Inbound Marketing ou Outbound Marketing? O melhor dos 2.
Na OUTMarketing não somos apologistas de radicalismos nem acreditamos que existe apenas um único caminho certo. No caso do marketing, há quem “divinize” o inbound marketing e “vaticine o fim” do outbound marketing. Que só o primeiro é eficaz, o segundo é uma perda de tempo e de recursos. Não, não é assim. Não tem de escolher entre um e outro, mas sim criar sinergias e aproveitar o melhor dos dois. De facto, o inbound marketing não veio substituir o outbound marketing, veio melhorá-lo.
Inbound vs. Outbound
No inbound marketing, a empresa é encontrada online pelo target e leva-o a dar os passos necessários até se converter em cliente. No outbound marketing, a empresa procura o target através de ações de divulgação e promoção online e off-line. Se no inbound marketing é um “íman” (o target chega à empresa), no outbound marketing é mais um “megafone” (“grita bem alto” para chamar a atenção do target). Encontrar ou ser encontrada, o propósito é o mesmo – dar a conhecer as mais-valias da sua empresa e oferta ao target tendo sempre as suas dores e aspirações em mente, partilhar conhecimento valioso sobre a forma como o target pode resolver os seus desafios, conseguir que o valor da sua empresa e oferta seja percecionado e valorizado, atrair leads, transformá-los em clientes e fidelizá-los.
Vejamos o que normalmente compõe cada um destes estilos e as respetivas características (pensando no mercado B2B):
Inbound Marketing | Outbound Marketing |
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Vantagens/Desvantagens:
| Vantagens/Desvantagens:
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Não há melhor nem pior, vai depender da estratégia e dos objetivos de cada empresa, em cada momento. O que consideramos ideal é integrar, conjugar e aproveitar o melhor de ambos. Entre inúmeros exemplos possíveis de “convivência” entre ações de outbound e inbound, aqui ficam alguns:
- Eventos Próprios/Lead Nurturing – Incentivar o lead a preencher um questionário (por exemplo através da oferta de um brinde), para ser qualificado e dado o respetivo seguimento permissivo e focado
- Eventos de Terceiros/Webinars – Criar um passatempo para que os leads identificados no stand se registem num Webinar sobre uma temática do seu interesse. A partir daí seguir o rumo natural no inbound marketing
- Publicidade/Redes sociais – Ao criar um anúncio diferenciador e criativo, disponibilizando-o online, facilmente é partilhável e se torna viral nas redes sociais
- Datasheets/Landing Pages – Colocar um Call-to-Action com QR Code na datasheet do serviço que levaria a uma página web com um eBook para download a partir do preenchimento do formulário, com o posterior marketing permissivo e focado
- Assessoria de Imprensa/SEO – Colocar o comunicado na sala de imprensa do website com links em palavras-chave para mais informação, utilização de tags, imagens com alt tags e nomes de ficheiros lógicos e associados ao conteúdo (não tipo “imagem1”), endereços amigáveis (como www.nomedaempresa.pt/noticias/nome-da-noticia e não www.nomedaempresa.pt/art.php?a=12345), e partilha nas redes sociais e newsletter (o mesmo para o clipping relevante)
- Reuniões/Blogs – Nas reuniões de prospeção convidar o potencial cliente a visitar e subscrever o blog, mantendo-o ligado à empresa, atestando o seu valor na área de atuação, e continuando a interagir até estar pronto para se tornar cliente
… Companheiros ou Rivais?
Efetivamente, acreditamos que são companheiros e complementares, desde que pensados, implementados e monitorizados de forma eficiente e integrada a 360º.
Seja qual for o tipo de marketing, o fundamental é criar uma comunicação valiosa e diferenciadora com a qual o target se identifique. Planear, segmentar, avaliar, testar e ajustar cada ação, orçamento e canal, para otimizar e maximizar os resultados. E nunca esquecer que o “passa palavra” e a “opinião dos pares” continua a ter um enorme peso na tomada de decisão, acompanhados de perto pela pesquisa no Google (na fase anterior ou posterior à recomendação). Por isso é tão importante a credibilidade, a imagem, o acompanhamento permanente da satisfação dos clientes e, claro, a aposta total na qualidade dos serviços/produtos/equipa.
Conte connosco para aproveitar o melhor dos dois mundos!
O inbound marketing é sem duvidas o melhor modelo, é claro que o tradicional ainda funciona e vai continuar funcionando, porém,as pessoas mudaram muito e os comportamentos também, por isso, o marketing digital ganhou tanto espaço. obrigado pelo artigo, realmente muito bom!
Com o crescimento do mercado o Marketing está cada vez mais Inbound, muitas empresas estão automatizando tudo, além do aumento da velocidade de resposta conseguem diminuir custos com algum serviços. Mas O lado humano sempre existirá pessoas querendo um contato mais humano que robótico então não se pode descartar o marketing outbound.