
Inbound Marketing para fidelizar clientes? Sim!
Parece que já se passaram anos em que falávamos do avento da Transformação Digital, no seu impacto nas empresas de Tecnologia e o contributo para a sociedade. A verdade é uma: o comportamento do consumidor mudou, e muito, nos últimos anos. Com a Transformação Digital, que foi praticamente imposta durante o ano de 2020, as pessoas estão cada vez mais ligadas e, com isso, surge uma oportunidade única para as empresas – principalmente para as de Tecnologia – de pôr em prática o Inbound Marketing nas suas empresas.
A linha entre a comunicação online e offline tornou-se mais ténue, e os hábitos de consumo mudaram tanto que urge pensar em como estar presente em toda a Jornada de Compra, mesmo após o momento de a lead se converter em cliente – porque sim, é possível fidelizar os clientes com a metodologia de Inbound Marketing.
Vamos só relembrar: para que serve o Inbound Marketing?
Conforme já mencionamos no blog algumas vezes, o Inbound Marketing é uma metodologia que tem como objetivo trabalhar o relacionamento entre a empresa e seus clientes em potencial, ou seja, os consumidores que realmente têm interesse na solução oferecida pela empresa. Para atingir esse objetivo é possível utilizar ferramentas que analisam o comportamento dos utilizadores da internet e, com isso, elaborar uma buyer persona e a jornada de consumo específica.
Para chamar atenção dos consumidores a metodologia do Inbound Marketing propõe utilizar canais digitais como site, blog e redes sociais, utilizando o Marketing de Conteúdo para satisfazer as “dores” dos clientes e fidelizá-los. Sim, leu bem: o Marketing de Conteúdo é um dos pilares fundamentais do Inbound Marketing e aplica-se ao longo do Infinito de Marketing: seja antes ou depois da vendas.
Por que motivo é tão importante a fidelização de clientes?
Os benefícios alcançados através de um cliente fiel são vários. Mas, apenas para ilustrar, vamos elencar alguns:
- Clientes fiéis podem se tornar evangelizadores da marca, trazendo mais clientes para a sua empresa;
- A fidelização gera envolvimento e compromisso com a marca, que provoca um “burburinho” maior e aumenta a credibilidade da marca em vários meios, como as redes sociais, por exemplo;
- Um cliente fiel está mais predisposto a consumir novamente, diminuindo o investimento da marca em novos clientes, já que tem oportunidades de up-selling e cross-selling;
- Nada melhor do que um cliente satisfeito e fiel para recomendar a marca, através do marketing boca a boca.
Agora que já percebeu os benefícios da fidelização de clientes, que tal descobrir como fidelizá-los através do Inbound Marketing? Então, vamos lá!
Como pode o Inbound Marketing auxiliar na fidelização de clientes?
A resposta é simples: através da parceria entre o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo. Mas, iremos explicar mais a fundo.
Essa metodologia está intimamente ligada a um conjunto de ações que visam atrair, converter e gerar um relacionamento com o público. Nesse contexto, o marketing de conteúdo é fundamental, pois um conteúdo rico e de qualidade é o combustível para atrair potenciais clientes. E o Inbound Marketing, por sua vez, tem a missão de distribuir conteúdo de qualidade conforme as necessidades das buyer personas e seu estágio na jornada do consumidor.
O Marketing de Conteúdo possibilita um maior envolvimento com a marca a um baixo custo, além do seu fortalecimento e da segmentação da audiência, facilitando que a sua estratégia de Inbound Marketing tenha sucesso. Desta forma a estratégia é mais assertiva, fornecendo conteúdo de qualidade e útil para os consumidores certos e mais propensos a escolher a solução da sua empresa.
Vamos relembrar como pode o Inbound Marketing contribuir para fidelizar clientes?
- Criar conteúdo que aporte valor!
- Manter o engagement com o cliente;
- Nutrir clientes;
- Saiba qual a hora e o motivos que fazem sentido para fazer up sell e cross sell;
- Automatizar processos burocráticos.
Quer começar a fidelizar os seus clientes com uma estratégia de Inbound Marketing? Entre em contato com um dos especialistas da OUTMarketing!
Artigo escrito originalmente a 14 de outubro de 2016 e atualizado a 5 de maio de 2021