Como medir o retorno do investimento em marketing?
Descubra como calcular o ROI
Aprenda com a OUTMarketing a medir o retorno do investimento das suas de ações de marketing para obter uma estratégia consolidada de geração de leads e angariação de clientes. Se não fizer esta análise, como saberá em que canais deve reforçar a aposta e em quais será melhor repensar o posicionamento? De nada adianta investir uma grande parcela do orçamento de marketing numa ação que repetidamente apresenta resultados aquém dos desejados. Por fim, deixamos a questão: como deve definir prioridades?
O que é ROI?
Para começar, saiba que a sigla ROI em inglês significa Return on Investment ou Retorno sobre o Investimento em português. Basicamente, o ROI é a relação entre o dinheiro ganho ou perdido ao ser feito um investimento e o montante investido inicialmente.
A fórmula do cálculo do ROI serve para analisar a viabilidade económica dos investimentos da sua empresa. Por exemplo, em Marketing é utilizado para campanhas, eventos, publicidade, entre outros. Este indicador é fundamental para que possa analisar o desempenho do seu departamento de marketing pelo prisma financeiro e orçamental.
Como calcular o Retorno sobre o Investimento?
De forma direta e simples, para calcular o Retorno sobre o Investimento, deve usar a seguinte fórmula:
ROI = ((Receita gerada – Custos da campanha) / Custos da campanha) * 100
Exato, basta calcular a Receita Líquida que determinada ação de marketing gerou (Receita gerada – Custos da campanha), e dividir pelo custo total da campanha. O resultado deste cálculo deve ser multiplicado por 100 para obter a percentagem de retorno gerado.
É importante ressaltarmos que a fórmula do ROI considera apenas os custos e receitas gerados por aquela ação ou investimento, e não os custos e receitas totais da empresa, portanto, cada ação deve ser avaliada individualmente.
Qual a importância do ROI?
É fundamental calcular o ROI das ações realizadas uma vez que permite analisar investimentos passados e facilita a tomada de decisão sobre os investimentos futuros. Ou seja, permite decidir com base em dados.
Pense connosco: se não souber qual o retorno que o marketing está a trazer para a sua empresa, como vai conseguir definir um orçamento que seja justo e que permita à equipa implementar as ações necessárias para gerar retorno? Para encarar o Marketing como um investimento estratégico é crítico que compreenda que retorno está a ser trazido e como o pode medir.
A gestão de Marketing quando bem elaborada mostra aos Gestores de Topo como as ações realizadas foram importantes e qual o valor que geraram para a empresa.
6 métricas que importam na hora de calcular o Retorno sobre Investimento
Deixamos algumas das principais métricas que devem ser analisadas:
- Custo de Aquisição de Cliente (CAC)
- Valor Vitalício do cliente
- Tempo de Retorno do CAC
- Percentagem de Clientes gerados pelo Marketing
- Percentagem de Clientes influenciados pelo Marketing
- Custo por Lead
Sabia que há mais métricas que podem ajudar a tomar decisões e a estar mais alinhado com a equipa de Vendas! Veja aqui quais são!
Análise do ROI
Para medir o retorno do investimento é importante que cada empresa defina claramente os seus objetivos. É necessário considerar também o tempo de espera para conseguir os primeiros resultados de cada ação, a duração do ciclo de venda, etc., e que haja um acompanhamento frequente para realizar correções e otimizações.
Que ótimo Thainá. Para saber mais sobre Marketing, subscreva o nosso blog 😉
Boa noite! Ótimo texto. Minha dúvida é como medir se o retorno devido a uma ação.específica ou devido a outros fatores como sazonalidade, ações já em andamento. Tenho essa preocupação. Obg.