O Marketing de Produtos e Marketing de Serviços numa empresa de TI
Para uma empresa de Tecnologias de Informação (TI), promover um produto ou um serviço exige abordagens e técnicas de Marketing distintas. Quais as especificidades do Marketing de Produtos e Marketing de Serviços e de que forma cada um deles se aplica no setor das TI é o que iremos abordar neste artigo de blog.
Principais diferenças entre Marketing de Produtos e Marketing de Serviços
Quando falamos das maiores diferenças entre Marketing de Produtos e Marketing de Serviços, começamos pela mais evidente: o tipo de oferta ou a (in)tangibilidade desta. No primeiro, estamos a lidar com uma oferta tangível como por exemplo um computador, enquanto no segundo estamos perante uma oferta intangível, como por exemplo um serviço de backup na nuvem. Partindo desta premissa, é natural que a estratégia de Marketing praticada em cada um tenha as suas próprias particularidades.
O Marketing de Produtos e Marketing de Serviços no setor das TI
Para entendermos melhor como funciona o Marketing de Produtos e Marketing de Serviços no setor das TI, iremos utilizar dois casos exemplificativos.
No caso do Marketing de Produto, temos a empresa que vende desktops para o segmento empresarial. Existe um produto tangível (desktop) o qual, com os seus atributos, satisfaz uma necessidade do Cliente (ex. trabalhar em qualquer lugar). A forma de chegar ao mercado, e consequentemente ao Cliente, é feita muito através da exibição e, eventualmente, teste do produto.
No caso do Marketing de Serviços, temos a empresa que vende um serviço de backup na nuvem. Aqui lidamos com um serviço intangível (backup) o qual irá, através do valor acrescentado que traz, solucionar as “dores de negócio” do Cliente (ex. guardar documentos de forma mais eficaz, segura e acessível). A forma de chegar ao mercado, uma vez que não existe um produto físico para demonstrar, passa muito pela produção de conteúdo que ajude a empresa a provar o seu valor e a posicionar-se como autoridade na área em que atua. Conteúdo que demonstre a sua experiência e conhecimento, e focado na resposta às necessidades, desafios e aspirações das pessoas a quem se dirige.
E quando Produto e Serviço se encontram?
Muitas vezes as empresas de TI não vendem exclusivamente produtos ou serviços, mas antes um mix entre ambos. Por exemplo, uma tecnológica que vende software de faturação e serviços de customização e suporte.
Concretizar uma estratégia de Marketing numa empresa de Tecnologias de Informação que opera com produtos e/ou serviços pode parecer um desafio, todavia não é impossível e a Xpand IT sabe bem disso!
Serviço e produto são dois conceitos distintos entre si, o que justifica diferentes técnicas e abordagens de Marketing. Na altura de definir a estratégia da sua empresa de TI, há que ter em conta as particularidades de cada um deles, mas também as similaridades que muitas vezes os aproximam, nomeadamente, ofertas que englobam tanto produtos como serviços.
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