desafiosdadigitalização

Os desafios da digitalização nas empresas

Não faz muito tempo que as empresas substituíram as folhas de papel, fotocópia e fax por documentação e processos digitais. A mudança de um mundo analógico para o digital, foi apenas o primeiro passo para uma revolução global. 

A digitalização das empresas permitiu uma mudança na velocidade da realização dos projetos e na capacidade de tomar decisões.  No entanto, este é um processo que ainda está a acontecer e que não é limitado a adoção de novas ferramentas ou mudanças operacionais. A transformação digital vai muito além e exige das pequenas às grandes empresas novos modelos de negócio.  (…)

Artigo publicado originalmente e na íntegra aqui.

O que é a Transformação Digital?

À primeira vista, o termo leva-nos a pensar na adoção de novas ferramentas, sistemas, apps e plataformas que automatizam as operações e serviços das empresas. Porém, achar que a transformação digital se resume apenas a isso, é um dos maiores erros das empresas.

A transformação digital marca uma revolução completa na forma como as organizações estão a usar as tecnologias, as pessoas e os processos em prol dos negócios. Essa mudança não está limitada apenas a uma determinada equipa, mas sim a uma transformação que transcende os cargos  e que tem o consumidor como foco central em todos os processos.  (…)

A Jornada do Cliente

Para iniciar este processo, é fundamental que as empresas levantem a seguinte questão: “Quais são os resultados que desejo entregar para os meus Clientes?” (…)

Transformação para além do pacote

Seja no Marketing, Vendas ou Tecnologia, habituamo-nos a pensar em soluções – no que tange ao digital – que vêm em formas de pacotes, plataformas ou outros modelos que resolvem “todos os problemas em um”. No entanto, a transformação digital está relacionada com a criação de um novo modelo de negócio que usa a tecnologia, mas não se limita apenas a isso(…)

Foco na Liderança Digital

Neste novo modelo, os processos lineares e tradicionais das empresas já não funcionam mais, assim como os antigos modelos de liderança. É preciso estabelecer um novo mindset de liderança, em especial nos departamentos das Tecnologias de Informação que são a grande força motriz da digitalização das empresas. (…)

A cultura da Accountability

O universo dos negócios e do Marketing, incorpora com frequência termos em inglês e Accountability, é um deles. Um dos grandes desafios da digitalização nas empresas, é garantir que todos os profissionais e departamentos tenham as suas responsabilidades, funções e metas bem definidas. Dessa forma, é mais fácil identificar onde estão os pontos de melhoria nos diferentes processos. (…)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment