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Instagram para B2B. Será possível?

O Instagram  tornou-se uma rede social eficaz pelo seu conteúdo visual atraente e há muitas maneiras pelas quais uma empresa pode  beneficiar ao usá-lo. Quer seja para B2C ou B2B, o Instagram, se for usado com criatividade e alinhado com as outras estratégias de Inbound Marketing da sua empresa de Tecnologia de Informação (TI), pode ser um ótimo canal para se relacionar com o público-alvo e, consequentemente, influenciar de forma positiva   as suas vendas, pois permite o engagement com a sua marca.

Se  ainda se questiona de como as empresas de B2B podem usar o Instagram, aqui estão algumas sugestões para começar. Vamos a isso?

Alcance e preocupe-se com o público-alvo certo

Perceba e aceite que o Instagram da sua empresa de TI alcançará um público distinto de outras redes sociais, como o Facebook e o Linkedin. E, mesmo que o público, em parte, seja o mesmo, eles estão a espera de conteúdo inédito, ou seja, diferente do que habitualmente costumam consumir nas outras redes sociais onde a sua empresa também está presente.

Lembre-se que o Instagram pode ser utilizado para um público que está interessado em compra e/ou, apenas, em se relacionar com a sua empresa.  Por isso, todos os posts devem permitir a conexão  de uma forma diferenciada.

Revelar a cultura da empresa

Se a sua empresa de TI tem o objetivo de humanizar a marca ou então de se aproximar do público-alvo de forma genuína, através das redes sociais, o Instagram pode ser uma ótima opção para partilhar conteúdos que vão além da venda de produtos e serviços.

Use a criatividade para apresentar uma narrativa da cultura da empresa. As opções são mais que muitas, como por exemplo, mostrar os bastidores do dia a dia de trabalho, o quanto é forte o espírito de equipa, apresentar quem são as pessoas por trás da empresa, entre outros.

Este tipo de conteúdo é relevante não só para os seus Clientes, mas também para atrair potenciais candidatos que desejam trabalhar na sua empresa. Através do feed da IBM, Oracle, e Reddit por exemplo, pode-se inspirar e dar início à sua estratégia no  Instagram B2B.

Partilhar as histórias de sucesso dos seus Clientes

O sucesso de uma empresa de TI reflete-se no sucesso dos seus Clientes. Mas, como partilhar as histórias de sucesso no Instagram?  Dê voz aos seus Clientes e convide-os para expressar a satisfação de ter a sua empresa como parceiro de negócio.

Acredite, os seus Clientes ficarão encantados com a oportunidade de co-promoção!

Fortaleça o espírito de embaixador da empresa

Se fizer um simples levantamento através de hashtags e até mesmo de tags, poderá descobrir que muitos dos seus colaboradores e até mesmo parceiros e Clientes estão felizes em publicar conteúdos sobre a sua empresa de TI, no Instagram. Valorize este tipo de ação proativa e partilhe os conteúdos na própria conta corporativa. Deste modo, além de ter conteúdo genuíno no feed do Instagram, estará, sem sombra de dúvidas, a criar e a fortalecer o espírito de embaixador da sua empresa.

Descomplicar o entendimento dos seus produtos e serviços

Aproveite o alto impacto visual dos conteúdos que são publicados no Instagram para educar o seu público-alvo e, consequentemente, descomplicar o entendimento dos seus produtos e serviços de TI. Crie infográficos, tutoriais, vídeos de demonstração e explique de que modo pode ajudar a resolver os problemas e dores de negócio do seu Cliente.

Envolva-se com a sua comunidade

Procure maneiras interessantes de conversar e de se envolver com a sua comunidade. Aposte em imagens inspiradoras, em legendas que sejam capazes de gerar uma ação positiva e incentive os seus colaboradores, parceiros e Clientes a partilhar o seu conteúdo, quer seja através de hashtags ou de outras ações, como por exemplo, um desafio.

Mensagens inspiradoras

Surpreenda e inspire através do seu Instagram B2B! Se os seguidores estão habituados a visualizar conteúdos relacionados aos seus produtos e serviços de TI, que tal dar-lhes algo que não estavam a espera? Crie uma seleção de mensagens inspiradoras para partilhar numa segunda-feira preguiçosa ou então numa quinta-feira cinzenta. As mensagens podem ser retiradas de livros, artigos ou simplesmente sugeridas pelos seus colaboradores.

A Hubspot publica mensagens inspiradoras com bastante frequência. Inspire-se no feed de citações manuscritas que vão ao complemento dos seus produtos e da voz da empresa.

Use hashtags para interagir com os seus seguidores

Crie uma hashtag oficial para o perfil da sua empresa de TI no Instagram e também para as ações ou  campanhas especificas. Esta é uma forma simples e eficaz de interagir com os seus seguidores, pois deste modo está a incentivar a partilha de algo que tem em comum.

