Como criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo para a sua empresa de TI

Considerada uma das principais estratégias do Inbound Marketing, o Marketing de Conteúdo, consiste no desenvolvimento e distribuição de um conteúdo relevante, com o objetivo estratégico de atrair, converter, envolver e manter um forte relacionamento entre as empresas e clientes.

Para as empresas ligadas à inovação e à tecnologia, sobretudo as que atuam no mercado B2B, a produção de conteúdo apresenta inúmeros desafios. Entre os principais destacam-se a intangibilidade dos produtos/serviços, os termos técnicos da área para um público-alvo, muitas vezes, não técnico e a própria complexidade inerente à venda.

 

A importância de uma estratégia de Marketing de Conteúdo

Para que a produção de conteúdos seja eficaz, é muito importante desenvolver uma estratégia. Um bom planeamento traz diversos benefícios, tais como:

  • Capacidade de construir um relacionamento com potenciais clientes e o fortalecer com os já existentes;
  • Potenciar o aumento das vendas;
  • Reforçar a notoriedade da empresa, posicionando-a como expert na área de atuação;
  • Aproximar os produtos/serviços tecnológicos do público-alvo que não possui perfil técnico.

Uma estratégia de Marketing de Conteúdo, direciona as buyer personas pelo funil de marketing, levando-as a identificar problemas e a resolver os mesmos com as soluções criadas pela empresa de TI. Na prática, ela reconhece o seu constrangimento e limitação (por ex. necessidade de ter um serviço de backup ou um plano de disaster recovery) através de conteúdo criado de acordo com a jornada de compra e ao longo do funil de marketing (Ex. artigos de blogs, eBooks, Casos de Sucesso, etc.), até se tornar numa oportunidade de negócio para a área comercial.

As etapas para o sucesso de uma estratégia de Marketing de Conteúdo

Para se chegar a uma estratégia de sucesso existem pontos chaves que não podem ser ignorados pelas empresas do setor das Tecnologias de Informação.

1. Planeamento

Antes de mais, é essencial planear. Nesta fase há que traçar objetivos (SMART), definir buyer personas, escolher os meios/canais a serem utilizados, desenhar o cronograma de ações, selecionar os temas e quem são os responsáveis por cada parte do processo (criação, revisão, coordenação, publicação e promoção).

2. Criação

Após a fase de concepção e planeamento, temos a fase de criação do conteúdo. Aqui, são produzidas as imagens e textos considerados relevantes para o público-alvo, de acordo com a fase da jornada de compra e ao longo do funil de marketing. Por exemplo, uma buyer persona que esteja na etapa de “Consideração da Solução” pode ser abordada com um Caso de Sucesso que demonstre as vantagens para a empresa em adquirir determinado produto/serviço de TI.

3. Distribuição

Chegou o momento de colocar o conteúdo em produção. Nesta fase, é operacionalizada a estratégia de distribuição, que engloba os canais e as formas onde os conteúdos serão promovidos. Redes sociais, canais de vídeo, blogs, são algumas das formas das empresas de tecnologia compartilharem tudo o que foi produzido.

4. Análise de Resultados

É importante perceber que uma estratégia de Marketing de Conteúdo é um processo de aprendizagem e melhoria contínua.

Com base em tudo que foi planeado, chegou o momento de analisar resultados. É através dos indicadores de performance que é possível entender se o os objetivos traçados estão a ser cumpridos. Entender quais os conteúdos com mais visualizações no website, perceber quais que ajudam a converter visitantes em leads ou os que geram mais feedback nas redes sociais, são algumas das métricas que podem ser utilizadas.

A partir desta análise é possível tomar medidas e ações de melhoria da estratégia inicial, como introdução de novos conteúdos ou reforço do investimento num canal que gera um bom retorno.

 

Uma estratégia de Marketing de Conteúdo de sucesso é muito mais do que produzir conteúdo. É necessário planear, analisar e otimizar de forma contínua de forma a obter bons resultados.

Na OUTMarketing somos especialistas na produção de conteúdos para empresas de TI. Saiba como o podemos ajudar, fale connosco!

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