O calendário de redes sociais que a sua Tecnológica deve usar!
As redes sociais são uma peça fundamental do puzzle de Inbound Marketing. Sim, mesmo para as empresas do segmento B2B. Por isso, já estamos a pensar como é que a sua empresa pode tirar o máximo proveito destas plataformas que abarcam cerca de 6 milhões portugueses, através de um Calendário de rede sociais.
Uma boa presença nas redes sociais tem várias vantagens para uma empresa tecnológica:
- Apresentar a company culture, o que é um grande apoio no recrutamento de novos talentos.
- Criar outra janela de oportunidade para interagir com stakeholders.
- Gerar mais tráfego para os seus artigos e materiais.
- Construir uma imagem de marca que vai além do core business da empresa – por exemplo, ao demonstrar responsabilidade social.
- Abrir as portas para o Social Selling e para os anúncios de leads no Facebook e no LinkedIn.
Se a sua empresa não tem um plano para as redes sociais, e só publica quando alguém sugere “pôr algo nas redes hoje”, é natural que ainda não tenha observado nenhum destes benefícios. Afinal, a regularidade das publicações é talvez o fator que mais contribui para o sucesso das redes sociais, e isso só se consegue através de um bom planeamento e isso só se consegue através de um bom calendário de redes sociais.
Se publica em demasia, o mais provável é perder o interesse dos seguidores. Se publica pouco e de forma irregular, o mais provável é desaparecer dos feeds dos seguidores, devido ao algoritmo que se baseia na interação. O resultado de ambas as situações é perder seguidores ou nunca chegar a ganhá-los, o que deita por terra qualquer aspiração.
As boas notícias é que aceder a estas vantagens é bem mais simples do que pode estar a pensar. O primeiro passo (e o mais importante) é criar um calendário editorial onde planeia as publicações: as imagens, as descrições, a data prevista da publicação, o responsável pela publicação e os canais adequados.
Para que deixe de andar à deriva nas redes sociais, criámos um calendário de redes sociais em Excel que pode já descarregar! Veja como usá-lo e leia algumas dicas para tirar máximo partido das redes sociais enquanto empresa tecnológica B2B.
Como usar o calendário de redes sociais
Estabeleça os canais
Trabalhamos com empresas tecnológicas há tempo suficiente para saber que as redes sociais em que devem apostar são, no mínimo, o LinkedIn, Facebook e Twitter. Daí essas 3 colunas estarem pré-definidas no template. No entanto, pode adicionar colunas à folha de cálculo com outros canais, como o Instagram ou o Medium.
Estabeleça uma frequência
Já vimos a importância de estabelecer uma regularidade nos posts, que não devem ser demasiado frequentes ou dispersos. Provavelmente, só vai conseguir encontrar o equilíbrio certo para a sua audiência depois de muita prática.
Sugerimos uma estratégia intensiva: comece com uma frequência mais alta (> 4 semana no Facebook/LinkedIn e > 5 vezes dia no Twitter) para captar a atenção dos seguidores. Aproveite para promover as publicações e aumentar o alcance das publicações. Depois, analise os resultados para perceber o tipo de conteúdo que funciona melhor. Quando notar que está a perder tantos ou mais seguidores do que está a ganhar, está na altura de abrandar o ritmo e focar-se nos conteúdos com melhor taxa de sucesso (mas sem repetir sempre os mesmos temas).
Estabeleça um horário
Tal como a frequência, os horários também devem ser testados. Muitas ferramentas de agendamento de publicações nas redes sociais fazem esta análise por si. Por isso, ao escolher a sua app, escolha uma que lhe forneça estes (e outros!) insights valiosos.
Estabeleça os temas
Tudo o que mencionámos até agora é subjetivo, isto é, não deve pesquisar “qual é a melhor altura para publicar” e esperar que as respostas se adequem a si, por exemplo. Tudo depende da sua audiência. Mas se há uma coisa que é universal nas redes é o estilo de abordagem recomendada: ao planear os temas, pense nos interesses da sua audiência primeiro e só depois nos seus interesses comerciais.
Este é um exemplo de como um tema de interesse geral pode fazer sentido na estratégia de redes sociais de uma empresa de TI. A tecnológica Carto associou-se a uma iniciativa no âmbito da saúde das mulheres no Quénia. Os resultados e desafios foram depois apresentados numa conferência digital aos seus clientes B2B: um híbrido entre case study e um tema de responsabilidade social.
Tipo de publicação
Aqui, também faz sentido em falar no que funciona universalmente. As imagens aumentam em 150% a interação dos posts (tanto que atualmente é impensável criar posts sem imagens). Os vídeos com legendas (que podem ser consumidos sem som), são especialmente eficazes. Outros tipos de publicações possíveis são links e carrosséis (várias imagens).
Hashtags
As hashtags servem dois propósitos:
- participar numa conversa em que várias pessoas estão envolvidas, o que lhe traz alguma exposição: por exemplo, escrever um post sobre a #websummit2021;
- construir uma campanha: por exemplo, ao lançar uma grande atualização de um software, faz sentido subordinar os posts desse tema à mesma hashtag, e assim criar uma campanha unificada e facilitar a navegação dos posts.
Por essa razão, encontre os hashtags certos para fazer “parte das conversas” certas que o vão levar à sua audiência. Ferramentas como a RiteTag dão sugestões de hashtags com interações ou que estão trending, para evitar enviar posts para o vazio.
Dicas para as publicações
O LinkedIn e o Facebook têm um limite de de 700 caracteres, mas recomendamos que corte o post bem antes disso. A partir do caracter 140, a mensagem é escondida com um “ver mais”, por isso é uma boa ideia resumir a sua mensagem dentro desse limite. Os limites do Twitter são bem mais célebres. Deve resumir o seu post a 280 caracteres, mas atenção que os links também contam.
Por falar em links que publica nas redes sociais, há duas coisas importantes a considerar:
- Parâmetros UTM: elementos que adiciona aos links que ajudam a rastreá-los para efeitos de análise de dados. Crie aqui os seus links com parâmetros UTM.
- Links Open Graph e Twitter Card: Quando publica um link para o seu website, blog ou landing page (ou alguém publica), as redes sociais geram uma pré-visualização automática que inclui uma imagem, descrição, link e título. É muito importante para a eficácia dos posts poder controlar esta apresentação, por isso veja aqui como funciona e como alterar.
Quanto às imagens, todas as redes têm dimensões específicas. Por isso, ao criar publicações certifique-se que a imagem é visualizada corretamente e adapte as imagens para os formatos necessários. Conheça aqui as dimensões das imagens das redes sociais.