O Growth Mindset aplicado às empresas de Tecnologia
De certeza que já ouviu a máxima “querer é poder”. De facto, a sabedoria popular tem mais razão do que às vezes pensamos. O conceito de Growth Mindset teve origem há algum tempo, quando psicólogos e neurocientistas começaram a estabelecer a relação entre o poder do cérebro, a mentalidade das pessoas bem-sucedidas e o seu comportamento, ou seja, a forma como reagem às situações do dia a dia.
Há três décadas a reconhecida professora universitária Carol Dweck começou a notar que o perfil dos seus alunos se refletia notavelmente no rendimento e aproveitamento escolar. Dweck chegou à conclusão de que havia dois tipos de perfis dominantes. O fixed mindset, característico daqueles que acreditam que as suas capacidades são fixas e têm dificuldade em lidar com os erros, encarando-os como derrota pessoal e não como forma de crescimento. E o growth mindset, característico daqueles que acreditam que as suas capacidades podem ser desenvolvidas e encaram os erros como oportunidades para aprender e ser melhor.
Nos últimos anos, o conceito de growth mindset popularizou-se junto de grandes empresas e empreendedores. Não é por acaso que o livro “Mindset – A Nova Psicologia do Sucesso”, de Carol Dweck, voltou a ser um best-seller, atingido o número 1 de vendas da Amazon. Cada vez mais existe consciência de que a atitude mental com que se encara a vida, os obstáculos e os objetivos, o denominado “mindset”, é crucial para o sucesso. Não um mero traço de personalidade, mas a explicação de pôr que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Define a nossa relação com o trabalho e com as pessoas e representa um fator decisivo para atingirmos o nosso máximo potencial.
PORQUÊ DESENVOLVER O GROWTH MINDSET NA SUA EMPRESA DE TECNOLOGIA
No mundo acelerado, competitivo e exigente em que vivemos é ainda mais importante desenvolver uma mentalidade positiva de crescimento. Elon Musk e Jeff Bezos são apenas dois dos visionários que promovem a sua vivência no dia a dia e nas suas empresas.
Tudo está em constante mudança e transformação, a inovação não pára, a reinvenção de modelos de negócio e de trabalho também não – a adaptabilidade, a atualização de conhecimentos, a vontade de ir mais além, a descoberta de novas e melhores formas de fazer as coisas, e a experimentação com tentativa/erro são fundamentais e não coerentes com um fixed mindset.
O growth mindset tem a ver com pessoas, e são elas o coração das empresas, pelo que provoca um impacto direto nos resultados das organizações em geral e de TI em particular, em que a evolução acontece a um ritmo incomparável. Mas como chegar lá?
Claro que tudo começa em cada um de nós e pode e deve ser cultivado. Perder o medo ao desconhecido, não desistir perante adversidades, ver o esforço como um caminho para a mestria, tirar lições das críticas e encontrar inspiração no sucesso dos outros.
Nas empresas ajuda muito criar um clima de empoderamento contínuo, não só ao nível de hard skills mas principalmente de soft skills, bem como adotar uma cultura que incentiva a autonomia, valoriza a voz e o feedback, e está aberta aos riscos – todos terem a perceção que ou se acerta ou se aprende.
Growth mindset, growth hacking e agile method têm sido muito falados e associados aos processos de transformação das empresas. Todos eles têm em comum o foco na colaboração, postura positiva e evolução mesmo em cenários imprevisíveis.
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