mitos de marketing e vendas

Mitos do Alinhamento de Marketing e Vendas

Até há bem pouco tempo, a equipa de Vendas pensava na equipa de  Marketing apenas como um centro de custos e talvez acreditasse que era a única responsável pelo sucesso do negócio. Esta atitude gerava uma rivalidade que não é de todo benéfica para os resultados da empresa e contribuiu para a criação de Mitos de Marketing e Vendas.

Infelizmente, ainda é normal encontrar empresas de Tecnologias de Informação com este comportamento, que investem pouco em Marketing e que não compreendem bem os seus Clientes, as suas motivações e processo de compra.

Juntar este desconhecimento ao mau alinhamento entre as equipas leva a que surjam diversos mitos ou conceções falsas sobre Marketing e Vendas. Desconstruir estas premissas falsas é o primeiro passo para alinhar Marketing e Vendas e desenvolver o seu negócio.

Queremos que este seja o ponto de partida para desenvolver um Service Level Agreement (SLA) entre o Marketing e as Vendas.

Este artigo é  apenas um resumo. Aceda ao e-book completo Alinhamento de Marketing e Vendas: Mitos e Verdades

Para investir em Marketing é preciso ter uma equipa interna

A obrigação de ter uma equipa interna para conduzir ações de Marketing seria uma barreira – se fosse verdade. Há uma opção de menor custo e, potencialmente, com melhores resultados também: contratar agências de Marketing especializadas no seu ramo.

Qualquer ação é melhor que não fazer nada

No lado oposto do primeiro mito está a ideia de que “qualquer Marketing é melhor do que nenhum”. Na verdade, as ações de Marketing isoladas podem gerar desperdício de recursos financeiros e tempo. É recomendável que todas as suas ações de Marketing estejam integradas numa estratégia de Marketing mais abrangente, de forma a contribuir para atingir objetivos concretos. 

Sou um profissional de tecnologias, mas não estou apto para vender

Se acha que é a falta de “talento nato” e/ou de experiência que está a provocar maus resultados, está a acreditar num mito. A realidade é que não há ninguém melhor do que a sua empresa para falar sobre o seu produto ou serviço – o que realmente lhe falta é um planeamento de Marketing Digital alinhado com uma equipa de Vendas.

O Marketing é muito caro

Pensa que o Marketing é demasiado caro para si? Então, é porque está a considerar as ações de Marketing erradas, como publicidade nos média tradicionais. Hoje dispomos de  um leque muito variado de opções a preços acessíveis até para as microempresas: redes sociais, blogs, PPC, plataformas de vídeo – acima de tudo, focar na metodologia de Inbound Marketing.

A minha empresa é muito pequena para investir em Marketing

O Marketing permite conhecer melhor a sua audiência e delinear planos de ação em função do tamanho da empresa ou de restrições geográficas. Acrescentamos ainda que o Inbound Marketing, pela sua metodologia, permite mensurar os resultados e, assim, analisar quais as ações mais adequadas à dimensão da sua empresa. Por isso, independentemente do tamanho, todas as empresas têm a possibilidade de expandir o seu alcance. 

Preciso de uma equipa grande

O Marketing é uma verdadeira viagem cheia de possibilidades. A dimensão da equipa não deve afetar o sucesso das suas ações de Marketing! Uma equipa menor pode trabalhar com objetivos mais pequenos e, à medida que a equipa cresce, expandir os objetivos. Em alternativa, pode sempre trabalhar com uma agência parceira, que seja o seu braço direito.

Comparado ao Marketing tradicional, o Marketing Digital é fácil de executar

Pode parecer mais fácil e acessível num primeiro momento (ao criar publicações em redes sociais e blogs ou produzir anúncios para diversos canais digitais). Mas, tal como o Marketing tradicional, o Marketing digital só é eficaz se obedecer a uma estratégia alinhada com objetivos concretos. 

O conteúdo de qualidade vende-se sozinho

Ter conteúdo de qualidade é um excelente princípio. Mas, por si só, não é suficiente. Por melhores que sejam, os conteúdos dependem da sua distribuição pelos canais certos para chegar às pessoas exatas, isto é, distribuir os conteúdos nos canais onde se encontram as suas personas.

Marketing digital é apenas uma moda

O Marketing Digital nasceu naturalmente com a Internet. A Internet parece-lhe uma moda? Já não conseguimos imaginar a vida sem Internet: os mapas no telemóvel, o e-banking, as conferências à distância e até os serviços estatais online! Enfim, enquanto existir a Internet, o Marketing Digital não vai desaparecer. 

Todos os vendedores são bons comunicadores

E se lhe dissermos que a qualidade principal dos melhores vendedores não é saber falar, é saber ouvir? Escutar o seu Cliente com atenção é o primeiro passo para fazer uma proposta que está de acordo com as suas necessidades e dores.

Para fechar uma venda, vale tudo 

Este é um mito muito perigoso. Fazer promessas que sabe que não vai cumprir é a pior maneira de conduzir um negócio. Não só vai perder esses Clientes, como todos os outros que esse Cliente lhe poderia trazer. A honestidade é um princípio base das vendas sustentáveis, com taxa alta de retenção e de indicações (referrals).

Conclusão

Cada vez mais, é o Cliente quem pesquisa e encontra a solução para os seus problemas. Nessa perspetiva, o Marketing e as Vendas devem unir forças e alinhar as suas estratégias para captar o Cliente – e vender mais e melhor. 

Contudo, esse trabalho só pode ser feito longe dos mitos que, muitas vezes, bloqueiam o desenvolvimento de estratégias de sucesso.

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