O que é o Microlearning e porque as Tecnológicas devem usar
Microlearning pode ser traduzido literalmente como “micro aprendizagem” e trata-se de uma modalidade de aprendizagem de curta duração e focada num só tópico. É especialmente relevante nas formações empresariais e algo que deve considerar quando estiver a desenvolver uma estratégia de formação na empresa.
À medida que a tecnologia permeia todas as vertentes dos negócios, o microlearning oferece a resposta ao aumento da complexidade da aquisição de novas skills e conhecimentos. Ao mesmo tempo, é também a tecnologia que permite imiscuir o microlearning na formação dos nossos funcionários.
Mas vamos diretos ao assunto. Um módulo de aprendizagem micro é definido por estas três características principais:
- Um único objetivo. Apresentar um conceito, explorar uma ideia ou mudar um comportamento. Considere, por exemplo, uma formação da equipa de customer success. Os processos devem ser desdobrados ao máximo e cada um deles transforma-se num módulo de microlearning, como o upselling, o momento de pedir indicações (referrals) ou o envio do questionário de satisfação.
- Um único veículo de informação. Qualquer que seja o formato que escolha, um módulo de microlearning deve ser circunscrito a uma atividade, recurso ou formato. Pode ser um jogo, uma discussão, simulação, questionário, um pdf ou um vídeo interativo cujo objetivo. Independentemente do formato, não tente passar a mesma informação por duas vias diferentes.
- Insere-se numa estratégia de aprendizagem mais ampla. Os módulos de microlearning são autossuficientes no seu tema, mas estão inseridos numa estratégia de formação mais ampla. O módulo de higienização das listas de contactos está inserido num módulo de prospeção de leads, o módulo da demonstração de produto virtual está subordinado ao tema dos processos de venda, e por aí em diante.
À partida, o microlearning é ideal para empresas de tecnologia. É recomendado para empresas cujos produtos ou serviços são atualizados com frequência, visto que as equipas de Marketing, Vendas e Customer Success terão de ser treinadas regularmente.
Também faz sentido se está a introduzir novos sistemas ou processos na empresa, como por exemplo uma metodologia de Inside Sales e os seus respetivos processos de venda. Aplique também se está a preparar uma mudança na empresa, como um rebranding, adoção de medidas ecológicas ou novas formas de comunicação interna.
Os especialistas também recomendam usar o microlearning nas equipas com níveis variáveis de competências. Por serem focados e flexíveis, os recursos de microlearning podem ser destacados para membros específicos de forma a suplementar os seus conhecimentos.
Razões para usar microlearning nas empresas de tecnologia
Quer reforçar uma informação, mensagem ou formação
Um módulo de microlearning é muitas vezes usado para reforçar os conhecimentos adquiridos através de formações empresariais mais tradicionais. Como são nuggets de informação didática, podem ser utilizados de forma prática e rápida para aumentar a retenção da informação.
Digamos que faz uma formação completa a uma equipa de Customer Success num determinado mês. No mês seguinte, pode enviar recursos microlearning associados às métricas que ficaram aquém. Com esta espécie de lição just-in-time, pode agir de imediato a um número baixo de recomendações, por exemplo, com um vídeo sobre as estratégias de angariação de clientes a partir de clientes atuais.
Alinhar o Marketing e as Vendas
Por natureza, é a equipa de Marketing que estuda as personas, o mercado, a indústria, a concorrência e faz a produção de conteúdo que gera leads. Por isso são dotados de conhecimento valioso que pode e deve ser partilhado com as Vendas nas ocasiões mais oportunas.
Quantas vezes já viu um comercial a contactar um marketeer a pedir um conteúdo específico para enviar a uma oportunidade de venda? A resposta mais provável é o conteúdo já existir, quer seja um blog, vídeo ou ebook, e as vendas não se aperceberam.
É em situações como estas que o microlearning brilha. Imagine que o marketing produz um vídeo de 2 minutos a explicar as situações em que um determinado conteúdo pode ser utilizado. Desta forma fazem a ponte entre as necessidades dos vendedores e o conteúdo já produzido.
Quer ajudar os seus funcionários no terreno
Como pode garantir um apoio remoto expediente aos vendedores que tem no terreno? Se o comercial não consegue responder a uma pergunta técnica durante uma reunião, por exemplo, o negócio pode cair por terra.
Não quer que o sales rep. perca tempo a ir ao Google ou a uma conversa de email. Com conteúdos microlearning curtos, focados (e, neste caso, adaptados a qualquer dispositivo), os vendedores podem satisfazer os inquéritos do potencial cliente com mais desenvoltura. Estes conteúdos são não só just-in-time, como também just-in-place.
Quer evitar um problema
Os cursos de microlearning podem ser usados proactivamente para evitar défices de desempenho ou outros problemas. Se sabe que há uma percentagem alta de churn ao seu SaaS ao fim de 1 ano, e esta data se aproxima para uma quantidade significativa de contas, pode agendar uma microformação sobre estratégias de retenção de clientes just-in-time.
Com os formatos práticos, nem precisa de interromper o dia normal de trabalho dos funcionários. 5 minutos livres no trânsito ou no almoço serão suficientes para encontrar o material no telemóvel, tablet ou portátil e ficarem a par.
Tem tempo e budget limitados
O microlearning não está pensado para substituir as formações empresariais que precisam de abordar temas complexos de forma detalhada. Mas são uma excelente forma de refrescar a memória e chamar a atenção para pontos chave do seu negócio.
Sabemos a dificuldade que pode ser encontrar 2 horas livres para ver uma série de vídeos, assistir a uma formação ou ler um manual, mas a maior parte das vezes conseguimos encontrar vários momentos ao longo do dia para ver as notificações do telemóvel. O microlearning consegue aproveitar este comportamento universal para transmitir nuggets de informação num espaço curto de tempo.
Criar recursos didáticos expeditos não é necessariamente mais fácil do que cursos completos. Mas são menos demorados, o que acaba por se refletir no custo. Aliás, nada impede a criação destes materiais de forma espontânea, por exemplo numa situação em que o gestor de vendas faz coaching a um novo membro da equipa. Gravar esse momento, nem que com um telemóvel, é suficiente para ficar registado para disseminação em ocasiões oportunas.
Cursos de microlearning são uma ferramenta poderosa na programação de formações de uma empresa tecnológica. Os benefícios para as empresas e para os funcionários multiplicam-se. A curta duração apela aos colaboradores, ajuda-os em situações concretas e treina-os nos pontos chave.
A conveniência é inegável e permite que transmita conhecimentos importantes mesmo nas alturas de mais trabalho. Os materiais práticos e flexíveis podem ser consultados por qualquer elemento em qualquer lugar. As empresas conseguem agir rapidamente para colmatar uma falha, aumentar a produtividade e atingir objetivos estratégicos específicos.
Disponibilizamos o serviço de produção de conteúdos para formar equipas de vendas, marketing e Customer Success em empresas de tecnologia. Contacte-nos para começar a usar o microlearning para complementar as suas formações.