Marketing de Conteúdo: 7 boas práticas
Certamente que já ouviu isto antes, mas nunca é demais reforçar: não chega ter um website visualmente apelativo e com funcionalidades inovadoras, é preciso investir numa estratégia de Marketing de Conteúdo de qualidade e educativo que agregue efetivo valor ao seu público-alvo.
O Marketing de Conteúdo consiste em criar e distribuir conteúdo relevante para as personas da sua empresa (personagens que representam o que os seus clientes-tipo têm em comum a nível sociodemográfico e desafios). O objetivo final não é outro senão “vender”, mas de forma subtil, permissiva e focada na resposta aos seus problemas e ambições. Elas são o centro da escrita, tudo é feito com elas em mente. Sendo um forte aliado no Inbound Marketing, o Marketing de Conteúdo estimula o desejo de saber mais e fornece as ferramentas necessárias para a evolução no funil – visitante-prospect-cliente-fã.
No entanto, há que ter em atenção algumas boas práticas. Produzir conteúdo útil, valioso e adaptado às diferentes etapas da jornada de compra em que o target se pode encontrar é o mais importante.
7 Boas-Práticas de Marketing de Conteúdo:
- Defina as suas personas e crie conteúdo para as diversas fases do Funil de Vendas:
Em primeiro lugar, é fundamental saber quem será o seu interlocutor. Qual o target, onde está, do que gosta, o que comunica… são questões que devem ser respondidas antes de qualquer ação. Uma vez caracterizado, é altura de construir o conteúdo adequado e atrair gradualmente a sua atenção. - Aumente a sua notoriedade e posicione-se enquanto autoridade no setor:
Tenha o que dizer e mostrar; encontre formas de sobressair dos concorrentes; enfatize e valorize pontos fortes; partilhe boas práticas e informações úteis, e concentre-se fundamentalmente no valor que pode acrescentar ao seu target. Todas as empresas têm ou fazem algo de diferente, há que saber enfatizá-lo e explorá-lo no marketing de conteúdo. - Planifique o Marketing de Conteúdo de forma envolvente e emocional:
Quando o cliente se envolve com a marca, cria-se um vínculo emocional que nem sempre é percebido conscientemente. Fortifique essa relação, interaja, dê-lhe o que ele gosta, faça-o sentir-se único e importante. - Meça os resultados das ações e avalie o sucesso do seu Marketing de Conteúdo :
Acompanhe os resultados das iniciativas de marketing. Esta é uma tarefa importante para redefinir rumos e melhorar táticas sempre que necessário. - Reaproveite o conteúdo já desenvolvido pela sua empresa:
Reaproveitar um conteúdo significa dar-lhe uma nova vida, atualizá-lo e acrescentar-lhe mais informações, de forma que o consumidor o percecione como um novo conteúdo e uma nova experiência. Saiba aqui como reaproveitar conteúdo e quais as vantagens para a sua empresa. - Construa Landing Pages direcionadas a cada um dos temas:
Ao criar Landing Pages que são construídas, pensadas e planeadas em torno das palavras-chave do seu negócio, irá aumentar potenciá-las através do conteúdo adequado e que envolve as suas personas. Além disso, as Landing Pages prometem uma maior geração de leads, facilitando na hora de segmentar a sua base de dados e qualificando as suas leads. - Crie um Calendário Editorial
O Marketing de Conteúdo pode ser stressante e por vezes confuso. De forma a produzir Conteúdo de qualidade e que não seja repetitivo, crie um Calendário Editorial onde estejam descritas todas as ações ao longo do ano.
Como se constata, O CONTEÚDO É REI, faz toda a diferença, e o investimento depende menos da tecnologia e mais do planeamento, criação e avaliação – de forma contínua.
O Marketing de Conteúdo já faz parte da estratégia de comunicação da sua empresa? Com que resultados?