Como fazer uma pesquisa de palavras-chave para o seu negócio
No Inbound Marketing é fundamental definir uma estratégia de Content Marketing, pois a base para atrair o target ao seu website é a criação de conteúdo relevante a partir das palavras-chave do seu negócio. Ou seja, o seu website tem de ser a resposta que o Google dá quando o seu potencial cliente pesquisa na internet. No post de hoje vamos aprender a fazer uma pesquisa de palavras-chave para utilizar na sua estratégia através do Planeador de Palavras-chave do Google.
O que é uma pesquisa de palavras-chave e qual a importância do Planeador de Palavras-chave do Google
A primeira fase do funil de vendas é atrair visitantes para o seu website, lembra-se? Para tal, eles precisam encontrar a sua empresa ao navegarem na internet.
O Google é um dos canais prioritários neste processo e a sua empresa precisa aparecer obrigatoriamente. O primeiro passo, é pensar quais as palavras-chave dos seus users às quais a sua empresa dá resposta? Faça um brainstorming e aponte.
Depois vá ao Google e escreva essas palavras para ver se aparecem, que resultados originam e quais as sugestões que a própria ferramenta dá ao começar a escrever. Acrescente todas as que façam sentido ao seu negócio.
Finalmente, para ter mais ideias, procure tendências e valide se essas palavras têm pesquisas suficientes ou demasiada concorrência.
Como utilizar o Keyword Planner do Google
Para utilizar o Planeador, só precisa entrar no Google Adwords, no menu “Ferramentas” clicar em “Planeador de Palavras-chave” e escolher a opção de “Encontrar novas palavras-chave e ver dados de volume de pesquisas”. Insira a oferta, o url da landing page (página web de destino) ou a categoria do produto ou serviço, o seu país e a língua. Com estas configurações pré-estabelecidas, está pronto para começar, embora existam filtros mais elaborados.
Clique em “Obter ideias”. Vão então aparecer uma série de palavras-chave sugeridas, a média de pesquisas mensais, o lance sugerido (para o caso de, no futuro, querer anunciar no Adwords). Faça download para excel. Depois, volte ao menu principal e clique em “Exibir tendências e dados de volume de pesquisas” para colocar e analisar as palavras-chave que selecionou no brainstoming anterior. Faça download para excel.
Agora já tem um vasto conjunto de palavras-chave relacionadas com o seu negócio que necessita escolher.
Exemplos
Por exemplo, no caso da OUTMarketing, com base em “marketing digital” aparecem 440 sugestões:
O ideal é organizá-las por grupo de anúncios, para facilitar o trabalho e descobrir/agregar palavras-chave complementares. Neste caso, sem qualquer filtro adicional, o Google sugere 21 grupos de anúncios:
Lembre-se de utilizar um ideal de três termos que definam a sua oferta: não seja demasiado genérico (grande concorrência e abrangência) nem específico (pouca quantidade de pesquisas) para aumentar as hipóteses de aparecer para quem realmente lhe interessa.
Como escolher Palavras-chave
Para escolher as palavras-chave, além do fit total ao seu negócio, deve assim ter em conta três fatores:
- Volume de pesquisa: o número médio de vezes que as pessoas pesquisaram essa palavra-chave exata com base no período e nas configurações de segmentação selecionados. Aqui pode ver a popularidade da palavra-chave.
- Concorrência: o número de anunciantes que exibiram anúncios para cada palavra-chave em relação a todas as palavras-chave no Google. Aqui pode ver o grau de competitividade do canal de anúncios para uma palavra-chave (baixo, médio ou alto).
- Lance: o valor indicativo que terá de pagar no caso de querer investir no Google Adwords. O lance sugerido é calculado considerando os custos por clique (CPCs) que os anunciantes estão a pagar pela palavra-chave, de acordo com as configurações inseridas.
Com base nas palavras-chave selecionadas, é altura de começar a criar novas páginas e otimizar as existentes para o Google entender que o seu conteúdo é a melhor resposta quando o utilizador as pesquisa!
Aqui pode consultar “7 técnicas de SEO para aparecer no topo das pesquisas“.
Lembre-se de que o blog também dá um suporte fundamental, pela atualização contínua que proporciona e pela criação de conteúdo útil e de qualidade para o público-alvo, de acordo com as palavras-chave definidas.
Artigo escrito originalmente em junho de 2016 e atualizado a junho de 2021
Interessante.
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