Growth Marketing, a evolução do Marketing Digital

Growth Marketing: A evolução do Marketing Digital

O marketing digital está em permanente evolução. As mudanças constantes do comportamento do consumidor e o constante surgimento de evoluções tecnológicas assim o obrigam. Marcas, produtos e serviços que se acomodam correm o risco de ficarem obsoletos.

Por outro lado, surgem novas oportunidades para as empresas crescerem. Saibam estas aproveitarem a enorme quantidade de dados disponível para relacionarem-se melhor com os seus clientes!

Conheça mais sobre o Growth Marketing e dê um impulso às suas vendas de forma eficiente.

Do Marketing Tradicional ao Growth Marketing

O cliente hoje tem uma grande autonomia no seu processo de decisão de compra. Basta recorrer a um qualquer motor de busca para se tornar um “expert” num produto ou serviço. E as empresas tiveram de se adaptar a este novo perfil de consumidor.

Surgiram então os conceitos de funil de vendas, do Inbound Marketing: até o momento da compra um possível cliente passa por etapas de atração -> conversão -> relacionamento -> fecho (e fidelização). Tudo isto orientado a uma persona, que é a representação fictícia do cliente ideal.

Com o foco na persona, são produzidos conteúdos relevantes para atrair visitantes e transformá-los em leads qualificados para uma abordagem mais eficaz da equipa comercial. Esta metodologia obrigou a uma maior interação entre marketing e vendas.

É neste momento que surge o Growth Marketing. Que significa o crescimento (growth) do marketing. Ou seja, como o marketing da sua empresa pode trabalhar de maneira que consiga alcançar o que ainda não foi explorado.

Growth Marketing vs. Growth Hacking

O Growth Marketing é a prática de criar campanhas e táticas que melhoram todo o ciclo de vida do cliente. Além das tradicionais métricas de marketing em torno da notoriedade e da aquisição, elas também estão focadas em projetos técnicos mais profundos na experiência do cliente que melhoram os fluxos de integração de produtos, os loops virais e os planos de preços sem esquecer a retenção do cliente, tendo como premissa que “crescimento sem retenção não é crescimento”.

O Growth Hacking usa o pensamento analítico com estratégias e táticas criativas para impulsionar o crescimento da empresa enquanto um todo, de forma rápida e contínua. O termo hacking significa a busca de brecha, caminhos mais curtos para se resolver problemas e melhorar a performance da organização permitindo que esta tenha a capacidade de estar em permanente estado de inovação disruptiva.

Inbound Marketing + Growth Marketing = implementação de ações criativas com resultados

Quando se trabalha com Inbound Marketing é impossível dissociá-lo do funil do Marketing. Pensando na constante otimização do funil do marketing, trazer os insights e os hackings conseguidos através das análises dos dados permitirá que o marketing avance e tenha resultados mais precisos e efetivos.

Ao cruzarem-se metodologias de Inbound Marketing (conteúdos relevantes direcionados a personas bem definidas, com páginas de conversões otimizadas e canais de divulgação corretos) com Growth Marketing, enquanto mindset de uma empresa, torna-se mais fácil pensar fora da caixa e investir em ações de comunicação com resultados.

Como aplicar o Growth Marketing numa empresa de TI B2B2B?

B2B2B (business-to-business-to-business) amplia o modelo B2B (business-to-business) para incluir o comércio electrónico para os consumidores. O objetivo é criar um relacionamento mutuamente benéfico entre fornecedores de bens e serviços e retalhistas on-line. E a aplicação do growth marketing para este modelo de negócio pode ser implementado em 3 etapas:

  • Etapa #1: Defina objetivos mensuráveis
    Estabelecer metas concretas e mensuráveis é o primeiro passo para se obter a resposta que se está avaliando. Por exemplo, se sua empresa de TI tem como objetivo aumentar a receita por cliente, pode-se definir uma meta de crescer 15% as vendas em 3 meses.
  • Etapa #2: Realize testes A/B
    Com as metas definidas, teste e verifique os dados obtidos após um período de tempo específico. Aprender com os dados obtidos fornece maiores hacks para o crescimento do marketing.
  • Etapa #3: Estruture e automatize processos
    Crie e desenvolva processos já testados para todo o ciclo de vida do cliente, quer estejamos a definir uma campanha para obter mais visitantes pela primeira vez ou a criar uma oferta especial para incentivar as compras.

Growth Marketing é essencial num panorama de total disrupção. É essencial que toda a organização e em especial o marketing, tenha a capacidade de estar em permanente estado de inovação e com um foco permanente no crescimento, atuando em todas as fases do ciclo de compra do cliente.

Precisa de ajuda para fazer crescer a sua empresa de TI utilizando processos de marketing integrados e estruturados com vista ao crescimento do seu negócio? Fale connosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Publicar Comentário