Como unir Inbound Marketing e Agile numa Tecnológica!
Qualquer empresa de desenvolvimento de software conhece bem o conceito de Agile. Afinal de contas, esta abordagem de trabalho, nasceu no início do novo século como forma de aumentar o ritmo de lançamento de novos softwares. 20 anos depois, só temos uma coisa a concluir: funcionou! Aliás, funcionou tão bem que os frameworks de trabalho Agile, como o Scrum, estenderam-se a outras indústrias e departamentos. Segundo um dos co-autores, Jeff Sutherland, são “perfeitos para tarefas complexas e criativas”.
Por isso, o Marketing é uma das áreas que mais beneficia de uma mentalidade Agile. Hoje vamos ver como é que o Inbound Marketing se pode juntar aos Agile – e como pode fazer esta passagem facilmente se a sua equipa já estiver familiarizada com esta metodologia.
O que é Agile?
O método Agile, ou Ágil (em Português), é usado em gestão e desenvolvimento de projetos. Baseia-se na divisão dos projetos em ciclos curtos de trabalho, conhecidos como sprints, o que permite gerar resultados tangíveis a um ritmo previsível. É a prova de que, grão a grão enche a galinha o papo.
De acordo com a Forbes e a CMG Partners, 93% dos CMOs que usam práticas ágeis reportam uma aceleração no desenvolvimentos de conceitos, campanhas e produtos.
Porquê combinar o Inbound Marketing e o Agile?
As práticas ágeis são metódicas, no sentido em que promovem testes empíricos e iterativos. Isto dá ao Marketing um novo fôlego. Torna-o mais científico e menos “tentativa-e-erro”. Em conjunto com o Inbound Marketing e estratégias data-driven, o CMO consegue fazer uma série de avaliações quantitativas e qualitativas acerca das campanhas que fez, de forma a remover entraves e introduzir melhorias nos processos.
Vale a pena ver com mais detalhe como é que o Inbound Marketing e o Agile se complementam em vários pontos para tornar os departamentos de Marketing das empresas de tecnologia mais eficientes, produtivos e eficazes.
Campanhas orientadas para os objetivos
Na prática de sprints do scrum, as equipas concentram-se em ciclos de trabalho curtos, normalmente de 2 semanas. Este processo compacto permite fazer pontos de situação regulares e ajustar os próximos passos em função dos resultados.
De igual modo, as equipas de Inbound Marketing baseiam-se em KPIs e objetivos para medir o progresso ao longo do tempo. Ao aderir ao Agile, o Marketing alinha-se ao resto da empresa durante os sprints e consegue avaliar o que correu bem, ou mal, em cada ciclo.
Maior número de interações e testes
Faz parte do processo da equipa de Inbound produzir materiais, testá-los e medir o impacto. Um dos métodos mais conhecidos para fazer isto são os famosos testes A/B. As campanhas são posteriormente otimizadas com base nos resultados, canalizando o investimento para os criativos e materiais mais impactantes. É fácil ver como as equipas ágeis, que vivem de testes e iterações, se alinham com as práticas do Inbound.
Equipas colaborativas e a partilha de informação
No Agile, as equipas devem ser auto-suficientes, especializadas e completas. Por outras palavras, trabalham separados, mas de forma muito colaborativa, em constante comunicação. Isto é outro ponto em comum com o Inbound. No Inbound os copywriters, designers e web developers, cada um com uma função bem definida, trabalham em conjunto com os comerciais e gestores de vendas para mover os leads ao longo do funil. Embora a colaboração seja sempre uma grande mais-valia, é a união das forças de cada um que permite alcançar os resultados desejados.
Portanto, as empresas tecnológicas que já operam num framework ágil reconhecem esta estrutura de equipas “completas”, com todas as skills fundamentais para gerar valor.
Se já usa Inbound e Agile, mas nunca pensou em unir os dois, a equipa de Inbound pode juntar-se às tradicionais reuniões diárias de curta duração – os stand ups – que são usadas para partilhar insights entre diversos departamentos e deixar toda a organização na mesma página.
Customer Centric
Nesta altura do campeonato, já nos ouviu falar muitas vezes na jornada do cliente como o foco das estratégias de Marketing, Vendas e Customer Success. Naturalmente, o Inbound Marketing também é customer-centric, pois reconhece que o cliente é a chave para o crescimento.
Na mesma linha, os princípios do Agile destacam a satisfação do cliente como a sua “mais alta prioridade” e atuam em função das necessidades do cliente, algo que tanto o Inbound como as vendas percebem bem.
Tal como o Agile, o Inbound gira à volta do crescimento eficiente, de métricas e KPIs, testes, iterações e adaptações em tempo real e colaboração entre equipas, sempre com o foco na satisfação do cliente. Por isso, se já está familiarizado com frameworks ágeis, a adoção do Inbound Marketing para aumentar a geração de leads é um passo lógico e sem risco de gerar atrito.
Já aderiu à metodologia Agile, mas ainda não conhece o Inbound Marketing? Contacte-nos!