
Como medir o retorno do investimento em marketing?
Descubra com a OUTMarketing como calcular o ROI!
Aprenda com a OUTMarketing a medir o retorno do investimento das suas de ações de marketing para obter uma estratégia consolidada de geração de leads e angariação de clientes. Se não fizer esta análise, como saberá em que canais deve reforçar o investimento e em quais será melhor repensar a estratégia? De nada adianta investir uma grande parcela do orçamento de marketing numa ação de comunicação ou marketing que repetidamente apresenta resultados que ficam aquém dos desejados. Por fim, deixamos a questão: como deve definir prioridades?
O que é ROI?
Para começar, saiba que a sigla ROI em inglês significa Return on Investment ou Retorno sobre Investimento. Basicamente, o ROI é a relação entre o dinheiro ganho ou perdido ao ser feito um investimento e o montante investido inicialmente.
A fórmula do cálculo do ROI serve para analisar a viabilidade económica dos investimentos da sua empresa. Por exemplo, em Marketing, é utilizado para campanhas, ações de marketing, investimentos em publicidade, entre outros. Este indicador é fundamental para que possa analisar o desempenho do seu departamento de marketing pelo prisma financeiro e orçamental.
Como calcular o Retorno sobre o Investimento?
De forma direta e simples, para calcular o Retorno sobre o Investimento, deve usar a seguinte fórmula:
ROI = ((Receita gerada – Custos da campanha) / Custos da campanha) * 100
Exato, basta calcular a Receita Líquida que determinada ação de marketing gerou (Receita gerada – Custos da campanha), e dividir pelo custo total da campanha. O resultado deste cálculo deve ser multiplicado por 100 para obter a percentagem de retorno gerado.
É importante lembrarmos e ressaltarmos que a fórmula do ROI, considera apenas os custos e receitas gerados por aquela ação ou investimento, e não os custos e receitas totais da empresa, portanto, cada ação deve ser avaliada individualmente.
Qual a importância do ROI?
A OUTMarketing lembra ser fundamental calcular o ROI das ações realizadas, uma vez que facilita a tomada de decisão sobre os investimentos futuros. Acrescentamos ainda que é possível avaliar o desempenho com maior precisão, baseada em factos concretos e para o seu departamento de Marketing otimizar as suas campanhas.
Pense connosco: se não souber qual o retorno que o marketing está a trazer para a sua empresa, como vai conseguir definir um orçamento que seja justo e que permita à equipa implementar as ações necessárias para gerar retorno? Para encarar o Marketing como um investimento estratégico para a sua empresa é fundamental que compreenda que retorno está a ser trazido e como o pode medir.
A gestão de Marketing quando bem elaborada mostra aos Gestores de Topo como as ações realizadas foram importantes e qual o valor que geraram para a empresa.
6 métricas que importam na hora de calcular o Retorno sobre Investimento
Porque só ROI (Retorno sobre Investimento) acreditamos que não é suficiente para ajudar na tomada de decisão do departamento de Marketing da sua Tecnológica, abaixo, deixamos algumas das principais métricas que devem ser analisadas e consideradas:
- Custo de Aquisição de Cliente
- Valor Vitalício do cliente
- Tempo de Retorno do CAC
- Percentagem de Clientes gerados pelo Marketing
- Percentagem de Clientes influenciados pelo Marketing
- Custo por Lead
Sabia que há mais métricas que podem ajudar a tomar decisões e a estar mais alinhado com a equipa de Vendas! Veja aqui quais são!
Análise do ROI
Para medir o retorno do investimento é importante que cada empresa defina claramente os seus objetivos. É necessário considerar os objetivos da empresa, o tempo de espera para conseguir os primeiros resultados de cada ação, a duração do ciclo de venda, etc., contudo, é fundamental que haja um acompanhamento frequente para dar tempo de realizar correções e otimizações.
Ficou com dúvidas sobre como medir o retorno do investimento em marketing?
Entre em contacto com a OUTMarketing e esclareça as suas questões!
Este artigo foi originalmente escrito a 12 de dezembro de 2016 e foi atualizado a 2 de fevereiro de 2021!
Me ajudou muito essa informação !! Parabéns pela precisão dos dados
Que ótimo Thainá. Para saber mais sobre Marketing, subscreva o nosso blog 😉
Boa noite! Ótimo texto. Minha dúvida é como medir se o retorno devido a uma ação.específica ou devido a outros fatores como sazonalidade, ações já em andamento. Tenho essa preocupação. Obg.