criar o seu blogue ou site

Conheça as plataformas de mercado para criar o seu blogue

Há alguns anos quando alguém falava em criar um site ou blogue, imaginava-se logo um trabalho complicado. Muitos pensavam que era necessário ter conhecimentos avançados em linguagem de programação.

De lá para cá a situação mudou bastante e hoje em dia ter um projeto na web é mais fácil do que se pensa. Um dos motivos para isso são as facilidades que as plataformas e os construtores de site proporcionam, com isto…já tem seu blogue?

O acesso a estes projetos tornou-se mais fácil, possibilitando que qualquer pessoa crie os seus blogues com temas diferenciados e facilmente personalizáveis.

Com uma plataforma ideal, a realização de publicações e a inserção de imagens e vídeos é feita de forma rápida. Até mesmo a quantidade de acessos ao blogue pode ser analisada graças aos recursos disponíveis.

Os melhores CMS’s para o seu blog

O termo CMS é uma sigla em inglês para Content Management System. Traduzindo para português, podemos afirmar que são “Sistemas de Gestão de Conteúdo”.

Com um CMS é possível gerir todos os aspectos de um blogue, onde terá o controlo absoluto do seu projeto. São tão versáteis, que qualquer blogue pode ser construído por meio de um CMS.

Alguns dos benefícios de utilizar um Sistema de Gestão de Conteúdo são a facilidade de personalização, mais económico e também contar com um melhor posicionamento no Google.

Conheça então alguns dos sistemas de gestão, mais recomendados atualmente, para criar e manter um blogue.

WordPress

É de longe o sistema mais famoso e também o mais indicado. O WordPress surgiu no ano de 2003. Desde então boa parte de blogues que conhecemos são construídos com base nele.

O WordPress possui características baseadas na linguagem PHP, que é uma importante linguagem script. Além disso, a plataforma conta com vários plugins e templates grátis, o que o torna mais fácil de personalizar e também versátil para os vários tipos de projetos web.

Apesar destas vantagens, é importante evitar a instalação de muitos plugins, uma vez que pode comprometer a velocidade e o bom funcionamento do blogue.

Joomla

Se o WordPress possui um rival à altura, esse, é o Joomla. Também é baseado em PHP e possui versões em mais de 60 idiomas.

Outro benefício desse CMS é que pode contar com vários templates à disposição, o que o torna apto para vários tipos de blogues.

Um exemplo de site famoso desenvolvido em Joomla é a página da Universidade de Harvard, nos EUA.

Drupal

Outro CMS que é desenvolvido em PHP, chama-se Drupal e apresenta vários benefícios para quem quer criar um blogue, sendo ainda mais dinâmico que os outros CMS’s.

Essa plataforma funciona, baseada em módulos, torna possível personalizá-la para praticamente qualquer coisa que se imagine em termos de desenvolvimento web.

Outro ponto positivo, é que o Drupal também é em open source e bastante seguro. A desvantagem… é que não é tão simples de usar como as opções anteriores!

Radiant

Ele não possui o mesmo potencial que um WordPress ou um Joomla, mas é prático, sendo adequado para quem possui um projeto web de menor dimensão.

Este, contém ainda uma estrutura semelhante ao HTML para a criação de templates e, ainda por cima, conta com uma quantidade considerável de plugins.

 

Conheça alguns sistemas de criação de sites

Igualmente intuitivos e práticos ao nível dos procedimentos, sistemas de criação de sites são alternativas interessantes para quem quer ter presença online.

Wix

É considerado um dos mais famosos, por ser de fácil utilização, contar com vários templates e possuindo um vasto banco de imagens.

Outra característica notável é ser responsive, o que permite funcionar bem inclusive em dispositivos móveis.

Se o seu projeto consiste numa loja virtual, o Wix possui características que facilitam o gestão de esse tipo de projeto.

Vale salientar que é possível optar pela versão gratuita do Wix ou pela versão paga, sendo que esta última, possui recursos mais avançados e mais vantagens.

Zyro

A interface do Zyro é muito intuitiva. A prova disso, é o seu menu de fácil visualização e com várias funcionalidades. É graças a isso, que o Zyro permite uma alta capacidade de personalização.

Com ele o utilizador pode alterar o tema do seu blogue sempre que considerar necessário, além das fontes, imagens e outros recursos.

Todas essas possibilidades podem ser realizadas apenas através da funcionalidade “clicar e arrastar”. Permitindo também que possa criar formulários e inserir gadgets de redes sociais como o Facebook, o Twitter e o Instagram.

Webnode

Este criador de sites lançado em 2008, também permite realizar várias funções por meio do “arrastar e soltar”. Além disso, também possui recursos para facilitar a criação de uma loja virtual.

Além da loja virtual, o Webnode oferece outras duas modalidades: site comercial e websites, onde esse último é ideal para você criar o seu blogue.

 

É possível dizer que atualmente a realização de um projeto web está acessível para qualquer pessoa. As ferramentas são inúmeras e em geral muito fáceis de serem utilizadas. Por fim, com tantas opções só falta você colocar as suas ideias em prática.

 

Autor: Joel Gomes
Contacto: joel.gomes@weblink.com.br
Website: https://www.weblink.com.br/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment