implementar a Assessoria de Imprensa

O que NÃO esquecer ao implementar a Assessoria de Imprensa

A Assessoria de Imprensa é talvez a ação de comunicação mais eficaz para estabelecer o posicionamento desejado na mente dos consumidores e é também uma excelente forma de aumentar a notoriedade da marca. Mas implementar a Assessoria de Imprensa numa empresa de Tecnologias não é só estalar os dedos. O objetivo é estabelecer uma relação mutuamente benéfica com jornalistas e publicações – e isso não se constrói de um dia para o outro. 

Para implementar a Assessoria de Imprensa, deve ter em consideração estes quatro pontos:

  • Planeamento estratégico: conhecer o segmento, abordagem aos média, estabelecer objetivos.
  • Qualificação da equipa e comunicação fluida
  • Otimização de processos
  • Relacionamento com os média

Estas ações são interdependentes e devem ser implementadas em sincronia. Não vale a pena tentar estabelecer um relacionamento com alguns média sem conhecer de antemão  as preferências de consumo do seu target, por exemplo.

Planeamento estratégico

O primeiro passo para implementar a Asessoria de Imprensa é o planeamento estratégico (como em tudo no Marketing!). Esta etapa serve para garantir que a Assessoria de Imprensa está alinhada com os objetivos estratégicos globais da empresa e transmitir a imagem que pretende.  

Vamos dividir o planeamento estratégico em três tópicos: conhecer o segmento, tipos de abordagens e objetivos de comunicação. 

Conhecer o segmento

Parte do trabalho de planeamento estratégico é estudar os hábitos de consumo e as preferências (relativamente aos media) do seu target: que meios de comunicação utilizam, se preferem digital ou papel, conteúdos preferidos, frequência de utilização, localização geográfica, habilitações, etc.

Quem conhece o seu público há muito tempo costuma ter bons palpites relativamente a todos estes ponto, mas não se deixe guiar por “achismos”: convém confirmar as suas suposições através de um questionário digital rápido, por exemplo, ou mesmo informalmente através de contactos telefónicos, ou por email.

Caso contrário, arrisca-se a produzir conteúdos com os formatos errados, na altura errada e a perder tempo a contactar publicações pouco direcionadas.

Abordagem aos média

O passo dois é ponderar os tipos de conteúdo/formatos e nas abordagens. Muitas vezes, pensamos que a Assessoria de Imprensa é sinónimo de press releases, mas há mais abordagens possíveis.

Sim, existem os comunicados de imprensa clássicos sobre novidades pertinentes (veja aqui 5 formatos de conteúdo possíveis). Mas também pode enviar convites para lançamentos de produto, propor uma coluna editorial com artigos de opinião ou disponibilizar-se para entrevistas.

Se sabe que quer trabalhar com revistas da especialidade B2B, é especialmente importante conhecer as preferências editoriais das publicações de modo a criar conteúdos à medida. Este é o ponto de partida para construir uma excelente relação com os média, como vamos ver mais à frente.

Objetivos

Na Assessoria de Imprensa também é importante estabelecer objetivos, as respetivas métricas e métodos de monitorização dos resultados. Assim não só confirma que a equipa executa as ações planeadas, como também testa a solidez do próprio plano estratégico:

Definiu o segmento correto? A assessoria está a contribuir para os objetivos globais de marketing? Os formatos de conteúdo têm sido tão eficazes quanto esperava?, entre outros pontos a testar e melhorar.

Acompanhe os resultados da assessoria através do clipping das publicações, tanto físicas como digitais. Faça a contagem de conteúdos publicados, entrevistas concedidas, backlinks gerados pela assessoria de imprensa, tráfego com origem no material (confirmados através de um campo dos formulários de contacto designado por “Como descobriu a empresa X”), etc.

Qualificação da equipa e comunicação fluida

A assessoria depende de uma boa comunicação interna, assim ao implementar a Assessora de i. Enquanto porta-voz, o assessor tem de ter acesso direto à equipa de Marketing – para antecipar novidades relevantes – e estabelecer uma relação de proximidade com a chefia – no fundo, está a representá-la perante os stakeholders.

O seu desempenho será tanto melhor quanto mais formação tiver. Algumas qualificações importantes são a gestão de reputação e de crise, media relations, media training para porta vozes, estratégia e gestão de comunicação externa, copywriting, eventos, e por aí em diante.

Otimização de processos

Há várias funções que podem ser otimizadas através de tecnologias como ferramentas de gestão de projeto, CMS, agendamento, alojamento em cloud, email marketing ou comunicação interna. Esta otimização vai poupar tempo ao seu assessor de imprensa. 

O assessor tem de lidar com bancos de imagem e vídeo, diretrizes e recursos visuais da marca, fazer o clipping, produzir conteúdo, entrevistar a equipa interna, gerir a relação com os média, organizar a Sala de imprensa no site, etc.

Relacionamento com os média

No Marketing distinguimos entre owned media, paid media e earned media. Por outras palavras, os nossos próprios meios de comunicação, a comunicação paga e a comunicação partilhada – nos nossos canais ou que outros partilham”, respetivamente.

A empresa tem controlo total sobre os dois primeiros. O último fica a cargo da Assessoria de Imprensa e depende de terceiros, pelo que é mais difícil. Por essa razão é que é tão importante falar em estabelecer relações duradouras com os média.

Uma boa Assessoria de Imprensa cria conteúdos que correspondem tanto aos interesses das publicações, como às preocupações da audiência a que quer chegar. Além disso, é importante lançar esses conteúdos com um timing conveniente.

Dessa forma, consegue desenvolver uma relação mutuamente benéfica que lhe dá visibilidade, enquanto as publicações conseguem conteúdos pertinentes e regulares.

Conclusão

Depois da leitura deste artigo, pode acreditar que o melhor para a sua empresa de Tecnologias de Informação é fazer o outsourcing de Assessoria de Imprensa. É uma hipótese prática, flexível e altamente recomendável se não tem tempo a perder ou margens para erro.

Ao contratar especialistas na assessoria de empresas de tecnologia, está a ganhar não só com a sua experiência, mas também a usufruir de relações com os média já estabelecidas. Conheça melhor o nosso serviço de Assessoria de Imprensa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment