de Dados – se já tem uma base de dados antiga, lembre-se de que deve ir procedendo a uma higienização da mesma. O principal objetivo da higienização é remover da base todos os emails que não são válidos, nem relevantes, para as próximas campanhas da sua empresa.
11 boas práticas para evitar a pasta de SPAM:
Garantindo o cumprimento destes 3 passos fundamentais, tenha então em atenção as seguintes boas práticas para evitar a pasta de SPAM no email marketing:
- Cuidado com o assunto – Evite palavras relacionadas com urgência, vendas e ordens (compre, agora, grátis, prémio, bónus, oportunidade), pontos de exclamação (sem exagero, por favor!!!!), call-to-actions repetitivos (clique aqui) e frases em caps lock (NÃO GRITE COM O SEU TARGET). Tudo isto no assunto do email é ainda mais problemático. Não engane nem defraude expetativas com assuntos de email que não correspondem ao corpo do email. Lembre-se: seja persuasivo, mas não manipulador, e incisivo, não ultrapassando os 40/50 caracteres;
- Não envie emails muito pesados (de preferência até 100kb) nem muito compridos (normalmente associados a SPAM) e equilibre o rácio texto/imagem. Preencha sempre o “alt text” para que a mensagem passe mesmo quando a imagem não aparece. Os emails onde só imagem com texto embutido podem ser considerados SPAM – os filtros vão pensar que os está a enganar;
- Aponte links apenas para sites credíveis e não utilize links reduzidos (estão muito associados com SPAM – tipo bit.ly);
- Não utilize formulários, vídeo, flash ou javascript no email (estes emails não são suportados, ficam sem formatação e aumentam instantaneamente a probabilidade de ir para SPAM). Dica n.º 1: no caso das animações, coloque antes uma imagem estática com um botão de play e um link. Dica n.º 2: no caso de formulários, aponte antes para uma landing page (opte também por esta via para substituir anexos);
- Não abuse de formatações e cuidado com o HTML – utilize apenas duas ou três cores, dois ou três tamanhos de letra (não ultrapasse o 14) e um ou dois tipos de letra (os mais standard); e não faça copy/paste do word ou de programas de design, pois gera HTML mal feito, com inúmeros caracteres adicionais e propício a ser considerado SPAM;
- Atenção ao email do Emissor – Salientamos que nunca deve utilizar o seu próprio email ou o seu fornecedor de email, tipo Outlook, para enviar mensagens a várias pessoas (por exemplo, em bcc), pois fica logo associado a envio massificado e suspeito.
Ainda aí está? Ainda temos mais dicas para evitar o spam!
- Certifique-se que o email não tem erros gramaticais e linguísticos – são uma forma de ser identificado como feito por “máquinas”;
- Inclua sempre o seu endereço físico (confirma que a empresa de facto existe) e uma forma de remover e atualizar a subscrição, bem como peça aos contactos para o adicionarem à lista de remetentes de confiança para evitar bloqueios por excesso de zelo;
- Personalize um “de” facilmente identificável (por exemplo, o nome da empresa, e um endereço de email tipo newsletter@ ou contacto@ em vez de caracteres tipo hyt65hyyy4@) e um “para” com o nome do destinatário (demonstra que o conhece);
- Além da versão HTML, inclua a versão texto (torna o email mais amigável para determinados servidores e é um indicador de legitimidade). Teste sempre para se certificar que chega em corretas condições (Outlook, Gmail, etc). Utilize um design responsive para a visualização ser perfeita em qualquer dispositivo;
- Inclua a data algures no email para demonstrar que a mensagem é atual;
O Email marketing já esteve em perigo de extinção várias vezes, mas volta sempre mais forte e sofisticados. Parte de nós ter bom senso e empatia para o saber usar.
Que outras dicas sugere nesta área? Utiliza mais alguma para evitar a pasta de SPAM no email marketing?
Este artigo foi escrito originalmente a 16 de dezembro de 2014 e atualizado a 30 de novembro de 2021