Plano Estratégico de Marketing em 5 passos [+eBook]
Hoje falamos-lhe do Plano Estratégico de Marketing. E atenção, não precisa de ser um documento com 50 páginas que ninguém vai ler e que fica depois escondido nos recônditos do computador. O importante é ter o “sumo” que interessa, ser um doc vivo e continuamente consultado/atualizado como base de todas as iniciativas, e facilmente acessível a partir de qualquer lugar.
Dizem que a pressa é inimiga da perfeição. É irreal imaginar alcançar o sucesso em mercados cada vez mais competitivos, sem planear de maneira organizada e bem estruturada o que se pretende em dado período. Nas empresas de Tecnologia é a falta de um planeamento estratégico que põe todo um ano de trabalho em risco. Não é isso que quer, certo? Então, vá buscar o bloco de notas, a chávena de café e arregace as mangas.
Plano Estratégico de Marketing
1. Âmbito e Diagnóstico Estratégico
É importante planear todas as vertentes de uma empresa e o marketing não é exceção. Qual será a abrangência e o âmbito do Plano Estratégico de Marketing? Definir o produto/serviço, a marca ou a empresa, o seu Why, How e What, é o primeiro passo a dar. Os stakeholders a envolver e a concorrência a analisar não devem ficar de fora!
O diagnóstico estratégico que se segue é difícil e trabalhoso. Todavia, é importante para perceber o contexto em que a empresa se encontra e tomar decisões. Aqui é a fase em que se vai centrar na Análise SWOT, a PESTE e auditoria pormenorizada ao departamento de marketing. Não se preocupe, está tudo detalhado no eBook Construir um Plano Estratégico de Marketing em 5 passos.
2. Definição dos Objetivos e KPIs
Os objetivos de Marketing devem contribuir para os objetivos corporativos. Não faz sentido criar objetivos isolados, sem ter em consideração o contexto da empresa e as metas para esse ano.
Por outro lado, lembre-se que os objetivos de Marketing merecem destaque por não poderem ser meramente qualitativos. Não é suficiente declarar um objetivo genérico como “aumentar as visitas ao website”, por exemplo. Pelo contrário, os objetivos de Marketing que se pretende são os SMART: concretos, mensuráveis, atingíveis, realistas e definidos no tempo. Assim, deve ter como objetivo “aumentar as visitas ao site através das redes sociais em X%”
Ao mesmo tempo que se definem os objetivos, também se devem estipular os indicadores-chave de desempenho, ou KPIs. Estes, caracterizam-se por serem métricas que vão avaliar o desempenho e o progresso até aos objetivos.
3. Estratégia de Marketing (Inbound e Outbound Marketing)
No momento de definir a estratégia de Marketing para alcançar os seus objetivos, há duas grandes vertentes a considerar: o Inbound e o Outbound Marketing. São duas metodologias diferentes, que exploramos em mais detalhe no ebook – ora veja aqui – e em vários artigos deste blog – aqui, aqui e aqui. Por essa razão, não nos vamos alongar muito neste momento. O Inbound e Outbound são complementares entre si e deverá fazer um esforço para combinar ambos para garantir melhores resultados na sua empresa de Tecnologia.
4. Plano Tático de Ações de Marketing e Operacionalização
É hora de iniciar o plano de ações e operacionalização, que são as táticas e iniciativas concretas que compõem o plano estratégico. Independentemente das ações de Inbound ou de Outbound, há um elemento que não deve faltar (e por onde deve começar!): as buyer personas.
Ao definir as suas buyer personas, passa a conhecer o seu perfil, as suas preferências e desafios. Isto inclui os canais de comunicação que privilegiam, os temas que lhes interessam, quem são, o que fazem, que problemas e ambições têm (…). Em suma, pistas sobre as melhores formas de atrair, acrescentar valor e persuadir os potenciais clientes.
Ao estabelecer as suas personas, pode avançar para definir outros elementos operacionais, como o calendário de ações, o orçamento e os responsáveis. Lembre-se de que nesta fase vai planear todas as ações online e offline, assim como os canais de comunicação, para impactar as suas personas. Todas as ações devem estar calendarizadas e planeadas, de forma a não escapar nada e avançar em direção aos cumprimento dos seus objetivos.
5. Análise e Medição
Uma das vantagens do Inbound Marketing é analisar e medir resultados em tempo real, podendo suspender ações, ajustar ou redobrar esforços logo que necessário. Não é uma tarefa simples, principalmente se não tiver um stack de ferramentas de marketing adequado. Felizmente, pode optar por soluções all-in-one como o RD Station: que reúne diferentes recursos numa única plataforma e permitem gerir os resultados dos vários canais.
Razões para fazer um Plano Estratégico de Marketing:
Conforme as novas tecnologias se tornam cada vez mais comuns nas organizações e na sociedade, mudanças profundas estão a modificar o cenário do mercado. Desta forma, alteram o modo de competir ou de conduzir os negócios e afetam até mesmo a performance das marcas nos diferentes segmentos.
O Plano Estratégico de Marketing dá um norte à organização, ajuda a gestão a orientar a equipa e a medir o sucesso, e integra todos num esforço comum. Este é igualmente importante para minimizar as possibilidades de eventuais erros e maximizar a probabilidade de ações de sucesso junto do seu público-alvo e em comparação com a concorrência.
A falta de planeamento tem efeitos indesejados que muitas empresas já devem conhecer, o pior dos quais prende-se com o desperdício de recursos. Planear e ponderar antecipadamente todas as iniciativas resulta num melhor racionamento do orçamento, do tempo e das pessoas.
Conclusão
Mais do que pensar nos diagnósticos, análises, estratégias, ações e medições em separado, um Plano Estratégico de Marketing serve para alinhar os esforços à volta de objetivos comuns. No final do dia contribuirá para o aumento da autoridade, notoriedade e, claro, negócio.
Todas as peças do puzzle são essenciais, mas, infelizmente, é muito habitual ver CEOs ou gestores de Marketing a deixar os KPIs para segundo plano. De todos os erros que podem cometer, este é dos mais graves. Não tem de ser assim: acima tem um plano de marketing em 5 passos, se mesmo assim tiver dúvidas, a Consultoria de Marketing pode ser a solução.