5 boas práticas para elaborar landing pages que convertem
As landing pages são páginas criadas com o objetivo específico de converter visitantes em leads.
Fundamental para qualquer estratégia de geração de leads bem sucedida, as landing pages direcionam a atenção do visitante para uma oferta em particular. Para a obter, o visitante deve preencher um formulário. Limitar as distrações a tudo o que não seja a obtenção da oferta e orientá-lo para a ação a tomar são práticas fundamentais para obter boas taxas de conversão nestas páginas.
Antes de avançarmos com dicas que prometem aumentar a conversão das suas landing pages, vamos alertá-lo para algumas estatísticas que provam que a sua empresa de Tecnologia já devia estar a construir Landing Pages:
- A taxa média de conversão de uma Landing Page é, na maioria dos setores de 9,7%
- As empresas que usam software de automação de Marketing para a construção das suas landing pages têem um aumento médio de conversão de 30%
- CTAs personalizados convertem 202% melhor do que as versões padrão
- 65% das Landing Pages de destino têm o nome da empresa no título
- 36% das principais páginas de destino têm depoimentos, 11% têm avaliações.
Para ajudá-lo a transformar o seu tráfego de visitantes em leads, partilhamos 5 boas práticas a seguir para elaborar landing pages que convertem.
1. Enfatize de forma clara o valor (relevante) da oferta
Nenhum visitante irá manter-se na página se não perceber rapidamente o que lhe está a ser oferecido. A oferta deve acrescentar valor e levar à ação.
Destaque os benefícios da oferta num breve parágrafo e sempre que possível utilize bullet points. Não caia na tentação de querer apenas enumerar razões para o visitante descarregar a oferta, destaque também o que ele irá ganhar ao efetuar a respetiva ação. Seja específico na definição dos benefícios, e sempre que possível, quantifique-os numa linguagem de valor para o negócio. Por exemplo: “Descubra como em 6 meses, pode aumentar a produtividade em 50%”.
Utilize imagens apelativas, uma navegação intuitiva dentro da landing page, textos claros e chamadas para a ação (call-to-actions) diretas.
2. Utilize uma estrutura que facilite a conversão nas landing pages
Ao criar a estrutura, tenha presente que “menos é mais” e que o objetivo da landing page é ser um ponto de conversão rápida. Coloque apenas o essencial para despertar o interesse do visitante e levá-lo a converter (fornecer os dados).
Segue o exemplo de uma estrutura que funciona:
- Título que descreva de forma clara a oferta, enfatizando o seu valor
- Em segundo lugar, o subtítulo que reforce a mensagem no título
- Imagem de Suporte com breve descrição do que está a ser disponibilizado + ação de conversão (Call-to-action)
- Formulário para a obtenção de informação dos visitantes
- Assim como outros elementos de apoio (opcional) que possam dar credibilidade ao que está a ser oferecido – testemunhos ou logos de outros clientes
Como promover uma aterragem certeira nas suas Landing Pages? Com o nosso Template “Landing Page” vai ter a resposta!
3. Elabore um Formulário fácil de preencher
O formulário é o item principal de uma landing page por isso deve planeá-lo com atenção redobrada. O ideal é que este seja o mais simples e intuitivo possível, de modo a não perder o visitante antes deste se tornar num lead.
Limite os campos de preenchimento e peça apenas os dados relevantes. Evite solicitar informação sensível que pode ser percepcionada como intrusiva. Por exemplo, será que mesmo necessário saber a faturação da empresa para subscrever um blog ou serão suficientes o nome e o endereço de email?
Em geral, quanto mais campos de preenchimento tiver um formulário, menor será a sua taxa de conversão.
Não esqueça que nesta fase, o objetivo é transformar visitantes em leads e que não existe ainda um relacionamento entre a sua empresa e este público que permita a obtenção de informações mais personalizadas.
4. Navegação nas Landing pages? >>> NÃO
Chegado à landing page, o objetivo é que o visitante se mantenha lá e converta.
Links em excesso podem desviá-lo do que realmente importa. Se existirem muitos links e possibilidades de navegação, os visitantes poderão distrair-se e ir para outras páginas, sem converter. A melhor maneira de evitar que isto aconteça é pura e simplesmente eliminar esta possibilidade.
5. Utilize o Contraste das Cores
A utilização das cores tem um papel muito importante na eficácia de uma página de conversão. Uma boa dica é utilizar contrastes nos botões de conversão (CTAs) para chamar e direcionar a atenção do visitante.
Se a sua landing page é branca e azul, por exemplo, coloque o seu CTA em vermelho, dando-lhe mais destaque. Por conseguinte, o visitante saberá onde deve interagir, ajudando na conversão.
Não há uma cor perfeita que se possa dizer que funciona melhor que as outras. A melhor dica é testar, mantendo-se a como referência a regra do contraste.
Precisa de ajuda para aumentar as taxas de conversão das suas landing pages? Entre em contacto connosco!