Como estruturar um Press Release [com Template Gratuito]
Os jornalistas que escrevem sobre tecnologia recebem diariamente dezenas ou mesmo centenas de Press Releases, oriundos de agências de comunicação ou departamentos de marketing de empresas de TI. A decisão sobre a sua publicação depende, muitas vezes, de pequenos pormenores, frequentemente ignorados. Tudo na estrutura de um Press Release conta para se destacar e chamar a atenção. E nunca se esqueça que o texto deve ser selecionável para facilitar o trabalho de edição por parte dos jornalistas (não enviar em formato imagem ou pdf em curvas).
1. Título
O título é a parte mais importante de qualquer Press Release e pode fazer toda a diferença na altura da publicação. Afinal é o que causa o primeiro impacto. Se não for apelativo e pertinente, o seu Press Release arrisca-se a nem sequer ser lido. Um título deve conter o “sumo” da mensagem, aquilo que é mais relevante e valioso, resumindo numa única ideia o que se pretende transmitir. Deve ser gramaticalmente correto e sintacticamente bem construído, contendo sempre um verbo, um sujeito e um predicado. Um título sem verbo é um título vazio. Além disso, não deve ser extenso.
2. Local e Data
Todos os PR devem conter a data no início, para atestar a actualidade da informação. A data deve vir acompanhada pelo local de emissão, normalmente onde fica situada a empresa sobre a qual é transmitida a mensagem.
3. Entrada
Antes de começar a ler o Press Release, o jornalista vê a entrada, um pequeno parágrafo entre o título e o texto que resume a informação do documento. A entrada deve conter o que é mais importante, não deve ter mais do que 5 linhas, ser concisa e directa.
4. Primeiro Parágrafo
No primeiro parágrafo, o jornalista vai encontrar a resposta às principais questões para elaborar a notícia: Quem? O quê? A quem? Quando? Onde? Este parágrafo é também essencial para incentivar a continuação da leitura.
5. Corpo do Texto
É aqui que vamos desenvolver a informação que resumimos na entrada e destacámos no primeiro parágrafo. Vamos responder às questões. Como? e Porquê? e inserir as citações dos responsáveis da empresa que pretendemos colocar em discurso direto, bem como os links que fizerem sentido. O corpo do texto deve estar estruturado por ideias – uma frase, uma ideia – e dividido em parágrafos curtos, espaçados por uma linha, para não cansar a visão ou dificultar a leitura.
6. Conclusão
No final do Press Release, podemos acrescentar uma pequena conclusão e alguma informação adicional que abra o «apetite» para saber mais ou até para motivar uma entrevista: «levantar a ponta do véu» sobre eventuais futuros avanços da empresa relativamente ao tópico em causa.
7. Sobre a Empresa
O documento termina com o denominado “boilerplate” – uma breve apresentação que salienta o essencial sobre a empresa (autora do Press Release e outras caso sejam mencionadas), com link para o respetivo website.
8. Contactos
Além disso, é essencial inserir os contactos directos do assessor de imprensa, nomeadamente o nNome, endereço de e-mail e contacto telefónico direto para o rápido esclarecimento de qualquer dúvida ou pedido de entrevista/mais informação.
9. Imagem
O Press Release deve ser sempre acompanhado por uma boa foto/imagem ilustrativa e associada à mensagem (em último caso, a foto dos responsáveis ou da sede da empresa). Isto facilita o trabalho do jornalista, pois qualquer notícia quando é publicada precisa de um elemento visual.
Para começar a estruturar o seu Press Release, faça download do template gratuito.
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