Landing Pages: melhores práticas para qualificar leads
O valor das Landing Pages na geração de leads (potenciais clientes) tornou-se consensual e assume especial relevância no mercado B2B (Business-to-Business).
Mas, afinal, o que é uma Landing Page? Tal como o próprio nome indica, é uma página web em que “aterramos” depois de clicarmos num “Call-to-Action” (CTA) cuja mensagem considerámos interessante. Incluir um formulário na Landing Page é essencial para que os visitantes se convertam em leads. E como levar o visitante a converter? Disponibilizando uma “oferta” valiosa, que o faça estar disposto a fornecer os seus dados pessoais para poder usufruí-la – por exemplo:
- Download de conteúdos educativos (eBooks, relatórios, white papers) – sem cariz comercial direto, mas plenamente identificados com a empresa e que a credibilizam como autoridade no tema
- Registo em webinars/eventos (ou visualização posterior da sua gravação)
- Acesso a versões teste de produtos
- Acesso a serviços gratuitos de consultoria/diagnóstico (que poderão levar depois a mais serviços ou compra de soluções)
Capitalizar o tráfego gerado em leads qualificados
Para ser eficaz e cumprir o seu objetivo, a construção da Landing Page tem de cumprir alguns requisitos e estar plenamente alinhada com o CTA originário para não defraudar expetativas:
- Layout simples, clean, bem organizado e com visualização imediata do valor da “oferta” e do que é preciso para “resgatá-la”
- Conteúdo bem escrito, direto, partilhável e verdadeiro
- Título convincente, descrição clara do que se está a “oferecer”, imagem ilustrativa, bullets que resumem os benefícios/proposta de valor e formulário com botão para ativar o acesso (definição dos campos de acordo com a “oferta” e target, rápido de preencher, itens facultativos e obrigatórios, não ser demasiado invasivo mas permitir qualificar o lead por exemplo pela função/setor, link para política de privacidade)
- Minimização de elementos que possam levar o visitante para outra página e dispersar a sua atenção
- Integração com redes sociais para fomentar a partilha, aumentando o alcance da mensagem para quem tem efetivamente interesse (só é partilhada se o visitante considerar valiosa para si e para a sua rede de contactos)
- Criação de página de agradecimento e envio de email com link direto para a “oferta” (de forma a poder ser visualizada onde e quando se quiser) e a incentivar novas ações com base na informação recolhida no formulário (qualificar e trabalhar leads até se tornarem clientes – do grande topo à pequena base do funil). Por exemplo, se é uma sociedade de advogados que fez o download de um eBook, no email de agradecimento indicar que existe um relatório que lhe poderá interessar. E mais tarde, convidar a testar o produto específico para este setor. E aí por diante.
Landing Pages com resultados mensuráveis
Ofertas, Call-to-Actions e Landing Pages são fundamentais, mas não se esgotam em si mesmo. É necessário monitorizar, segmentar, testar, avaliar e adaptar continuamente a mensagem e o canal para potenciar os resultados. As principais métricas de avaliação incluem os cliques no Call-to-Action, a taxa de conversão na Landing Page, o número de leads efetivos gerados e, por fim, os clientes conquistados.
Trata-se de um processo que leva o seu tempo e implica uma forte dedicação, mas cujos resultados são indiscutivelmente compensatórios e totalmente mensuráveis.
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