Com a missão de partilhar o poder do trabalho na vida das pessoas, a WeWork usa uma variedade de hashtags como a #weareweworko; a Oracle divulga a cultura da empresa, através da  hashtags #lifeatOracle e a Adobe, através da hashtag #Adobe_CreateJoy, realiza uma competição mensal com a comunidade de design. Estas são apenas algumas ideias de como pode utilizar as hashtags no seu Instagram B2B.

Recursos do Instagram para perfil B2B

Descrição na bio

Apesar do Instagram apresentar uma pequena barreira para a geração de leads, devido à incapacidade de incluir links nos post, há de ultrapassá-la e procurar  estratégias que sejam capazes de criar calls to action eficazes. Por exemplo, na biografia do perfil é possível inserir o endereço do site da sua empresa de TI, hashtags, descrição, perguntas, emojis, entre outras opções. Aproveite este espaço, aparentemente simples, mas muito eficaz para despertar a atenção do seu público-alvo!

Links no Instagram Stories

Similar ao Snapchat, o Instagram Stories tem a durabilidade de apenas, 24h. Essa natureza efêmera e sensível ao tempo é capaz de criar um senso de urgência para a captação de leads, pois a probabilidade de prestar atenção à sua mensagem é ainda maior do que no feed. Para além disso, o perfil empresarial do Instagram, com mais de 10 mil seguidores, permite adicionar links nos Stories, o que, consequentemente, contribui para redirecionar o seu público-alvo para o site da sua empresa de TI ou então para uma página de campanha.

Destaques da História

Uma das mais recentes atualizações do Instagram é o Destaques da História, conhecido também como Story Highlights. Este recurso, permite fixar uma história no topo do seu perfil empresarial e, deste modo, prolongar a durabilidade dos conteúdos publicados nos Stories por tempo indeterminado.

Não há número limitado de álbuns no Destaques da História e nem mesmo para a sua criatividade. Por isso, aconselhamos que utilize este recurso para criar diferentes álbuns como a cultura da empresa, histórias de sucesso dos seus Clientes, produtos e serviços, dicas e informações. Os Destaques devem permitir que os novos seguidores passem rapidamente por eles e aprendam algo interessante sobre a sua empresa.

Posts automatizados

Se pretende automatizar os posts do Instagram da sua empresa de TI, saiba que pode recorrer a aplicações de terceiros, como o Oktopost. Esta plataforma, permite gratuitamente, agendar até 30 posts simultaneamente e, deste modo, trabalhar antecipadamente as estratégias do seu Instagram B2B.

Publicidade no Instagram

Tem em particular, um conteúdo que deseja impulsionar para chegar mais rápido a um número maior de seguidores? Há sempre a possibilidade de recorrer ao Instagram Ads. Contudo, antes de investir alguns euros é necessário que alie esta estratégia com as outras estratégias de Inbound Marketing e que faça testes de performance.

Dicas simples e práticas para um Instagram B2B de sucesso

– Entenda que o Instagram é diferente do Facebook e do Linkedin, por exemplo. A sua forma de publicar conteúdo com links não é tão simples e por isso, exige mais  criatividade;

– Expresse sentimentos e emoções: alegria, admiração, preocupação, etc. Deste modo, os seus seguidores irão sentir que  têm algo em comum com a sua empresa de TI;

– Crie uma persona e uma voz para os seus posts que vá ao encontro da identidade da sua empresa. Mostre que, por trás daquele perfil há uma pessoa e não um robô;

– Faça testes e mensure todas os posts no Instagram. Deste modo conseguirá perceber o tipo de conteúdo que os seus seguidores mais gostam;

– Prolongue o diálogo ao máximo! Não responda os comentários apenas com um emoji ou uma hashtag. A atenção do seu seguidor é uma das maiores provas sociais e por isso, aproveite este momento para mostrar o quanto a opinião dele é importante;

– O número de seguidores é muito importante para avaliar o quanto está a crescer o perfil do seu Instagram B2B, mas para além disso, preocupe-se e valorize o número de seguidores que interagem com a sua empresa. Há aplicações, por  exemplo a Influencer HUB que apresenta a percentagem de engajamento do perfil.C

O Instagram não é uma rede social apenas para marcas B2C como a Coca-Cola ou o Starbucks, por exemplo. As empresas B2B têm as mesmas condições e a sua empresa de Tecnologia de Informação não é exceção! Já sabe como vai alinhar as suas estratégias de Marketing digital com as do Instagram? Partilhe connosco!

Quer alavancar a sua estratégia de Inbound e tirar o maior partido do Instagram B2B? Entre em contacto connosco!

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