temas com interesse jornalistico

O que comunicar aos media? 8 temas com interesse jornalístico

Os meios de comunicação social vivem de notícias – precisam e procuram continuamente novidades, matérias e factos relevantes para o seu target. Por outro lado, o mundo empresarial tem uma dinâmica que representa uma fonte inesgotável de informações. Perceber o que dessas informações pode realmente ser notícia é o desafio e a função do Assessor de Imprensa – filtrando, tornando apetecível, facilitando e fazendo o elo de ligação entre o que a empresa tem e o que o meio de comunicação social procura.

As boas notícias, os exemplos inspiradores, a inovação, o reconhecimento e o sucesso das empresas, dos produtos, do know-how e dos “cérebros” nacionais no mercado global são sempre foco de especial atenção, nomeadamente em alturas de clima económico difícil em que todos estamos ávidos por mensagens positivas. Segundo a nossa experiência, e trabalhando apenas com clientes/empresas de Tecnologias de Informação, apresentamos alguns exemplos de temas com potencial interesse jornalístico:

1. Abertura de Escritório, principalmente num mercado externo

Demonstra a visão, a ambição, o crescimento da empresa e o seu investimento além-fronteiras – Partilhar o porquê da abertura naquela localização, quantos colaboradores estarão alocados (recrutamento de novos colaboradores ou deslocação de Portugal), se já há negócio nessa geografia, o tipo de clientes que a empresa vai abordar, o foco em termos de oferta e, em matéria de números, qual o investimento que a abertura do escritório implicou e qual a faturação prevista para o primeiro ano de atividade.

2. Aposta / Crescimento Internacional

As empresas tecnológicas iniciam cada vez mais cedo o seu processo de internacionalização, consolidando a sua presença em diferentes geografias, com bastante sucesso – Partilhar quanto representa o negócio internacional na faturação da empresa, quais os principais projetos ganhos além-fronteiras, quais os países que a empresa está/irá abordar, e a previsão de abertura de novos escritórios (quando e onde).

3. Nomeação / Contratação

Transmite dinamismo e dá a conhecer ao mercado as alterações que estão a ocorrer na estrutura da empresa – Referir o cargo que a pessoa ocupará, quais as suas principais funções, motivações e objetivos, overview do percurso profissional e académico.

4. Lançamento de Produtos / Novas Versões / Serviços

Revela que a empresa continua a investir, a inovar, a enriquecer e a adaptar o seu portefólio à evolução do mercado – Descrever a nova solução, qual o objetivo do seu lançamento, indicar a sua disponibilidade, quais os principais benefícios/mais-valias, se existem outras ofertas semelhantes no mercado/como se diferencia, a quem se dirige, se já existem implementações e projetos e quais as expetativas em termos de negócio.

5. Estabelecimento de Parcerias

Demonstra as sinergias existentes entre duas empresas, união de forças e vontade de crescimento – Partilhar o porquê da parceria e como surgiu, de que forma as duas empresas vão colaborar (qual o tipo de parceria), quais os objetivos, em que áreas/ofertas se fundamenta, a que mercados se dirige (setores de atividade, departamentos, geografias), quais as vantagens e os resultados práticos que a empresa espera obter.

6. Investimento em RH

Revela que a empresa está em crescimento, cria emprego e aposta no ativo mais importante: os recursos humanos – Revelar quantas vagas tem em aberto, em que áreas está a contratar e como justifica este processo de recrutamento, qual o perfil dos candidatos que pretende contratar, quais os benefícios oferecidos pela empresa, descrição do processo de recrutamento/programa de acolhimento, quantos colaboradores tem atualmente, e a importância da multicultura na estrutura da empresa.

7. Projeto / Caso de Sucesso

Numa área como as TI em que existe muitas vezes complexidade associada à solução implementada, apresenta-se como uma excelente ferramenta para demonstrar a sua aplicação prática e utilidade para o negócio, ou seja, como resolve problemas comuns a várias empresas –Incluir o Desafio (introdução do problema), a Solução (como a empresa resolveu o problema identificado) e os Resultados (benefícios obtidos, relacionando aspetos qualitativos a quantitativos).

8. Resultados Financeiros

Demonstra o crescimento, as competências, a diferenciação e o dinamismo da empresa, reforçando a sua credibilidade e confiança no mercado, e servindo como exemplo positivo para outras – Referir o volume de negócios alcançado e o crescimento face ao período homólogo, o número de colaboradores e o crescimento face ao período homólogo, as alterações ocorridas na estrutura, o número de clientes ativos e alguns exemplos, as áreas de atuação/oferta e o seu contributo para a faturação da empresa, os principais projetos ganhos, os produtos/serviços lançados, as novas parcerias/parcerias reforçadas, as certificações da equipa, bem como as perspetivas para o ano seguinte.

 

A organização e participação em eventos relevantes (essencialmente além fronteiras), a conquista de certificações/prémios relevantes e a distinção em estudos relevantes também poderão ser uma base de comunicação com os media.

Mas não basta considerarmos que a informação é notícia – que determinado tema tem interesse jornalístico -, é preciso conseguir transmiti-la da melhor forma e ser entendida como tal pelo destinatário. O Assessor de Imprensa tem que funcionar como um valor acrescentado para o jornalista, como um agente que enriquece, facilita e agiliza o seu trabalho – por isso, já agora, evite estas 14 más práticas!

Qual a sua experiência? Que outros temas considera relevantes e têm tido sucesso na sua comunicação com os media?

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