Está na hora de voltar aos básicos do SEO! [ + Template de Keywords SEO]
Perder visitas no site é um sintoma de que alguma coisa falhou e significa que está na hora de voltar aos básicos do SEO. Pode ter fontes de tráfego pouco diversas, estar a fazer campanhas para o público errado, a gerir mal o orçamento das campanhas PPC, ter sido penalizado com a última atualização do algoritmo do Google, ou feito uma alteração que tornou o site mais lento, entre outras possibilidades.
Antes de começar a engendrar mil e uma formas de aumentar o tráfego para o website, é importante perceber o que correu mal e corrigir esses fatores. Uma boa forma de chegar à raiz do problema é fazer uma análise de causa raiz.
Assim que chegar à(s) causa(s), neutralize-as, com os básicos de SEO que falamos abaixo. Descobriu que perdeu backlinks importantes e a sua posição no Google sofreu? Contacte os webmasters para os recuperar. A última campanha de Google Ads falhou porque não acertou no pain point? Melhore a sua persona. E por aí em diante.
Depois, tem luz verde para pôr em prática as seguintes táticas e estratégias para gerar visitas ao website, regressando aos básicos do SEO.
Criação de conteúdo
O conteúdo é o combustível do Inbound Marketing, e a principal forma de geração de visitas a baixo custo. É com o conteúdo que consegue atrair o seu público alvo, quer estejam a pesquisar no Google, a navegar numa rede social ou até num website que partilhou o seu conteúdo.
Para que o conteúdo funcione, é fundamental conhecer bem a sua persona. Só dessa forma é que consegue escrever sobre o que procuram, as suas necessidades, desafios ou dúvidas. Sem conhecer a persona, pode produzir muitos conteúdos que até atraem tráfego – mas não vai ser o público certo e não vai trazer resultados. Se estiver constantemente a atrair o público errado, o Google deteta os sinais de desinteresse e penaliza-o no ranking.
Outros fatores que determinam o sucesso do conteúdo:
- Regularidade nas publicações
- Distribuição do conteúdo nas redes sociais ou por email marketing
- Promoções pagas
Pillar content
O conteúdo “pilar” ou conteúdo “cornerstone” tem o objetivo de tornar o website uma autoridade num determinado tema aos olhos dos potenciais clientes e também dos motores de busca.
É mais simples do que parece e só envolve dois passos. Sabemos que os artigos longos (> 1500 palavras) recebem um destaque especial nos motores de busca. Por essa lógica, faz sentido escrever artigos longos para as keywords mais importantes para o negócio.
O segundo passo é criar artigos complementares, de menor dimensão, com links internos para o artigo longo. Esta estrutura indica aos motores de busca que se trata de um conteúdo de referência e promove-o nos rankings. Do ponto de vista do utilizador, vai ajudá-los a obter toda a informação sobre um tema.
Transformar o conteúdo
Tem um artigo que gera imensas visitas e engagement? Um vídeo com muitas visualizações? Uma publicação nas redes que se tornou popular? Capitalize estes temas ao transformá-los noutras formas de conteúdo.
Um artigo popular pode-se tornar um vídeo ou o tema de um webinar, por exemplo. Um vídeo pode-se tornar um blog ou um ebook para geração de leads. Uma publicação que só saiu nas redes pode-se tornar um conteúdo pilar e por aí fora.
Otimização histórica
Ainda sobre o conteúdo (é mesmo importante), os seus artigos antigos devem ser melhorados e atualizados, especialmente os que dão visitas regulares. Podem ser expandidos e transformados em conteúdo pilar, pode atualizar com dados mais recentes, colocar links internos para artigos novos, criar gráficos e/ou vídeos para aumentar o engagement. A criatividade é o limite!
Backlinks de qualidade
Nada é tão importante para o ranking nos motores de busca como backlinks de qualidade, porque aumentam a autoridade do seu domínio. Mas não é só pelo ranking. Naturalmente, cada website tem a sua própria audiência e podem-se tornar excelentes origens de tráfego.
A pergunta é: o que são backlinks de qualidade? São links de páginas com autoridade, normalmente com muitas visitas e interação, como páginas de notícias ou blogs da especialidade. Pode ter uma ideia da autoridade da página através da ferramenta Moz, por exemplo. Consiga estes backlinks através de assessoria de imprensa.
Parcerias ou Co-marketing
Uma forma rápida e muito eficaz de gerar backlinks e tráfego é fazer parcerias de conteúdo com empresas complementares. Por exemplo, se desenvolve aplicações de software personalizado pode fazer sentido uma parceria com uma empresa especializada em machine learning.
On-Page SEO
Há algumas alterações simples que pode fazer em todas as páginas do site, não só no blog, que trazem resultados:
- Trabalhar uma keyword por página e otimizar o conteúdo à volta dessa keyword (e sinónimos);
- Texto Alternativo ou Alt Text nas imagens, frases que descrevem as imagens com keywords;
- Inserir links internos;
- Escrever meta descrição e meta títulos;
SEO Técnico
A velocidade do site é um dos critérios mais determinantes para o sucesso da página. Use o PageSpeed Insights do Google para determinar a velocidade da página em desktop e em mobile. Vai reparar que surgem notificações relativas ao código da página ou ao servidor. Estas questões devem ser avaliadas com a equipa de desenvolvimento web.
Testes A/B
Na primeira parte do artigo, falamos na importância de melhorar a persona. Confirme o seu conhecimento da persona com testes A/B em campanhas PPC. Não tem a certeza qual o pain point a focar, qual o melhor canal ou linguagem? Faça testes e compare os resultados.
Comunidades: Fórum e Knowledge Base
A indústria das TI presta-se especialmente bem a esse tipo de estratégia. Construa uma comunidade centrada na partilha de conhecimento. Primeiro, crie a sua própria Knowledge Base. Depois, lance um fórum onde os utilizadores podem entreajudar-se e a sua própria equipa de customer success pode intervir. O conteúdo gerado pelos utilizadores será uma excelente forma de captar o tráfego dos motores de busca, porque têm as mesmas dúvidas que outros potenciais leads.
Por último, nem sempre temos controlo sobre a perde de tráfego no website, mas é importante que de vez em quando volte aos básicos do SEO! Quando o seu público habitual está de férias, é normal passar menos tempo online, por exemplo. Se não há um evento que explique um grande declínio nas visitas, o mais provável é precisar de diversificar as fontes de tráfego para não ficar dependente de um só canal.
Quer saber como pode a otimização do SEO beneficiar a sua empresa de TI? Fale connosco!