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“O marketing de conteúdo não é para a minha empresa!” Tem a certeza?
O Marketing de Conteúdo é responsável por 90% da estratégia de Inbound Marketing. Ainda acha que o Marketing de Conteúdo não é para a sua empresa?
O conteúdo auxilia a consolidar a marca no mercado, tornando-a numa autoridade e referência para o seu público-alvo e a ampliar o alcance orgânico da mesma, uma vez que o algoritmo do Google reconhece e beneficia conteúdos que são pertinentes e relevantes para os seus utilizadores.
Desta forma, podemos dizer que o Marketing de Conteúdo é a alavanca para um bom desempenho do Inbound Marketing.
Mesmo assim, acredita que o marketing de conteúdo não é para a sua empresa?
Então, talvez esteja a dizer a si mesmo uma destas 3 mentiras (ou todas!) e a limitar todo o potencial que a sua estratégia de inbound marketing tem de gerar resultados.
1) Não tenho tempo nem recursos para criar novos conteúdos
Constantemente, empresas e profissionais acreditam que uma estratégia de marketing de conteúdo não pode ser implementada porque não há tempo, nem recursos suficientes. Externalizar a produção de conteúdos pode ser a solução ideal.
A vantagem de contar com um apoio externo é que os especialistas em conteúdo têm experiência não só em redigir, editar e optimizar os mesmos para a web, mas também a fazê-lo com foco permanente na estratégia de marketing e no público-alvo. Do lado da empresa fica apenas a responsabilidade de aprovar briefings, sugerir temas e aprovar os conteúdos redigidos, o que diminui drasticamente a quantidade de tempo que precisa investir na sua estratégia de conteúdo. No post, “Porquê contratar uma agência de Inbound Marketing para gerar mais leads?” pode ler mais sobre este tópico.
2) Não tenho orçamento para marketing de conteúdo
Outro ponto que intimida a implementação de uma estratégia de marketing de conteúdo é o orçamento. Como explicámos no ponto anterior, para produzir conteúdo de forma profissional, não necessita de aumentar a equipa, pode colocar esse ónus num parceiro especializado, o que lhe irá permitir ter um maior controle de custos, facilidade de escabilidade, mantendo os padrões de qualidade necessários.
Caso tenha especialistas de conteúdo internos, pode fazer um mix entre produção interna e externa e, desta forma, otimizar ainda melhor os custos inerentes. Se, mesmo assim, continua reticente em começar a sua estratégia de conteúdo, talvez esteja preso na 3ª mentira.
3) Não tenho conteúdo novo suficiente
Não tem tempo, nem recursos para criar conteúdos novos e não quer ainda investir em apoio externo. Mas certamente já produziu algum conteúdo no passado, e pode reaproveitá-lo para começar a implementar a sua estratégia de marketing de conteúdo. De que forma? Recicle conteúdos, combine-os com novos e seja criativo! Seguem 4 ideias para reciclar conteúdos e dar um primeiro impulso à sua estratégia de marketing de conteúdo:
Compile artigos de blogue e desenvolva um eBook
Se já possui bastante conteúdo no blog e quer interagir mais o seu público-alvo, aposte em material de conversão. De que maneira? Compilando os artigos de blog mais lidos e criando um eBook. Assim, irá reutilizar conteúdos antigos em um novo formato, e, o melhor de tudo, aumentará a sua taxa de conversão de leads.
Reúna dados dispersos e construa um infográfico
Outra boa opção para compilar conteúdo já desenvolvido é a de reunir dados dispersos e construir um infográfico. Ele também pode ser utilizado como um material de conversão ou como um complemento de um artigo de blog, mostrando informações importantes e fundamentais para os seus clientes de maneira didáctica e prática.
Reúna os artigos mais lidos e faça um webinar
Os vídeos são o tipo de conteúdo preferido do momento. E por isso, é importante que sua estratégia de conteúdo também os contemple. Que tal seleccionar alguns dos tópicos mais visualizados no seu blog e criar um ou vários webinars sobre os mesmos?
Aproveite os testemunhos de clientes e desenvolva casos de sucesso
Uma óptima maneira de converter e atingir mais autoridade é aproveitar testemunhos de clientes e desenvolver casos de sucesso. Elabore um pequeno questionário ou peça um simples testemunho escrito por e-mail ou em forma de vídeo para criar novos conteúdos.
Reaproveite conteúdo mais antigos e partilhe nas redes sociais
Segundo o especialista Neil Patel, a máxima do Marketing de Conteúdo é “escrever menos e divulgar mais”. Em outras palavras, pode reaproveitar conteúdos mais antigos e compartilhá-los pontualmente nas suas redes sociais.
Áudio e Vídeo Content
A esta altura já deve ter ouvido pelo menos uma vez: o conteúdo em voz e áudio é uma tendência que veio para ficar. Então Porque não reutilizar o conteúdo que já tem para fazer um podcast ou vídeo educativo? Podemos dar-lhe algumas dicas de como o fazer, ora veja.
Precisa de ajuda para produzir conteúdo de forma profissional para a sua empresa de TI? Entre em contacto connosco!
Artigo publicado originalmente a 26 de junho de 2017 e atualizado a 21 de dezembro de 2020