Como otimizar a conversão (CRO) de uma página
Imagine que o departamento de marketing da sua empresa de TI criou uma landing page no website destinada a angariar leads, mas os resultados estão aquém do esperado. O número de visitantes é elevado, mas a taxa de conversões é baixa, ou seja, poucos convertem em leads. O desafio que se coloca é “Como reverter esta situação e melhorar o número de conversões?”.
O que é Conversão?
Antes de mais, é importante perceber o que é uma conversão. Suponha que a sua empresa pretende atrair um determinado visitante e encaminhá-lo de forma a que este cumpra um determinado objetivo. Entre os possíveis objetivos pode estar o preenchimento de um formulário para obter um eBook ou subscrever a newsletter mensal. Um objetivo cumprido, significa uma conversão.
Para ter sucesso nas conversões é essencial que defina quais são as conversões mais importantes para o seu negócio e que mais impactam nas buyer personas. A partir daí, existem algumas boas práticas para garantir um bom CRO, ou seja, uma boa otimização da conversão da sua página.
Dicas para otimizar o CRO da sua página
1. Compare o histórico de campanhas anteriores, este é um bom ponto de partida para um processo de otimização. Utilize a informação e aproveite o conhecimento que já tem de campanhas anteriores (o que correu bem e o que não funcionou). Algumas boas dicas para otimizar a CRO é manter uma boa coerência entre design e conteúdo e, no caso de uma campanha de Google Adwords, garantir que o texto do anúncio vai de encontro à página de destino (landing page).
2. Defina muito bem as personas e faça o mapeamento da jornada de compra. Nunca se esqueça que o conteúdo vai ser consumido por alguém e conhecer bem esse “alguém” é fundamental. É por isso que numa estratégia de Marketing de Conteúdo é essencial definir as buyer personas e entender a sua jornada de compra, de forma a fornecer conteúdo ideal no momento certo. E ao oferecer um melhor conteúdo a CRO irá, obviamente, melhorar.
3. Crie páginas extraordinárias! Não se limite a ser bom, desenvolva conteúdo que seja claro, conciso, objetivo e memorável para as suas personas. Pretende que o visitante clique num determinado botão? Isso é o seu CTA (call-to-action). Faça-o destacar-se utilizando contrastes de cores, por exemplo. Adicione formulários, sempre que o objetivo for gerar leads.
4. Teste, teste, teste e depois otimize! Realize testes A/B para perceber os que têm maior recetividade por parte do público e otimize no sentido de responder, cada vez melhor, àquilo que os seus potenciais clientes estão à procura. Para isso, crie duas versões da página que você tem no seu site: a original e uma outra. Teste a página original em 50% dos visitantes e a outra versão para os outros 50%. A análise é feita com base na taxa de conversão das duas páginas. Dessa forma, terá dados concretos que lhe indicam qual a mais eficiente.
5. Não se esqueça, a análise de campanhas é um processo contínuo. Para desenvolver uma estratégia de CRO que seja eficaz,, é fundamental uma análise constante das campanhas. Tenha em conta que as variáveis do mercado mudam muito rapidamente e que as suas decisões devem de ser baseadas em dados concretos. Utilize ferramentas de análise de métricas como números de acessos, visitas, taxas de rejeição e origens do tráfego. E, mais importante que tudo, ouça os potenciais compradores. Utilize a sua base de leads para fazer entrevistas por email ou criar um questionário de forma a captar opiniões sobre o seu negócio, serviço, produto ou site.
6. Histórico e experiências acumuladas servem de ponto de partida para melhores resultados futuros. Criando-se um processo de otimização permanente, passa a existir um repositório de conhecimento valioso, que deve ser utilizado sempre que há necessidade de iniciar uma nova campanha. Consegue-se uma otimização de tempo e de recursos e os resultados de cada nova campanha serão melhores já que não necessidade de começar tudo do zero. E, por fim, conseguimos melhorar continuamente a experiência do cliente.
A OUTMarketing tem uma vasta experiência na otimização de páginas. Podemos ajudar a sua empresa a aumentar as suas taxas de conversão. Precisa de ajuda? Entre em contato connosco!