O que é o Microcopy e como ajuda a sua empresa de TI?
No mundo das Tecnológicas, a função dos websites é atuar como um vendedor. De certa forma, muita da informação que as forças de vendas usam no seu dia a dia também é transmitida pelo website. Quando este está bem planeado e o conteúdo é de qualidade, permite a potenciais clientes conhecer o seu produto, a empresa e até o mercado em que se insere. Mas os websites não são, de facto, vendedores humanos. Mesmo com chatbots e assistentes virtuais, continuam a ser montras relativamente estáticas. O cliente navega sozinho pelo website à procura da informação que necessita e, se não a encontrar em poucos segundos, desiste. É aqui que entra o microcopy – algo que provavelmente já usa e nunca pensou nisso bem a fundo!
O que é o Microcopy?
O microcopy são pequenas frases colocadas estrategicamente em botões, formulários, pop-ups, campos de pesquisa, balões de texto, entre outros, para contextualizar o utilizador e indicar o que tem de fazer. Já se fez luz? É a parte menos glamourosa do Marketing de Conteúdo, mas é absolutamente essencial para guiar o cliente enquanto navega no site.
O microcopy também engloba aquelas frases-chave que condensam o benefício da marca ou de um produto. Portanto, melhora a experiência do utilizador ao mesmo tempo que cimenta a imagem da marca.
O microcopy no Marketing Digital
Quase todos os websites têm microcopy, quer tenha sido estratégico ou não. No caso da OUTMarketing, reconhecemos a complexidade do Marketing Digital e sabemos que uma grande parte dos nossos visitantes não são da área. Como tal, fazemos por contextualizar e orientar os passos seguintes o máximo possível.
O CTA “Por onde começar no Marketing?” representa uma das perguntas mais ouvidas pela nossa equipa. Ao ler este copy, um utilizador pouco familiarizado com o Marketing Digital depreende que aquela página esclarece as suas dúvidas.
Já na página, voltamos a dar alguma informação sobre Consultoria de Marketing ou Content Marketing, sem termos específicos ou gíria de Marketing.
Outro exemplo é este formulário de contacto que surge em formato pop up no website. O CTA “Quero entrar em contacto” sugere que este email irá dar início a um diálogo e não será apenas uma solicitação automática. No fim, reforçamos que os nossos serviços são exclusivos para o setor Tecnológico do segmento B2B, para filtrar os pedidos.
Como escrever este estilo de copy?
Conheça a sua audiência e compreenda as necessidades da persona. Este é o ponto de partida para escrever microcopy estratégico, que melhora a user experience e a eficácia do website. Ao mesmo tempo, deve analisar os padrões de usabilidade do site e identificar falhas que poderão ser colmatadas com copy mais certeiro.
Use frases curtas que incitem à ação e com voz ativa. Os utilizadores lêem, em média, apenas cerca de 20% do conteúdo das páginas. Por isso, o microcopy é especialmente importante para captar a atenção dos utilizadores mais esquivos.
Imprima a personalidade da marca. O microcopy não deixa de ser copywriting, o que significa que deve contribuir para reforçar a imagem de marca. Mesmo nas frases curtas, não se esqueça de ser reconhecível e memorável.
Não exagere na quantidade de microcopy. O microcopy é um pequeno texto informativo e funciona melhor quando é assertivo. O Microcopy em excesso perde o seu propósito, que é ser percepcionado facilmente, captar atenção e levar a ação.
Pequenas dicas ara escrever o Microcopy?
- Escrever diretamente para o leitor (e não para o público em geral)
- Antes de escrever pense: como é que eu falo?
- Evite a voz passiva
- Reforce o objetivo final e evite todo o processo até chegar lá
- Poucas palavras (mas evite abreviaturas)
- Não seja autoritário, mas diga exatamente o que a pessoa deve fazer
- Siga o mesmo tom de voz de comunicação da sua empresa de TI
As 4 melhores razões para usar Microcopy
- Os texto concisos, a comunicação objetiva e o conteúdo destacado melhoram a usabilidade em 124%.
- O microcopy eficaz gera mais interação no website. Ao indicar os próximos passos, encoraja os utilizadores a completar esses passos e a visitar mais páginas.
- O microcopy não só despoleta ações como também cria empatia. Os utilizadores associam características positivas a marcas que as fazem rir ou que as surpreendem.
- Aumenta a transparência dos websites. O microcopy nos botões ou nos formulários são especialmente importantes porque devem tornar clara a ação que os utilizadores estão a tomar. Ao partilhar os dados profissionais, os utilizadores querem saber, por exemplo, que não vão receber spam. O microcopy pode assegurar-lhes isso.
Um website informa, gera leads e, graças à automação de Marketing, faz a nutrição de leads até a uma fase avançada da jornada de compra. No fundo, é um vendedor em piloto automático.
Mas um website com mau conteúdo é tão eficaz quanto um vendedor com uma fraca capacidade de comunicação. É incapaz de passar a mensagem certa, não informa, não gera confiança, não incentiva à ação e não representa bem a sua empresa.
Naturalmente, isso é o oposto do que deve ocorrer. Portanto, não menospreze nenhuma parte do copy. Cada palavra num email, numa newsletter ou numa landing page é uma oportunidade de deixar um potencial cliente um passo mais próximo da sua empresa.
Artigo escrito originalmente a 12 de maio de 2021 e atualizado a 12 de maio de 2022