Como o Inbound Marketing aumenta os resultados das empresas SaaS
“As vantagens do Inbound Marketing para as empresas SaaS são, claramente, demonstradas pelos números. Atualmente existem 4.95 mil milhões de utilizadores de Internet em todo o mundo e passam em média 7 horas por dia conectados a partir de qualquer dispositivo. “
O modelo Software as a Service, mais conhecido como SaaS, está a ganhar cada vez mais preponderância e adeptos no mercado. Além das vantagens em termos de custos e comodidade para o utilizador, permite às empresas aproveitar todo o poder e alcance da Internet para crescer o seu negócio e vender sem qualquer contacto comercial direto. A partir de uma app ou website, os clientes podem saber mais e adquirir com um simples clique o plano que pretendem subscrever. Tudo de forma autónoma.
E é precisamente pela possibilidade de toda a jornada de compra ser percorrida de forma autónoma e digital – da aprendizagem e descoberta ao reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra – que a metodologia Inbound Marketing faz todo o sentido.
Criar conteúdos para que a empresa e os seus produtos apareçam diante dos potenciais clientes seja qual for a fase em que se encontram, para os empoderar com o conhecimento que precisam, aproveitar o poder da tecnologia para otimizar todo o processo e personalizar ao máximo a comunicação, em suma, para trazer o tão importante elemento humano mesmo sem interação pessoal.
O Inbound Marketing torna-se o elemento-chave para construir relações de confiança, win-win, das empresas SaaS ao longo da Jornada de Compra: atrair, converter, nutrir, vender, analisar e reter.
O impacto do Inbound Marketing nas empresas SaaS
As vantagens do Inbound Marketing para as empresas SaaS são claramente demonstradas pelos números. Atualmente existem 4.95 mil milhões de utilizadores de Internet em todo o mundo e passam em média 7 horas por dia conectados a partir de qualquer dispositivo. Estes são dados do estudo “Digital 2022 Global Overview”, que foi publicado pelo Data Reportal juntamente com a Hootsuite. O estudo revela ainda que a primeira razão apontada para a utilização da Internet é “encontrar informação” e que os motores de pesquisa são a primeira fonte indicada para descobrir novas marcas, produtos e serviços, e que a visita ao website das empresas é o primeiro canal citado para interagir.
E são apenas alguns dados. Será que a sua organização está a maximizar tudo isto? Deve perguntar-se se tem os conteúdos certos para captar a atenção e ser considerado. Ou são os concorrentes que estão a trabalhar melhor para aproveitar o potencial gigante trazido pelo mundo conectado?
Tudo começa com a definição das personas, ou interlocutores-tipo. Quais as características, ambições e desafios das pessoas a quem o seu produto SaaS se dirige? O conteúdo é desenvolvido e pensado para atrair as suas personas. De forma a que percebam a área em que a sua empresa atua, reconheçam a importância de investir nela, entendam que percebe do assunto como ninguém, e concluam que a sua oferta é a que melhor responde ao que pretendem. Através de conteúdos como artigos de blog, eBooks, webinars, páginas corporativas e de produto, vídeos de demonstração, casos de sucesso, entre tantos outros. Conteúdos de livre acesso e em troca dos contactos, para posterior relacionamento, que são otimizados em termos de SEO para aumentar as possibilidades de serem ranqueados no Google e disseminados por vários canais, incluindo media paga para aumentar o alcance.
E, falando de tecnologia, uma plataforma de automação de marketing pode ser um excelente aliado. Para centralizar as ações (redes sociais, email, landing pages, fluxos de gestão e nutrição, etc), criar sinergias entre elas, acelerar tarefas, qualificar e segmentar leads, e aceder a dados valiosos, entre tantos outros benefícios e funcionalidades.